O tema do Projeto 8 on 8 deste mês foi “Elementos Urbanos“, onde teríamos que escolher 8 fotos que mostrassem algo de “urbano” de algum lugar. Bom, pelo menos essa foi a ideia que tive para o artigo, mas, como vocês sabem, a cada mês é uma surpresa e as outras blogueiras participantes interpretam o tema de maneira pessoal, o que faz do projeto ainda mais interessante!

Quando definimos o tema, logo pensei em Tbilisi, a capital da Geórgia, para “estrelar” este artigo. Ficamos pouco tempo por lá, como já contei neste artigo, mas o suficiente para ficar encantada com algumas “peculiaridades” urbanas da cidade. Eram estátuas, minúsculas ou gigantescas, espalhadas para todos os lados. Elas dão um super charme à cidade e, claro, rendem várias fotos para quem está a turismo.

Eu tive que escolher só 8 para postar aqui, mas vou deixar um link para quem quiser ver outras estátuas georgianas: Georgia About.

E veja também os demais blogs que participaram do projeto este mês:

Família Viagem por Simone Hara

Mulher Casada Viaja por Marcia

Qualquer Latitude por Yasmin Graeml

Quarto de Viagem por  Flávia Donohoe

***

Mother of Georgians

Essa estátua, também chamada de Kartlis Deda, simboliza o caráter nacional georgiano: na mão esquerda ela segura uma tigela de vinho, para cumprimentar aqueles que são amigos; e na mão direita é uma espada, para aqueles que vêm como inimigos. Ela fica no alto de um morro, como que a olhar para a cidade, e é bem bonita e imponente!

estatua georgia mother of georgians

Mother of Georgians, Tbilisi. Foto: arquivo pessoal

***

Tamada

O nome dessa estátua significa “a pessoa que fará o primeiro brinde na festa, ou o toastmaster“. Na obra de arte, um homem da antiga Cólquida segurando um chifre (brindando, talvez?). A estátua fica no começo da rua Bambis Rigi, no centro histórico de Tbilisi.

tamada toastmaster tbilisi statue estátua

Tamada, estátua em Tbilisi. Foto: arquivo pessoal

***

Lamplighter, ou acendedor de lampiões

Essa curiosa estátua do escultor Irakli Tsuladz pode ser encontrada na rua Baratashvili.

lamplighter statue estátua tbilisi

Lamplighter, Tbilisi. Foto: arquivo pessoal

***

Estátua de pessoas dançando

Ainda na rua Baratashvili, uma divertida estátua com várias pessoas dançando. E já até fizeram um lugarzinho vazio para que turistas sem-noção tirem foto com a obra!

estátua pessoas dançando tbilisi geórgia

Estátua em Tbilisi. Foto: arquivo pessoal

***

Estátua do Rei Vakhtang Gorgasali

A imponente estátua do Rei Vakhtang Gorgasali, que fica nas margens do Rio Kura, não passará despercebida aos turistas de Tbilisi. A história do Rei é bastante curiosa: ele era o rei do antigo reino de Ibéria entre os séculos V e VI.

“… conduziu uma longa guerra de libertação de seu país da suserania da Pérsia, fundou a cidade-capital de Tbilissi e ajudou a Igreja Apostólica Ortodoxa da Geórgia a ganhar o status de autocéfala, isto é, independente de outra Igreja. Mais tarde ele foi canonizado pela Igreja Ortodoxa da Geórgia a qual o venera como santo no dia 30 de novembro. Herói nacional, Vakhtang Gorgasali lutou para tornar seu país forte e independente do Império Bizantino (Romano do Oriente) e do Império Persa (Sassânida). Para isso teve que enfrentar seus nobres rebeldes e conspiradores, a interferência dos bispos estrangeiros, dos persas e dos bizantinos no seu reino. Seu reinado é considerado a entrada da Ibéria/Geórgia na Idade Média marcado por forte sentimento nacional, mas enfraquecido pelas potências estrangeiras.”. Fonte: Reino da Iberia

Estátua do Rei Vakhtang Gorgasali

Estátua do Rei Vakhtang Gorgasali, Tbilisi. Foto: arquivo pessoal

***

Banco com estátuas

Essa ~gelada, vai sentar nesse banco no inverno!~ estátua fica na rua Ioane Shavteli.

estátua banco tbilisi

Estátua em Tbilisi. Foto: arquivo pessoal

 ***

Pequena estátua na Avenida Rustaveli

A Avenida Rustaveli, uma das mais importantes da cidade, é cheia de pequenas e interessantes estátuas de bronze, que representam velhos personagens georgianos. Se quiserem ver outras, entrem nesse link aqui.

Pequena estátua na Avenida Rustaveli tbilisi geórgia

Pequena estátua na Avenida Rustaveli. Foto: arquivo pessoal

***

Saxofonista na Avenida Rustaveli

Também na mesma avenida, a estátua de bronze de um saxofonista que parece sair (ou será entrar?) de uma parede… Incrível, não é?

Saxofonista na Avenida Rustaveli tbilisi estátua

Saxofonista na Avenida Rustaveli. Foto: arquivo pessoal

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Marcia setembro 12, 2017

    Que lindo post, Polly! Adoro cidades cheias de esculturas divertidas – e esta parece ser uma característica mais marcante nos países do leste europeu, né? Gostei especialmente da lamplighter.
    bj e até o próximo 8on8!

  • Flávia Donohoe setembro 12, 2017

    Sempre vejo snaps dessa cidade e é um dos lugares que quero conhecer, gostei bastante de ler sobre sua viagem também, é uma cidade pequena, mas muito charmosa. E realmente as estátuas representam bem elementos urbanos de um lugar, lindas fotos Polly!

    • Pollyane
      Pollyane setembro 12, 2017

      Como sei da sua “queda” por artes de rua e elementos urbanos, acho que vc vai adorar a Geórgia, Flávia! Espero que possa conhecer logo… Beijo grande e obrigada pela visita.

  • […] Yasmin Graelm – Qualquer Latitude  ◊ Pollyane Martins – Diário de Polly […]

  • Gisele Rocha setembro 11, 2017

    Nunca tinha lido nada sobre Tbilisi e a cidade me pareceu muito bonitinha. Essa foto de você dançando com as estátuas é uma coisa que eu muito faria. Hahahha… brasileiros fazem amigos com muita facilidade, né?

    • Pollyane
      Pollyane setembro 12, 2017

      Fazemos, sim! Hehe. A cidade é bem interessante mesmo, espero que conheça pessoalmente! Beijo grande e obrigada pela visita!

  • […] Diário de Polly: Elementos urbanos em Tbilisi […]