Já faz alguns dias que a vista da nossa janela mudou. Se antes olhávamos a cidade a partir de Al Reem Island, agora estamos mais pertinho do mar, em Corniche.

Aproveitando a vista, vou contar um pouco sobre a história dessa ilha localizada em frente ao hotel: Al Lulu Island.

IMG_3733

vista do Sofitel Corniche para Al Lulu Island

Al Lulu Island é uma ilha construída pelo homem, entre 1988 e 1992, que possui 469 hectares e está a somente 500 metros de distância de Abu Dhabi. Ela se estende ao longo da costa, desde as docas até o Porto Zayed.

O acesso à ilha está proibido desde janeiro de 2009, o que não impediu que as pessoas continuassem visitando-a, utilizando barcos particulares ou jetskis. A maioria desses visitantes é atraída pela tranquilidade da ilha, praticamente deserta, e com uma bela lagoa salgada no lado oceânico e outra de água doce no centro da ilha, além de espaços para piqueniques e churrasqueiras.

O que mais me impressiona é olhar a quantidade de “terras disponíveis” da ilha, em uma localização magnífica e saber que não há nada lá. Até hoje! Tudo em volta se modernizou e ela continua com as praias desertas, palmeiras e dunas. É ou não é um mistério? Nas minhas buscas pela internet descobri que algumas pessoas costumam ir para lá na sexta-feira para acampar… Já quero!!!

04internationallulu-master-plan-2

Al Lulu Island – Fonte: Sasaki

Apesar de a ilha ainda ser “semi-virgem”, o que não faltam são planos para ela. O mais infeliz, na minha opinião, é o que prevê a construção de uma torre residencial de 400 metros, que se chamaria “Lulu Tower”. Sou muito mais ter como vista da janela o mar azul do Golfo Pérsico a uma torre.

Quem também andou fazendo uns planos para a ilha foi uma figurinha bem conhecida nossa: Oscar Niemeyer. Segundo as descrições do próprio arquiteto:

“No caso dessa ilha tão bonita e singular, o importante, a nosso ver, é criar para os visitantes um espetáculo global e inesquecível. Para isso propomos o ‘monorail’ que os levará por toda a ilha, surpresos com sua beleza mas também, como tudo nela é diferente e inovador.
Do cais, vindos dos canais ou de helicóptero, eles seguem no ‘monorail’ para esse passeio fascinante. O primeiro setor que surge é o das Mil e Uma Noites, depois, o ‘Zoo’, a zona hoteleira, as habitações, o centro de recuperação ou rejuvenescimento e a marina.” […]
PRO185-CRO-0000-002-G

projeto Oscar Niemeyer

Parece legal, né? Se assim fosse, eu gostaria de tê-la conhecido. Niemeyer fez o projeto para a ilha mesmo antes de ela se chamar Lulu. Infelizmente, o projeto não foi executado, o que era motivo de lamento para o arquiteto, mesmo após tantos anos.

Al Lulu Island é uma co-propriedade de uma empresa imobiliária e uma companhia de investimento e desenvolvimento do Governo de Abu-Dhabi. Atualmente, projeta-se que o futuro da ilha seja um misto comercial, residencial, cultural e recreativo, que abrigará mais de 30 mil pessoas e será conectada a Abu Dhabi através de ponte permanente. Além disso, espera-se que 40% da ilha seja de espaços abertos e 70% da área total seja livre ao público.

01internationallulu-master-plan-2

Será esse o futuro de Lulu Island? Fonte: Sasaki

Curiosidades:

  • “Lulu” significa “pérola” em árabe.
  • Na década de 90, havia rumores de que a ilha abrigaria um parque temático da Disney.
  • Gatos selvagens e sereias fazem parte das estórias contadas sobre o local.
  • A ilha tem o formato quase idêntico ao de Abu Dhabi, porém 5 vezes menor.

Fontes: The National, Sasaki, Expat Woman, Oscar Niemeyer

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] já postei aqui sobre Al Lulu Island e os mistérios que giram em torno de sua existência e finalidade. Hoje vou […]