08 de Maio de 2018

8 on 8 – Landmarks pelo mundo

O tema do 8 on 8 deste mês é “Landmark“, ou ponto de referência, ou, ainda, aquele ponto turístico super famoso e símbolo do lugar. Bons exemplos são o Cristo Redentor para o Rio de Janeiro e a Torre Eiffel para Paris. Sabe aquela foto que você bate e o olho e já sabe onde é? E se você já tiver ido ao lugar tem certeza de onde a foto foi tirada? Pois é, quem nunca tirou uma foto assim que atire a primeira câmera!

Bom, sempre que viajamos, procuramos visitar os landmarks da cidade. Eu e marido gostamos de fazer uma foto de turista-típico para guardar como recordação do lugar. A vantagem de um landmark, que também costuma ser o cartão-postal da cidade, é que ele dificilmente será alterado, ou seja, se eu voltar ao mesmo local daqui a alguns anos, poderei repetir a mesma foto (com algumas rugas a mais e um modelito diferente, na certa). A desvantagem é que costuma ser muito lotado, não raro com uma fila para tirar foto do melhor ângulo.

Tentei escolher fotos de lugares diversos e que, sem dúvida, se você já os visitou, saberá imediatamente onde fica. Caso ainda não conheça, aproveite para saber um pouco mais sobre esses lugares. Quem sabe não te inspiro a buscar novos destinos?

Se você gostou do tema, convido a visitar os outros blogs participantes para ver quais abordagens elas usaram para a temática:

Espiando pelo Mundo, por Analuiza 

Let’s Fly Away, por Lulu Freitas 

Mulher Casada Viaja, por Marcia

O Berço do Mundo, por Ruthia

Quarto de Viagem, por Flávia 

Turistando.in, por Juliana

***

Palácio do Parlamento – Bucareste, Romênia

Esse enorme e suntuoso prédio é o Palácio do Parlamento, símbolo do comunismo no país e motivo de revolta para grande parte da população. Ele é o maior prédio administrativo civil do mundo e custou alguns bilhões de euros aos cofres públicos. Se você for a Bucareste, sem dúvida irá ouvir falar muito dele e, se tiver interesse, pode fazer um tour em seu interior. Eu queria ter feito, mas não tive tempo. Falei um pouco mais sobre o prédio neste artigo sobre a Romênia. Não deixem de ler e aprender um pouco mais sobre esse país tão interessante do leste europeu.

bucareste romenia o que fazer

Palácio do Parlamento, Bucareste, Romênia, 2017. Foto: arquivo pessoal

***

Lago Bled – Bled, Eslovênia

Bled, essa pequena cidade da Eslovênia, tem um significado muito importante para mim: foi lá que fui pedida em casamento! Exatamente nesse lago da foto, o Lago Bled, com o seu castelo no topo do penhasco (à direita) e a sua pequena ilha com uma igreja no meio do lago (à esquerda). Foi lindo e mágico, como podem imaginar. Não vou dar muitos detalhes agora, pois quero fazer um artigo para contar melhor essa história, mas não deixem de anotar a dica: a Eslovênia é um país belíssimo e vale a pena incluir em um roteiro pelo leste europeu. E, claro, se forem até lá, não deixem de ir a Bled, essa cidade dos contos de fada!

lago bled eslovenia visitar

Lago Bled, Eslovênia, 2013. Foto: arquivo pessoal

***

Pirâmides de Gizé – Cairo, Egito

Um dos landmarks mais antigos do nosso planeta, as Pirâmides de Gizé são um sonho para quase todos os viajantes que conheço. Não é à toa que é um dos destinos mais procurados aqui no blog! Bom, eu já fiz vários artigos sobre o Egito e vocês sabem que levo um caso de amor e ódio por esse lugar. Diferenças à parte, é indiscutível que as Pirâmides de Gizé sejam um marco no país, no continente e na nossa história! Não há como não se impressionar com aquilo. Se você também deseja conhecer, sugiro ler os vários artigos sobre o turismo no Egito que já fiz. Com certeza vai te ajudar a chegar mais preparado e poder aproveitar melhor a sua viagem. Ah, não deixe de pedir ao seu guia para te levar nesse ponto onde é possível ver as 3 pirâmides de uma vez! Vale a pena!

piramides egito conhecer

Pirâmides de Gizé, Egito, 2016. Foto: arquivo pessoal

***

Coliseu – Roma, Itália

Esse talvez seja um dos landmarks que menos precisam de explicação, afinal, quem nunca viu esse gigante circo romano nos livros de História, nos filmes e nas revistas? Roma é uma cidade inusitada, cheia de igrejas, construções de 2 mil anos, dentre elas o Coliseu, e tudo isso numa agitada metrópole europeia, lotada de turistas! Visitar o Coliseu pode ser um desafio, pois a fila para entrar  é sempre imensa e, se for no verão, vai ser um suplício aguardar todo esse tempo a céu aberto. Há também quem diga que não se sentiu nada bem lá dentro. Bom, se você acredita em espíritos, não é de se estranhar, pois pense quantas pessoas já não morreram nesse lugar… De todo jeito, mesmo que você não queira entrar no Coliseu, certamente vai passar perto dele várias vezes durante a sua visita a Roma. Não deixe de tirar uma foto bem típica para guardar como recordação.

coliseu roma itália

Coliseu, Roma, Itália, 2013. Foto: arquivo pessoal

***

Atomium – Bruxelas, Bélgica

Bruxelas me surpreendeu positivamente. Achei uma cidade gostosa, boa de passear e também de relaxar. Em nossa visita ao país, em 2013, visitamos alguns pontos turísticos da capital e, confesso, nunca tinha ouvido falar no Atomium. Foi só lá que tive conhecimento desse moderno monumento e quis saber mais. Além de ser uma estrutura muito curiosa do lado de fora, é possível entrar nele, passando pelas esferas e tubos que o formam. Curioso, né? Eu achei. Além disso, a vista do alto da esfera mais alta é muito boa! Apesar de ter um preço um pouco salgadinho, acredito que valha a pena. Hoje, quando vejo as já conhecidas esferas prata nas fotos, já sei que se trata de Bruxelas!

atomium bruxelas bélgica

Atomium, Bruxelas, Bélgica, 2013. Foto: arquivo pessoal

***

Mesquita-Catedral de Córdoba – Córdoba, Espanha

Infelizmente, poucos ainda têm o interesse ou a oportunidade de visitar mais a Espanha. Por sorte, no tempo que moramos por lá, viajamos pelo país e conhecemos cidades e monumentos maravilhosos! Um desses lugares é Córdoba, uma cidade no sul da Espanha, na região de Andaluzia, que tem uma Mesquita-Catedral super interessante! Como o nome sugere, a atual catedral já foi, em tempos remotos, uma mesquita. Sua estrutura é única, com esses arcos coloridos e espaços diversos, demonstrando ora a sua atual função como igreja católica, ora o seu passado islâmico. É um lugar belíssimo, cheio de história, que eu recomendo muito que você visite! Além da Mesquita-Catedral, há várias outras atrações interessantes na cidade, e além de Córdoba, outras tantas cidades maravilhosas na Andaluzia. Tá esperando o que para visitar?

córdoba espanha mesquita catedral

Mesquita-Catedral de Córdoba, Espanha, 2015. Foto: arquivo pessoal

***

O Tesouro – Petra, Jordânia

O Tesouro, chamado originalmente de Al Khazneh, é a principal referência de Petra, a cidade de pedra na Jordânia. Não só esse monumento em específico, mas todos os outros que compõem o sítio arqueológico, são fascinantes! E quando você adiciona o fator “mistério” à história do lugar, fica tudo ainda mais interessante. Eu amei conhecer Petra e, sempre que me perguntam, recomendo que sim, façam o possível para visitar também. Embora possa ser muito cansativo, pois o lugar é gigantesco e você precisa evitar o verão, é algo que, pelo menos eu, nunca vi em nenhum outro lugar da Terra! É maravilhoso! Já contei tudo sobre a nossa viagem à Jordânia aqui no blog, não deixem de ler e saber mais sobre esse país tão encantador do Oriente Médio.

petra jordânia o tesouro

O Tesouro, Petra, Jordânia, 2016. Foto: arquivo pessoal

***

Sheikh Zayed Grand Mosque – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Não poderia deixar de colocar uma foto “de casa”! Não é pela propaganda gratuita do lugar onde moro, mas já ouvi diversas vezes que o Grand Mosque é um dos lugares mais bonitos, se não o mais, que a pessoa já visitou. Eu não posso contestar. O lugar é realmente de uma beleza e paz que transcendem as palavras. Independente se você tem ou não uma religião, e seja ela qual for, não há como não ficar admirado com tanta beleza junta. Sem dúvida, é o principal ponto turístico de Abu Dhabi e a razão pela qual muitos turistas que estão em Dubai vêm à cidade. Já fiz vários artigos em que cito o Grand Mosque, mas deixo esse para quem quiser saber mais sobre a arquitetura e como visitar esse lugar tão incrível.

grand mosque abu dhabi

Grand Mosque, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 2017. Foto: arquivo pessoal

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Alê Maio 22, 2018

    Amei as fotos e suas escolhas não muito convencionais. Vários lugares que ainda não visitei, mas estão na minha lista e espero ticar em breve. Beijos.

  • Ruthia Maio 10, 2018

    As fotos dos grandes landmarks ficam sempre interessantes, quando conseguimos escapar à multidão. A sua escolha ficou linda, só não conhecia a pequena cidade de Bled, com esse lago lindo. Deve ter sido muito especial ser pedida em casamento aí!
    Abraço

  • Analuiza Maio 9, 2018

    Estarmos diante de um landmark ao vivo e em cores é emocionante, não?! Eu me senti assim quando me vi diante do Coliseu em Roma e principalmente quando entrei na Mezquita de Córdoba. Mil imagens não nos preparam para estarmos de fato interagindo com o landmark de uma cidade.

    Este texto teve um sabor especial para mim, pois me fez viajar, através de imagem e texto, por destinos que há muito eu desejo: Egito, Jordânia, Eslovênia e Romênia e seus ditos me inspiraram ainda mais a tirar estes destinos da lista de vontade e ir. Mais ainda, seu [8 on 8] me inspirou a pensar seriamente nos Emirados Árabes para ver de perto toda a beleza do Grand Mosque!

    Adorei cada uma das 8 imagens! 🙂 bj

  • Marcia Picorallo Maio 8, 2018

    Quantos lugares lindos, Polly! Minhas fotos de landmarks são péssimas, justamente pelo que você mencionou: o agrupamento de pessoas prejudica a captura de forma mais natural, mas vocês conseguiram ótimos resultados. Nada mal ter um landmark desses na própria cidade, que foto mais linda!

  • Lulu Freitas Maio 8, 2018

    Que post lindo de morrer! Você escolheu lindos landmarks, de tirar o fôlego. Achei também bem diversificada, mostrando que o símbolo de uma cidade pode ser um monumento como o Coliseu ou um conjunto arquitetônico. As pirâmides e Petra estão na minha listinha.

  • […] ◊ Marcia Picorallo – Mulher Casada Viaja ◊  Pollyane Martins – Diário de Polly […]

  • Flávia Donohoe Maio 8, 2018

    acho os landmarks parte importante de uma cidade, cada país fica com sua particularidade, eu considero várias coisas como símbolos de uma cidade, adorei a sua perspectiva sobre os locais!