O tema do 8 on 8 deste mês é Um dia no parque. Para não variar, escolhi um tema dentro desse tema, que é o parque Efteling, na Holanda. A ideia é aproveitar esse post temático para mostrar a vocês um passeio que não costuma entrar no roteiro turístico comum que fizemos durante a nossa viagem pelo país. Se quiser saber mais sobre a nossa viagem, veja o nosso roteiro de 10 dias pela Holanda, onde passamos por várias cidades e visitamos esse e outros parques legais.
Para esse post, vou colocar 8 fotos do parque e juntar informações contidas no site oficial e também um pouco da experiência que tivemos no local. A nossa visita foi em maio de 2015 e, claro, muita coisa pode ter mudado de lá para cá, por isso é importante você conferir o site oficial para obter informações atualizadas sobre horários de funcionamento, valores e as atrações que estão funcionando.
p.s. peço desculpas pela qualidade das fotos, que foram tiradas de um iPhone 4S e quando eu não tinha a menor intenção de colocá-las no blog.
Ah, não deixe também de conferir os outros blogs participantes do projeto e ver quais são os parques que elas escolheram para o tema:
Fui ser Viajante por Klécia
Mulher Casada Viaja por Marcia
Quarto de Viagem por Flávia Donohoe
Turistando.in por Juliana Moreti
***

Entrada do parque temático Efteling, na Holanda. Foto: arquivo pessoal
O Efteling é um dos parques temáticos mais populares da Europa. Inaugurado em 1952, o parque está localizado em Kaatsheuvel, uma pequena vila do sul da Holanda. É o maior parque de atrações do país. Nós decidimos visitar o Efteling por influência da minha sogra – sim – que o tinha visitado há anos e nos convenceu a incluir em nosso roteiro. Eu, confesso, não sou muito fã de parques temáticos, já que passo super mal em brinquedos de emoção. Mas o Efteling é muito mais que isso e adoramos ter passado o dia por lá.

Atrações para todos os gostos no Efteling. Foto: arquivo pessoal
O parque temático Efteling não faz parte do roteiro turístico da maioria das pessoas, isso porque ele se encontra afastado das principais cidades do país, o que faz muita gente desanimar de ir até lá. Ledo engano! A Holanda possui uma excelente rede de transportes públicos (trens e ônibus), além de estradas em ótimas condições, onde você pode alugar um carro e ir. Para chegar ao parque, nós pegamos trem e depois ônibus a partir de Roterdã, que é a cidade que visitaríamos mais perto do parque. Não foi nada difícil chegar até lá, o próprio Google Maps já calcula a rota para você, logo, a localização do parque e a necessidade de pegar transporte até lá definitivamente não são desculpas para não visitá-lo.

Monorail de caracóis no Efteling. É bobinho, mas foi agradável passear por entre as árvores. Foto: arquivo pessoal
Visitamos o Efteling em maio de 2015, primavera europeia e a época perfeita para visitar a Holanda, já que você verá tulipas não só no Keukenhof, mas em todo o país. A temperatura era bem amena, ideal para as longas caminhadas dentro do parque sem ficar esgotado pelo calor ou morrendo de frio. Fui com jaqueta e cachecol leve, mas tinha muita gente – europeus, provavelmente – de camiseta mesmo. Também não pegamos chuva no parque (apenas chuvisco rápido), o que foi muito bom. Mas um guarda-chuva na mochila pode ser bem útil, já que na Holanda nunca se sabe.

Não conseguimos ir nessa atração do abutre porque a fila estava imensa. Foto: arquivo pessoal
Fomos para o parque numa segunda-feira e ele não estava muito cheio. Se você tem bastante tempo no país, recomendo que vá em dia de semana também. Algumas atrações tinham filas enoooormes, nem imagino aos finais de semana! Dá para passar o dia inteiro lá, já que o parque tem boa estrutura para áreas de descanso e alimentação. Se você quiser, tem até opções de hospedagem no próprio parque, veja no site oficial.

Área de atrações infantis, com carrossel e outros brinquedos giratórios tô fora. Foto: arquivo pessoal
O parque é para todas as idades! Provavelmente, jovens com espírito muito aventureiro que gostam daqueles brinquedos de parar o coração não vão se divertir tanto, pois há poucas opções assim, mas crianças pequenas vão amar! Eu, que como já falei não gosto de grandes aventuras, fiquei super satisfeita! Só fui em 1 montanha-russa e gritei tanto que fiquei rouca – confesso: as crianças que estavam nela também não gritaram 1/10 do que eu gritei. Bom, pelo menos eu não nego a minha aversão. Os brinquedos que nos deixam tontos eu não fui também, claro, mas havia muitas opções.

Casa do “João e Maria”, feita de doces, na Fairytale Forest do Efteling. Foto: arquivo pessoal
Uma parte que gostei muito é a Fairytale Forest, uma floresta, literalmente, com vários monumentos que remetem às histórias de conto de fadas – mas com menos “firulas” e mais “realidade”. Isso porque as histórias que estão representadas lá não têm aquela cara de “Disney” e sim dos Irmãos Grimm. Então é, sim, lúdico, mas também pode ser até um pouco bizarro e assustador.

Vista do Efteling do alto do Pagode. Foto: arquivo pessoal
O parque é enorme, então dificilmente você conseguirá ver tudo em apenas 1 dia. Quando se cansar, aproveite para ir nas atrações mais tranquilas, como o passeio de barco pelo lago e no Pagode, uma plataforma inspirada em um templo tailandês que sobe a uma altura de 45 metros, girando, e te dá uma vista panorâmica do parque. O trenzinho que passa por boa parte do parque também é uma forma de pegar “carona” interessante. Se você gosta de fadas e florestas mágicas, enfrente a longa fila do Dark Ride e fique lá passando vergonha, como eu, de boca aberta com os bonecos que completam uma atmosfera mágica. Essa é a atração favorita da minha sogra – e provavelmente a minha também!

Passeio de barco com patos e peixes gigantes no Efteling. Foto: arquivo pessoal
***
Espero que tenham gostado de saber mais desse parque temático na Holanda! Deixem nos comentários se já o visitaram ou se têm planos! Beijo grande.