Meses atrás, me rendi ao saudosismo da viagem que fiz à Bósnia & Herzegovina em janeiro de 2012. Contei um pouco para vocês o que me levou a conhecer esse pequeno país do leste europeu, como foi conhecer a neve e já passar por uma nevasca, dicas de hospedagem e muito mais. Com o inverno chegando novamente, voltei a lembrar dessa viagem e aproveitei o tema do 8 on 8 deste mês, que é Beleza, para mostrar a vocês 8 fotos com esses tema: beleza e inverno na Bósnia. São fotos aleatórias e, por isso, vou contar a história por trás de cada uma, o que pode complementar suas informações ao programar uma viagem para lá.

Não deixe também de conferir os outros blogs participantes do projeto e ver quais foram as abordagens que elas escolheram para esse tema, que é tão amplo:

Fui ser Viajante por Klecia Cassemiro

Mulher Casada Viaja por Marcia

Quarto de Viagem por Flávia Donohoe

Turistando.in por Juliana Moreti

***

inverno sarajevo bósnia

Sarajevo, Bósnia & Herzegovina. Foto: arquivo pessoal

Tirei essa foto da janela do shopping Alta, que ficava na esquina da nossa “casinha” por lá e onde íamos quase que diariamente. Estávamos tomando um chocolate quente, depois de um dia gelado pelas ruas de Sarajevo. Era final de semana, as ruas estavam vazias de carros, mas cheias de pessoas caminhando, passeando. Eu tinha chegado no país na véspera e ainda estava encantada com os telhados cobertos de neve. Sarajevo fica em um vale, então essa paisagem de morros e montanhas no entorno, algumas povoadas, é bem comum. E linda, né? Especialmente com essa luz do fim do dia.

***

beleza inverno sarajevo jogos olímpicos esporte

Pista de salto de esqui em Sarajevo. Foto: arquivo pessoal

Além da beleza óbvia das montanhas geladas e da infinidade de pinheiros que parecem ter saído de um filme da Disney, o que também é belo e interessante nessa foto é essa pista de salto de esqui. Sarajevo foi palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984 e, acreditem, até hoje o orgulho deles de terem sediado um evento desse porte é imenso! Em qualquer loja de souvenir que entrávamos, víamos dezenas de referências de “Sarajevo 84” e do Vucko, o lobo que foi escolhido como mascote. Me informaram que essa pista não era mais utilizada (pelo menos em 2012) e que há muitos outros lugares que sediaram a competição abandonados, se tornando uma atração turística à parte, destinada àqueles (como eu, confesso) que adoram um lugar abandonado e misterioso. Anotem essa dica!

***

boneco de neve sarajevo inverno na bósnia

Boneco de neve em Sarajevo. Foto: arquivo pessoal

Encontramos esse simpático boneco de neve nas ruas da “Old Town” de Sarajevo. Observa-se pelos grandiosos montes de neve que a nevasca tinha acabado, mas deixado uma quantidade imensa de neve nas ruas, o que pode causar muito transtorno. Se olharem bem, o boneco tem um papel preso a ele, que eu não faço ideia do que significa (alguém aí sabe ler bósnio?), mas suponho que seja pedindo alguma contribuição – olhem também a caixa de papelão vazia no chão – pelo trabalho que alguém teve de limpar a calçada. E o que é belo nisso tudo? É que eu vi, por várias vezes enquanto estava lá, o trabalho, principalmente de homens, de limpar as ruas e calçadas dos montes de neve e gelo. Parecia ser um trabalho lazarento: pesado e no frio, mas absolutamente necessário para manter um mínimo de ordem na cidade. Nossa gratidão.

***

montanha de neve sarajevo trekking inverno

Montanha de neve no entorno de Sarajevo. Foto: arquivo pessoal

Essa é a minha foto favorita de toda a viagem de inverno na Bósnia! Acho de uma beleza quase indizível essa paisagem branca, gelada, misteriosa, pacífica. Tirei essa foto em um passeio que fizemos às montanhas no entorno de Sarajevo. Éramos um grupo grande e muito animado, em todos os aspectos (falou a pessoa que ficou esbaforida a caminhada inteira). Para chegar lá no alto da montanha, fomos caminhando com a neve pela altura do joelho e, embora o branco predominasse a paisagem o tempo todo, víamos “quadros” absolutamente fantásticos, em uma linda composição de neve, árvores e um céu azul. Nesse dia, por uma sorte/exceção, fez sol, o que fez do passeio ainda mais agradável. Se for à Sarajevo no inverno, também recomendo fazer uma trilha pelas montanhas, tenho certeza que irá adorar!

***

ponte sobre o rio drina visegrad bósnia

Ponte sobre o Rio Drina, em Visegrad, Bósnia. Foto: arquivo pessoal

Essa é a famosa ponte sobre o Rio Drina, em Višegrad, cidade bósnia perto da fronteira com a Sérvia. Embora a beleza do lugar já seja um motivo próprio para a fama, o real motivo que faz a cidade, mais especificamente da Ponte Sobre o Drina, ser famosa é o livro de mesmo nome, publicado em 1945, do autor Ivo Andric, ganhador do Nobel de Literatura em 1961. Višegrad (o š tem som de ch) fica a aproximadamente 113 km de Sarajevo e é possível fazer um bate-volta à cidade partindo da capital. No caminho, belíssimas paisagens de montanhas e rios de um verde esmeralda de ficar boquiaberto. Mesmo no auge do inverno na Bósnia, com neve, a viagem foi linda e agradável. No verão, então, quando os rios estão mais cheios, parece ser deslumbrante. Vale muito a pena passear pelo interior do país e incluir Višegrad em seu roteiro.

***

inverno na bósnia neve estrada

Paisagem de inverno na Bósnia. Foto: arquivo pessoal

Ta aí mais um motivo para você pegar o carro e passear pelo interior da Bósnia no inverno. Paisagens como essa acima, de morros cobertos de neve com construções “perdidas” em meio a tanto branco. Não parece cena de filme essa igreja no topo da colina gelada? Eu acho muito, muito lindo.

***

vrelo bosne sarajevo winter inverno na bónia

Parque Vrelo Bosne, em Sarajevo. Foto: arquivo pessoal

Pode um parque ficar bonito mesmo coberto de neve? Claro! Especialmente se você acrescenta uns cisnes no lago, onde a natureza parece ter estabelecido essa paleta de cores marrom + branco. Esse parque da foto é o Vrelo Bosne, que fica na periferia de Sarajevo, mas cuja visita vale muito a pena! No inverno estava lindo, vazio e muito gelado, claro, mas no verão parece ser mágico. Vale a pena combinar a visita com o Ilidza Thermal Riviera, um parque aquático que tem várias piscinas cobertas e externas. Quando fomos, durante a nevasca, as termas só funcionavam na parte coberta, óbvio, e foi muito interessante e delicioso poder tomar banhos quentinhos e ver pelo vidro os montes de neve lá fora. No verão, deve ser divertido aproveitar as piscinas e toboáguas da área externa.

***

senha bósnia túnel sarajevo guerra

Senhora bósnia no Túnel de Sarajevo. Foto: arquivo pessoal

Por fim, o retrato de uma senhora bósnia, que encontramos na casa que abriga o Túnel de Sarajevo, lugar que possibilitou que a cidade resistisse durante o cerco na guerra com a Sérvia. Por esse túnel, a cidade recebia armamentos, mantimentos e pessoas chegavam e saíam. Ainda é possível visitar o local do túnel, caminhar por uma pequena parte dele e ver o museu que conta a história de horror que aconteceu no país durante os 4 anos de conflito. Eu sei, não há beleza na guerra, mas o sorriso dessa senhora era absolutamente encantador. No vídeo que vimos no museu, ela aparece, na época do conflito, ajudando a carregar mantimentos que chegavam pelo túnel. Ela perdeu o marido e 1 filho na guerra. A gente só sentia vontade de abraçá-la e ficar ali, olhando para ela e aprendendo tanto sobre a vida. Uma lição, sem dúvidas.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Flávia Donohoe janeiro 11, 2018

    Estou pensando em visitar os balcãs esse ano e queria muito incluir a Bósnia, já li e ouvi tanta coisa surpreendente, aliás vários dos lugares que você visitou eu estou louca pra conhecer como a Georgia e o Azerbaidjão, vou seguir todas as suas dicas Polly, beijos.

  • […] Turistando.in – Juliana e Thiago   ◊ Pollyane Martins – Diário de Polly […]

  • Juliana Torres Moreti dezembro 20, 2017

    Eu também gostei bastante da tua foto “Montanha de neve no entorno de Sarajevo”. Qualquer paisagem com neve, montanhas e céu azul tem de tudo para dar muito certo!
    Eu não leio bòsnio e na verdade não consegui ler direito o que estava escrito, mas pela caixinha e a vassoura, tbem creio que seja ajuda por terem limpado a calçada! E limparam bem! Eu sempre digo que neve sò é bonita nos filmes. Nas ruas de Berlim, depois que o caminhão limpa neve passava, ficava uma nojeira!
    Gostei também da Ponte sobre o Rio Drina (adoro pontes em vàrios arcos – o livro é bom?) e pela història, a melhor acaba sendo a Senhora bósnia no Túnel de Sarajevo.
    Curioso, mas ùnica coisa que me vem a memòria quando ouço falar da Bòsnia é deste momento de guerra. Gostei de ter visto um outro lado!

    • Pollyane
      Pollyane dezembro 21, 2017

      Oi Juliana! Engraçado, também sempre ouço de quem mora em lugar de neve que só é bonito para quem vai a passeio, ou nos filmes! Devo assumir que depois que essa neve toda começou a derreter a coisa não ficou nada bonita! kkkk Mas, vá lá, quando tá caindo é fofo, né? Fico feliz que tenha gostado das fotos. Beijo grande e obrigada pela visita.

  • Vickawaii dezembro 15, 2017

    Belíssimo post! Acho que já deu pra reparar que eu gosto bastante do seu blog heuiehui, mas pra ser sincera prefiro bem mais os posts de roteiros e curiosidades do que post de coisas “aleatórias”, por assim dizer. No entanto, essa postagem me passou uma sensação tão boa! Achei lindíssimo o inverno da Bósnia e como você captou vários aspectos, a natureza, a cidade, a ponte, a senhora bosnia…É difícil escolher uma favorita hehe, mas acho que fico pela primeira. Realmente impressionante!

    Valeu pelo post (:

    • Pollyane
      Pollyane dezembro 16, 2017

      Oi Vick! Sempre me deixa muito feliz com o seu carinho e seus comentários 🙂 Ainda bem que gostou desse post, mesmo não sendo no seu formato favorito. Eu gosto desse tipo de blogagem coletiva porque nos desafia a pensar outras propostas 🙂 Aproveito e abordo temas e lugares que já ficaram para trás… No próximo 8 on 8 será a mesma coisa 🙂 hehe Beijo grande

  • Klecia dezembro 14, 2017

    Polly, que belo post. Eu tenho muita vontade de conhecer o leste europeu, ainda inexplorado pra mim. Suas fotos me inspiraram ainda mais. Tambem tive vontade de abraçar a senhora bosnia, com seu sorriso timido e bonita historia de vida. Também adorei a foto da trilha pelas montanhas e com certeza vou querer incluir esse passeio no meu roteiro. E a foto da ponte sobre o Rio Drina, em Visegrad, está absolutamente linda! Parece um quadro ou pintura de tão perfeita! Foi minha favorita!
    Obrigada pela inspiração, e até o proximo 8 on 8.

    • Pollyane
      Pollyane dezembro 16, 2017

      Oi Klecia, fico feliz que tenha gostado! O leste europeu é muito lindo e ainda não tive oportunidade de visitar todos os lugares que gostaria (basicamente todos! kkkk) mas com certeza irei na primeira oportunidade! Se puder, não deixe de ir à Bósnia também! 🙂 Beijo grande

  • […] Turistando.in – Juliana e Thiago   ◊ Pollyane Martins – Diário de Polly […]

  • Marcia Picorallo dezembro 9, 2017

    Muito interessante o tema, Polly, porque todos os posts que vi da Bósnia focavam nos pontos e recordações da guerra, e realmente aqui só tem beleza. A quarta foto está lida, com o brilho do sol na neve…
    O primeiro dia num lugar novo é sempre especial, né? também tiro fotos da janela pra ter essas recordações. Beijos!

    • Pollyane
      Pollyane dezembro 16, 2017

      É muito difícil “deixar a guerra de lado” na Bósnia, Marcia. Mas o que vi/vivi lá é muito mais que isso, com certeza. Fico feliz que tenha gostado das fotos e da abordagem. Beijo grande