Trecho do texto publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, onde faço uma colaboração mensal como colunista de Abu Dhabi.

***

Os Emirados Árabes, e a região do Oriente Médio, como um todo, ainda estão cercados de mitos e más interpretações sobre a sua cultura e como é morar aqui. É de se compreender, já que a cultura árabe (a de verdade, que vai além do quibe e da esfirra) e a religião muçulmana são pouco difundidas pelo Brasil. O que chega para a maioria dos brasileiros são as notícias, quase sempre trágicas, ou as fantasiosas novelas passadas pela TV.

Com sorte, podemos ter acesso a outros meios de comunicação, mais ágeis e também realistas, que nos contam como é morar em lugares mais distantes do mundo. Aqui no Brasileiras pelo Mundo, por exemplo, você encontra centenas de textos sobre lugares que nunca sequer pensou que haveria uma brasileira morando!

Como parte da comunidade brasileira que mora em Abu Dhabi (e não Dubai, vale lembrar nesse texto), também sempre ouço questionamentos sobre aspectos de se morar aqui e que, nesse caso, não passam de um grande mito. Escolhi 5 deles para falar melhor para vocês e espero, com isso, ajudá-los a compreender melhor esse cantinho do mundo que tenho chamado de lar por quase três anos.

Fonte: Unsplash

Mitos sobre morar em Abu Dhabi

1 – Vestimentas

O que iremos vestir quando formos morar em Abu Dhabi, ou mesmo passear, é uma dúvida que passou pela cabeça de toda expatriada! Como fazer a mala ou preparar a mudança de um lugar que faz sensação térmica de 60 graus no verão, mas que é também conservador e possui código de vestimenta? Bom, hoje, morando aqui, posso dizer que sim, você precisará fazer modificações, mas não é nada muito absurdo. Muito do que se lê na internet é mito, exagero, informação errada. Vou tentar esclarecer melhor.

[…]

2 – Religião

É mito também as pessoas acharem que, por estarem se mudando para um país muçulmano (ou mesmo vindo à passeio, já recebi e-mail questionando isso), sofrerão perseguição por sua religião e não poderão praticá-la. Não caiam nessa. Já falei nesse artigo sobre ser cristã em Abu Dhabi que os Emirados Árabes se orgulham de serem um país, considerando a região e religião, tolerante com outras religiões, especialmente o Cristianismo. Há igrejas católicas e protestantes em Abu Dhabi e Dubai. Grupos espíritas também.

Você pode trazer na mala ou na mudança, sem qualquer problema, livros religiosos, imagens e terços. A única ressalva para essa liberdade religiosa que temos aqui é que ela não vá contra o Islã, ou seja, não pode trazer material que ofenda a religião oficial do país e nem ser proselitista.

[…]

***

Quer ler mais? Então clique aqui e veja o conteúdo completo no site Brasileiras pelo Mundo!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress