O tema do Projeto 8 on 8 deste mês foi “Elementos Urbanos“, onde teríamos que escolher 8 fotos que mostrassem algo de “urbano” de algum lugar. Bom, pelo menos essa foi a ideia que tive para o artigo, mas, como vocês sabem, a cada mês é uma surpresa e as outras blogueiras participantes interpretam o tema de maneira pessoal, o que faz do projeto ainda mais interessante!
Quando definimos o tema, logo pensei em Tbilisi, a capital da Geórgia, para “estrelar” este artigo. Ficamos pouco tempo por lá, como já contei neste artigo, mas o suficiente para ficar encantada com algumas “peculiaridades” urbanas da cidade. Eram estátuas, minúsculas ou gigantescas, espalhadas para todos os lados. Elas dão um super charme à cidade e, claro, rendem várias fotos para quem está a turismo.
Eu tive que escolher só 8 para postar aqui, mas vou deixar um link para quem quiser ver outras estátuas georgianas: Georgia About.
E veja também os demais blogs que participaram do projeto este mês:
Família Viagem por Simone Hara
Mulher Casada Viaja por Marcia
Qualquer Latitude por Yasmin Graeml
Quarto de Viagem por Flávia Donohoe
***
Mother of Georgians
Essa estátua, também chamada de Kartlis Deda, simboliza o caráter nacional georgiano: na mão esquerda ela segura uma tigela de vinho, para cumprimentar aqueles que são amigos; e na mão direita é uma espada, para aqueles que vêm como inimigos. Ela fica no alto de um morro, como que a olhar para a cidade, e é bem bonita e imponente!

Mother of Georgians, Tbilisi. Foto: arquivo pessoal
***
Tamada
O nome dessa estátua significa “a pessoa que fará o primeiro brinde na festa, ou o toastmaster“. Na obra de arte, um homem da antiga Cólquida segurando um chifre (brindando, talvez?). A estátua fica no começo da rua Bambis Rigi, no centro histórico de Tbilisi.

Tamada, estátua em Tbilisi. Foto: arquivo pessoal
***
Lamplighter, ou acendedor de lampiões
Essa curiosa estátua do escultor Irakli Tsuladz pode ser encontrada na rua Baratashvili.

Lamplighter, Tbilisi. Foto: arquivo pessoal
***
Estátua de pessoas dançando
Ainda na rua Baratashvili, uma divertida estátua com várias pessoas dançando. E já até fizeram um lugarzinho vazio para que turistas sem-noção tirem foto com a obra!

Estátua em Tbilisi. Foto: arquivo pessoal
***
Estátua do Rei Vakhtang Gorgasali
A imponente estátua do Rei Vakhtang Gorgasali, que fica nas margens do Rio Kura, não passará despercebida aos turistas de Tbilisi. A história do Rei é bastante curiosa: ele era o rei do antigo reino de Ibéria entre os séculos V e VI.
“… conduziu uma longa guerra de libertação de seu país da suserania da Pérsia, fundou a cidade-capital de Tbilissi e ajudou a Igreja Apostólica Ortodoxa da Geórgia a ganhar o status de autocéfala, isto é, independente de outra Igreja. Mais tarde ele foi canonizado pela Igreja Ortodoxa da Geórgia a qual o venera como santo no dia 30 de novembro. Herói nacional, Vakhtang Gorgasali lutou para tornar seu país forte e independente do Império Bizantino (Romano do Oriente) e do Império Persa (Sassânida). Para isso teve que enfrentar seus nobres rebeldes e conspiradores, a interferência dos bispos estrangeiros, dos persas e dos bizantinos no seu reino. Seu reinado é considerado a entrada da Ibéria/Geórgia na Idade Média marcado por forte sentimento nacional, mas enfraquecido pelas potências estrangeiras.”. Fonte: Reino da Iberia

Estátua do Rei Vakhtang Gorgasali, Tbilisi. Foto: arquivo pessoal
***
Banco com estátuas
Essa ~gelada, vai sentar nesse banco no inverno!~ estátua fica na rua Ioane Shavteli.

Estátua em Tbilisi. Foto: arquivo pessoal
***
Pequena estátua na Avenida Rustaveli
A Avenida Rustaveli, uma das mais importantes da cidade, é cheia de pequenas e interessantes estátuas de bronze, que representam velhos personagens georgianos. Se quiserem ver outras, entrem nesse link aqui.

Pequena estátua na Avenida Rustaveli. Foto: arquivo pessoal
***
Saxofonista na Avenida Rustaveli
Também na mesma avenida, a estátua de bronze de um saxofonista que parece sair (ou será entrar?) de uma parede… Incrível, não é?

Saxofonista na Avenida Rustaveli. Foto: arquivo pessoal