O tema do 8 on 8 deste mês foi sugestão minha: As quatro estações! Inspirada, talvez, pela minha estação favorita, o outono, e depois de uma linda viagem por Bucareste entre folhas de cores quentes, sugeri às meninas que abordássemos o tema, super democrático para qualquer pessoa e blog, certo?

Pois bem, o meu subtema dessa vez será a Espanha, porque foi um país que eu tive o prazer de ter conhecido todas as 4 estações nas minhas inúmeras visitas e durante o tempo que  morei lá. A saudade é imensa e, confesso, vai ser difícil fazer esse post sem deixar que a melancolia tome conta. O que eu decidi fazer é colocar 2 fotos por estação, vamos lá!

Ah, antes disso, não deixem de ver os outros blogs que participaram este mês:

Família Viagem por Simone Hara

Fui ser Viajante por Klecia Cassemiro

Mulher Casada Viaja por Marcia

O Mundo e Minhas Voltas por Livia Zanon

Quarto de Viagem por Flávia Donohoe

Turistando.in por Juliana Moreti

***

PRIMAVERA

Parque Guell, Barcelona

Conheci Barcelona no mês de maio, primavera. Fizemos uma deliciosa viagem de carro de Madrid para lá e considerei o clima maravilhoso para visitar a cidade! Nesta estação, o clima ainda está ameno, o que é ótimo para explorar a parte histórica e cultura da cidade  (como o Parque Guell da foto abaixo) e também aproveitar as praias. Outra vantagem de visitar Barcelona em maio é que ainda não é alta estação, então a cidade não estava abarrotada de turistas, como costuma acontecer no verão. Já se resolver visitar a cidade no inverno, não conseguirá aproveitar as praias, o que eu acho um desperdício… Que tal, nesse caso, ir para Andorra, que é logo ali do lado?

parque guell barcelona

Primavera no Parque Guell, Barcelona, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

Rosaleda del Parque del Oeste, Madrid

Madrid é uma cidade quente com clima extremamente seco. A primavera já é bem quente quando comparada a outras cidades de outros países da Europa. Se estiver por lá nessa época, aproveite para visitar os jardins! Nessa foto, também em maio, fomos visitar a Rosaleda de Madrid, um lindo jardim de flores situado no Parque del Oeste, em Argüelles. Vou confessar, nesse dia fazia um calor absurdo! Mas o lugar é realmente muito bonito e maior é a melhor época para visitá-lo, já que, apesar de ficar aberto o ano inteiro, só nesse mês podemos ver o “Concurso Internacional de Rosas Nuevas de la villa de Madrid”, onde a cada ano uma variedade de rosas é escolhida para fazer parte da coleção permanente do jardim. Ao fundo da foto abaixo é possível ver a saída das cabines do teleférico, que vão diretamente para a “Casa de Campo”, a maior área verde da cidade. Vale a pena combinar o passeio da Rosaleda com o passeio do teleférico e, claro, o Templo de Debot e a Plaza de Spaña, que estão logo ali do lado.

rosaleda parque del oeste madrid espanha

Rosaleda de Madrid, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

VERÃO

Santillana del Mar, Cantábria

É justamente no verão que a Espanha recebe a maioria de seus turistas. Fato mais que justificado, já que o país tem praias e ilhas incríveis, cheias de belezas naturais e vida noturna agitada. Enquanto morávamos lá, fizemos várias viagens de carro e uma delas foi para o norte: Burgos, Santander, Bilbao e as cidades do entorno. Enquanto Madrid pegava fogo e esturricava de secura em agosto, fomos na direção do clima mais ameno. Foi uma viagem super gostosa, onde tivemos a chance de explorar lugares que estão fora do circuito normal dos turistas. Na foto abaixo, por exemplo, a pequena cidade de Santillana del Mar, que fica bem pertinho das Cavernas da Altamira, um dos principais sítios arqueológicos do mundo! Há muito o que se explorar na região e eu super recomendo que você também faça uma road trip por lá. A melhor estação? Verão! Já que não será tão quente – e cheio – quanto as outras regiões do país! Só se prepare para a água gelada do Golfo de Biscaia…

santillana del mar pueblo espanha

Santillana del Mar, Cantabria, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

Madrid

Julho e agosto, na minha opinião, eram os meses mais sofridos em Madrid. O verão na capital espanhola é castigante, com temperaturas que ultrapassam frequentemente os 40 ºC e o tempo seco que é demais. É até comum que, inclusive, os madrilenhos tirem férias nesse período e viajem para outras regiões do país, por isso, se estiver em Madrid em agosto, verá dezenas de avisos nas portas dos comércios: estamos de vacaciones hasta XX. Eu entendo. Por isso, se tem uma viagem programada para Madrid no verão, se prepare, e coloque muitos shorts, regatas e chapéus na mala! Na foto abaixo, um dia normal em que saíamos para algum bar ao ar livre de Madrid, com o cachorro na bolsa para não queimar a patinha, e uma roupa fresquinha para dar conta do calor. Ai, saudade…

verão em madrid agosto

Madrid, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

OUTONO

Valle de los Caídos, San Lorenzo de El Escorial

Eu adorava ir ao Valle de los Caídos! E isso é muito controverso. O local, também chamado de Abadia da Santa Cruz do Vale dos Caídos, se trata de monumento espanhol, construído entre 1940 e 1958, a mando de Fernando Franco, o ditador espanhol. O memorial franquista gera muita controvérsia entre os espanhóis, já que sua construção se deve a um governo fascista e, no local, estão enterradas mais de 33 mil combatentes da Guerra Civil do país, inclusive o próprio Franco, que não foi combatente mas está lá. Eu não comungo das ideias do Fascismo ou qualquer governo ditatorial, mas consigo extrair a beleza do lugar e a importância que carrega, com tantos corpos que lá repousam. Se você também acha que consegue separar as coisas, vale demais a visita! O memorial fica no alto de um morro e de lá se tem uma vista belíssima da natureza em volta, o que faz do outono uma excelente época para visitar se você também ama contemplar a transição das cores das folhas. Aproveite e combine a visita com o El Escorial, localizado na mesma cidade.

valle de los caídos madrid monumento

Jardim do Valle de Los Caídos, San Lorenzo de El Escorial, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

Parque de El Retiro, Madrid

O Retiro é o maior parque de Madrid e certamente o mais visitado também. Ele fica em uma região cheia de atrações turísticas da cidade e, mesmo que você nem tenha programado a visita a ele, certamente se perceberá em frente a um dos seus portões eventualmente. Eu poderia te dar dezenas de motivos para visitar o Retiro, mas apenas essa foto fofa abaixo, da nossa estrelinha Dexter curtindo o outono no parque, acho que já é suficiente! O parque de El Retiro é enorme e super frequentado pelos moradores também, que aproveitam os seus jardins para descansar, fazer piquenique, curtir a família, os amigos, o cachorro… É um lugar super familiar e ao mesmo tempo um excelente ponto de encontro. Em sua visita, seja no outono ou qualquer outra estação (ele é lindo o ano inteiro), não deixe de visitar o lago com os pedalinhos em frente ao monumento a Alfonso XII, o Palácio de Cristal e a estátua do anjo caído, a única do mundo.

parque el retiro madrid outono

Parque El Retiro, Madrid, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

INVERNO

Ávila

Ávila é uma das cidades próximas a Madrid que vale super a pena ser incluída em seu roteiro de viagem. Na foto abaixo, no “Mirador Ávila”, ao lado do monumento “Cuatro Postes”, pode-se observar que se trata de uma cidade medieval, que ainda conserva boa parte de suas muralhas. É realmente uma viagem no tempo! Além de ser uma cidade medieval fofa, há uma grande e importante história que aconteceu lá: Santa Teresa de Ávila, co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, nasceu na região, se tornou freira e viveu em Ávila durante um tempo de sua vida. É possível visitar os principais pontos turísticos da cidade em 1 dia. Se quiser combinar outro passeio, sugiro Segóvia, outra cidade super interessante da região. Ávila, apesar da proximidade de Madrid, é uma cidade mais fria e, durante o inverno, pode até ser que neve. Eu fui nessa estação e amei! Se você tiver sorte, pode até ver essa paisagem coberta de neve, deve ser fantástico, não é?

ávila espanha cidade medieval

Ávila, Castela e Leão, Espanha. Foto: arquivo pessoal

***

Sierra Nevada, Granada

E por falar em inverno e neve, se você está se perguntando se na Espanha tem montanhas de neve e estação de ski, a resposta é sim! E uma das mais famosas está no Parque Nacional de La Sierra Nevada, em Granada, onde também se localiza o ponto mais alto da península ibérica. Se você está viajando para a Espanha no inverno, a recomendação que eu te dou é justamente fazer um roteiro por essa região do país, incluindo Granada e outras cidades da região de Andaluzia. Durante o inverno, essa região é absurdamente quente, mas no inverno é agradável (mais frio, obviamente, em Granada e na Sierra Nevada, mas tranquilo nas demais cidades). Há várias opções de roteiros pela região, mas o que não pode ficar de fora é Granada, Córdoba e Sevilha. Eu te garanto que será uma viagem inesquecível!

sierra nevada granada espanha

Sierra Nevada, Granada. Foto: arquivo pessoal

Outros artigos da Espanha

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] Diário de Polly […]

  • Klecia novembro 10, 2017

    Que viagem gostosa, Polly! Adorei sua seleção de fotos, e ver a Espanha ao longo do ano, com cenários tão diferentes mais igualmente bonitos. Não conheço o país ainda, mas a vontade só aumenta – e tenho que confessar que, pelas suas fotos, acho que o outono vai ser a estação que vou escolher para conhecer o país! 🙂

    • Pollyane
      Pollyane novembro 10, 2017

      Ahh, sou mega suspeita, pq amo a Espanha e o outono, mas realmente essa é a melhor estação para viajar para lá! Espero que goste tanto quanto eu! Beijo grande e obrigada pelo comentário.

  • Juliana Moreti novembro 9, 2017

    Tenho carimbo de Madrid em meu passaporte, mas nunca pisei na Espanha!
    rs
    Aliàs, fico triste em não ter conhecido as 4 estações em um mesmo paìs que não fosse o Brasil, mas espero conseguir isso na Alemanha e na Itàlia (paìses que passei mais tempo).
    Muito boa tua seleção e tuas fotos!
    😉

    • Pollyane
      Pollyane novembro 10, 2017

      Acho que as quatro estações nesses dois países também deve ser incrível, Juliana! E espero que vc possa “pisar” e desbravar a Espanha o quanto antes 😀 Beijo grande e obrigada pelo comentário.

  • Marly novembro 8, 2017

    Muito Bom! Adorei seu post! Saudades…