08 de agosto de 2017

8 on 8 – Comidas (no Vietnã)

O tema do 8 on 8 desse mês foi controverso: ao mesmo tempo que é super fácil falar de comida, a tristeza foi ter que rever as fotos dos pratos de-li-ci-o-sos que já comemos e que agora estão longe do alcance da nossa boca. Escolhi o subtema “Vietnã”, pois ainda não falei das gostosuras que comemos por lá e, assim como todo turista que visita aquele país, fiquei apaixonada pela comida vietnamita!

Mesmo eu que não como carne, frango e porco, não tive qualquer dificuldade em encontrar pratos saborosos e saudáveis. Não vou conseguir colocar em 8 fotos tudo que tenho para falar sobre a comida e indicação de restaurantes vietnamitas, mas selecionei alguns que vão passar uma ideia das inúmeras opções que temos por lá. Vamos passar vontade comigo?

Ah, e não se esqueçam de passar nos outros blogs participantes para ver o que elas compartilharam nesse tema:

A Bela, não a Fera por Bela Carapinheiro

Família Viagem por Simone Hara

Mulher Casada Viaja por Marcia

Qualquer Latitude por Yasmin Graeml

Quarto de Viagem por  Flávia Donohoe

Viajei Bonito por Gisele Rocha

Why not por Nicole

***

Hue Spring Rolls ou Imperial Rolls

Os “spring rolls”, ou rolinhos primavera, do Vietnã são super famosos! Esse se chamava “Hue”, mas o comi em Hanói. Na verdade, foi a minha primeira – e muito feliz – refeição no país. Esse rolinho é frito e a massa é MUITO crocante. O recheio pode variar entre carnes, camarões e legumes e é saboroso demais. Há um molhinho que o acompanha e que eu recomendo que você prove também, porque a harmonização fica surreal! Como esse é um prato muito típico no país, você certamente vai encontrá-los nos cardápios e, já sabe, não deixe de pedir!

Restaurante que serviu o prato: Red Bean Trendy Restaurant

rolinho primavera vietnã frito

Rolinho primavera vietnamita. Foto: arquivo pessoal

***

Peixe assado na folha de bananeira

Há muitas opções de peixes no Vietnã. Como e a única carne que como, provei vários e posso garantir que estavam sempre deliciosos! Esse da foto abaixo foi servido enrolado na folha de bananeira, onde foi assado com uns temperos e vegetais dentro. O acompanhamento era um molho específico (que tinha dill e outros condimentos, que não me recordo – mas era bom), folhas e um noodles de arroz. Estava ótimo!

Restaurante que serviu o prato: Red Bean Trendy Restaurant

peixe assado folha bananeira comida vietnamita

Peixe assado vietnamita. Foto: arquivo pessoal

***

Carpaccio de manga e abacaxi com sorvete de pistache

Essa sobremesa deliciosa que comi em um restaurante francês em Hanói demonstra bem a oferta de frutas frescas que há no país. O prato estava delicioso e eu tomei até a última gota do caldinho! Além das frutas que dão nome à sobremesa, havia ainda morango, amêndoas e canela. Achei uma boa opção para veganos (pedir sem sorvete) e uma versão “estilizada” da nossa salada de frutas. Ah, combina bem com o clima super quente e úmido de Hanói, viu? Recomendo demais!

Restaurante que serviu o prato: La Badiane Restaurant

carpaccio de frutas vietnã

Sobremesa de frutas no Vietnã. Foto: arquivo pessoal

***

Su su – videira do chuchu

Eu já gostava de chuchu pra chuchu (que piada horrível, rs.), mas, quando provei a Su Su, a videira do chuchu refogada ao estilo vietnamita, eu caí de amores. O prato é devorado facilmente por quem ama vegetais verdes, como brócolis, espinafre etc. O modo de preparo é bem similar ao que faço o próprio chuchu: refogado com algum óleo, alho e sal. Estava MUITO saboroso e eu desafio aqueles malucos que dizem que chuchu não tem sabor a provarem a videira e me dizerem se acham isso mesmo! Ah, o prato é um acompanhamento, mas eu comia sempre a porção inteira mesmo 😉

Restaurante que serviu o prato: Quan An Ngon Restaurant 

videira do chuchu su su vietnã

Videira do chuchu: Su Su. Foto: arquivo pessoal

***

Noodles

Ir para a Ásia e não comer noodles é quase uma missão impossível! No Vietnã, por exemplo, ele é refeição desde o café da manhã até o jantar, passando por “lanches rápidos” que os vietnamitas fazem ao longo do dia. Encontramos noodles nas ruas e em qualquer restaurante! Os sabores são bem democráticos: vegetais, tofu, frango, carne, porco, frutos do mar… Em resumo: você com certeza vai encontrar um do seu agrado. Outra coisa é que o macarrãozinho pode ser feito de arroz ou trigo e ovo, pode ser frito ou cozido. Esse da foto abaixo comemos em Hanói, em um lugar super simples e frequentado por moradores locais. Foi um mega achado e a porção estava divina! Podem ver que o marido tava atacando o meu prato, mesmo tendo o dele ao fundo.

Restaurante que serviu o prato: Huong Viet

noodles frito vietnã

Noodles vietnamita. Foto: arquivo pessoal

***

Salada de flor de bananeira com tofu

Mais uma prova da variedade de comidas frescas, saudáveis e vegetarianas e veganas no Vietnã: uma salada de flor de bananeira com vegetais, ervas, amendoim e tofu. Pedi essa em Hoi An, numa difícil escolha dos vários pratos nesse estilo que o restaurante servia. A garçonete me ensinou que devemos comer como na foto: colocando a salada no cracker e devorando tudo junto! Eu testei e aprovei 🙂 Também super combinou com a cerveja local, Saigon, deliciosa! Ai, ai, que saudade…

Restaurante que serviu o prato: Brother’s Cafe 

salada vietna vegana comida vegetariana vietnamita

Salada vietnamita. Foto: arquivo pessoal

***

Café vietnamita

Devido à sua história colonial francesa, o Vietnã abriga charmosos cafés, com inúmeras opções de pães (inclusive o nosso francês, igualzinho), bolos, croissants e cafés. Passamos em vários estabelecimentos desse tipo em todas as cidades que visitamos no país e era sempre uma experiência muito agradável e deliciosa. Uma grande delícia que você precisa provar no Vietnã é o café vietnamita com leite condensado no fundo! Eles colocam a mistura doce no fundo do copo e vai passando o café na sua frente. Depois, você pode mexer e tomar ou ir deixando o mais docinho para o final. Não precisa nem dizer que tudo que tem leite condensado é bom, né? Esse da foto tomamos em Hoi An, em um lugar charmosinho que fica na parte histórica e que também tinha ótimas opções de bolos e geleias caseiras.

Restaurante que serviu o prato: Cocobox

café vietnamita leite condensado

Café vietnamita com leite condensado. Foto: arquivo pessoal

***

Costelinha de porco

Eu só vou colocar essa última foto porque marido até hoje jura que foi a melhor costelinha de porco que ele comeu na vida! Eu não sei dizer se é verdade, mas pela velocidade em que ele devorou o prato e a cara de satisfação dele, deve ser mesmo. Por sorte nossa, o restaurante ficava pertinho do nosso hotel e, pela boa avaliação no Trip Advisor, resolvemos ir até lá almoçar um dia. Para mim, pessoalmente, não foi muito feliz, pois tive que comer milho cozido, purê de batata e espetinho de vegetais (tudo gostoso, mas não havia outras opções sem carne), já o marido se esbaldou na bandeja de carne, feijão e milho. Como sei que tem gente que sente falta de comida “ocidental” quando viaja, fica essa dica aí em Ho Chi Minh City!

Restaurante que serviu o prato: TnT BBQ

costelinha de porco vietnã

Marido devorando a costelinha de porco. Foto: arquivo pessoal

***

E aí, gostaram dessa pequena amostra das delícias vietnamitas? Ainda vou falar muito sobre esse assunto e dar dicas de lugares que visitamos e recomendamos demais! Para ver outros posts do Vietnã, clique aqui.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress