O tema do 8 em 8 desse mês foi Arte de Rua. Quem sugeriu fui eu, mas quem se lascou também fui eu! Haha. Isso porque não existe arte de rua em Abu Dhabi, ou pelo menos eu nunca vi! Então, tive que revirar fotos de outras viagens para completar a missão deste mês e, claro, mostrar a vocês mais um pouquinho das coisas lindas e loucas que vemos por aí quando viajamos! E como esse é um projeto de 8 blogs, veja também o que as meninas fizeram para este tema:

Qualquer Latitude por Yasmin Graeml

Quarto de Viagem por  Flávia Donohoe

Gabi na Janela por Gabi Reynolds

Foca no Glitter por Paula Reggiori

Why not por Nicole

Desenrola Gabriola por  Polyana Pinheiro

Roteirando por Paula Abud

Como eu não sou uma pessoa super fã de arte de rua, não tenho muitos registros nos meus arquivos de viagem. De vez em quando, quando me chama muuuito a atenção, eu tiro a foto. Nem sempre, porém, é de “arte”, como pinturas ou grafites. Pode ser de qualquer coisa: algo escrito em um muro, um desenho peculiar e por aí vai. Afinal, …

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.”

Sendo assim, reservo-me no direito de considerar arte aquilo que me provocou um sentimento, e aqui compartilho alguns desses sentimentos com vocês!

***

Pintura muy loca no prédio em Santander, Espanha

Estávamos passeando por Santander, de carro, quando vi essa pintura que chamou muito a minha atenção. Gostei da composição das cores e do desenho, perturbador, intrigante, belo. Gostei! E, do carro mesmo, enquanto esperávamos o sinal abrir, fiz o registro.

arte de rua santander espanha

Arte de rua em Santander, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

Painel fofo de um restaurante em Haarlem, Holanda

Haarlem é uma cidade fofinha perto de Amsterdam. Assim como no restante da Holanda, para onde se olha há detalhes encantadores. Na foto, o painel do restaurante que ficava perto do nosso hotel. E é claro que tinha que ter uma bicicleta para compôr a foto!

restaurante haarlem holanda

Arte de rua em Haarlem, Holanda. Foto: arquivo pessoal

***

Depois de algumas taças de vinho italiano, você passa a interagir com as pinturas nas ruas de Roma

Eu realmente não dou a mínima para pichações, digo, elas não me atraem, não me sensibilizam. Mas desenhos que são bem feitos chamam muito a minha atenção. Aqui, uma representação de nudez feminina no centro de Roma.

arte de rua roma

Arte de rua em Roma, Itália. Foto: arquivo pessoal

***

Em Nova York, você para na esquina para olhar antes de atravessar e dá de cara com isso! Ok, né?…

Despretensioso, direto ao ponto. Adorei como a mensagem é lida de cima para baixo, com uma linha para cada palavra, te fazendo degustar cada uma antes de chegar na palavra final, que completa todo o sentido dessa frase. Achei forte, passional, inspiradora.

arte de rua nova iorque

Nova Iorque, EUA. Foto: arquivo pessoal

***

Mural de Sandy Row em Belfast, Irlanda do Norte

Retrato do icônico mural de Sandy Row, em Belfast, tirado em 2008. O mural representa os “Ulster Freedom Fighters”, os UFF, grupo que matou mais de 250 pessoas (em sua maioria católicos) durante o Troubles, conflitos entre protestantes e católicos entre 1969 e 2001. Desde 2012, esse mural foi substituído, leia mais aqui.

mural belfast irlanda do norte

Arte de rua em Belfast, Irlanda do Norte. Foto: arquivo pessoal

***

Pintura feminista na Ladeira do Lavra, Lisboa, Portugal

Eu contei dessa rua e da nossa experiência em Lisboa aqui neste post. Quando estava descendo a ladeira, vi essa pintura e gostei muito e, claro, fiz marido tirar uma foto minha junto a ela.

arte de rua lisboa

Arte de rua em Lisboa, Portugal. Foto: arquivo pessoal

***

Pinturas de animais no JBR, Dubai

Essa girafa simpática está no JBR (Jumeirah Beach Residence), em Dubai. Ela não é a única pintura belíssima do lugar: em cada entrada de área residencial há uma mais legal que a outra.

pinturas em dubai

Dubai, Emirados Árabes Unidos. Foto: arquivo pessoal

***

Em Abu Dhabi tem grafite? Tem. Assim:

É desse jeito que é liberado o grafite em Abu Dhabi, em painéis de madeira, móveis, com segurança de olho. Essa foto foi tirada em fev/17, no evento da Red Bull Air Race.

grafite em abu dhabi

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Foto: arquivo pessoal

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Renata Suzart março 13, 2017

    Eu adooooro essas artes! Tanto frases quanto imagens! Pra mim, quanto mais colorido, mais lindo fica um muro! :))

    • Pollyane
      Pollyane março 15, 2017

      Verdade, Suzart! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Beijo!!

  • […] Yasmin Graelm – Qualquer Latitude  ◊ Pollyane Martins – Diário de Polly ◊ […]

  • Gabi março 8, 2017

    Poli, achei suas fotos super legais. Adorei sua perspectiva pra coisa. Minha favorita foi a frase na esquina de NYC, justamente porque adoro arte menos óbvia – essas puras manifestações que despertam sentimentos.

    • Pollyane
      Pollyane março 15, 2017

      Super interessante, né Gabi? Também gosto das coisas inusitadas 🙂 Beijo grande.