Já aconteceu com todo mundo que está aqui: aquela ansiedade de embarcar no avião, ou entrar no carro, sem saber o que esperar quando pisar em Abu Dhabi. “Vai estar muito quente?”, “Vou morar no meio do deserto?”, “Como são as ruas?”. Se você já se pegou se perguntando essas e outras questões, não se preocupe, você não está sozinho! Vou confessar que, quando soube que me mudaria para cá, até entrei no Google Maps e utilizei o “Street View” para ver como eram as ruas, como as pessoas estavam vestidas, como era o comércio… Na minha época, quase não havia esse tipo de imagem; hoje, porém, há várias! Pode ser divertido passear pelas ruas de Abu Dhabi com a ajuda do Google 😉

street view ruas abu dhabi

Google Street View em Abu Dhabi. Fonte: Google Maps

Pensando nessas nossas angústias e ansiedades pré-mudança, fiz uma lista com 10 coisas que vão te surpreender quando você chegar aqui. Que por mais que você leia e se informe, nada te prepara para o que está por vir! Vamos a elas?

1 – Clima

O clima em Abu Dhabi sempre vai ser uma surpresa: no inverno, fica nublado e pode chover; no verão, você não imaginava que era possível um lugar na Terra ser tão quente; nas outras estações, você fica tão preparado para o pior que nem consegue acreditar no clima maravilhoso que está fazendo. Seja como for, a surpresa é garantida – se é boa ou ruim, daí vai depender de quando você chegar aqui! Eu, por exemplo, cheguei no auge do verão. Não podia acreditar que fizesse tanto calor, durante o dia ou à noite, e que fosse tão úmido!

Há um post completo sobre o clima de Abu Dhabi, veja aqui.

2 – Cheiros

Todo lugar tem seu cheiro e isso é muito óbvio, mas Abu Dhabi não tem cheiros sutis – e isso pode fazer com que você ame ou odeie. Como há muitas nacionalidades que não se atentam tanto para os cheiros corporais como os brasileiros, você terá que lidar com a constante sensação de que “parece que alguém esqueceu de tomar banho”. Por outro lado, nos shoppings, as lojas que vendem perfumes árabes colocam o incenso (que é perfume) para queimar e alguns corredores te fazem embrulhar o estômago com o cheiro forte do perfume local. Cheiro de chuva em Abu Dhabi? Nunca senti; mas cheiro de verão, de que está tudo esturricando, esse é comum.

3 – Organização e limpeza

Aqui é tudo tão limpo e organizado que parece que é de mentira. Não há buracos nas ruas, pichações nas paredes, patrimônios depredados, lixos amontoados no chão… Até areia eles varrem das ruas! Abu Dhabi é uma cidade muito bonita – isso ninguém pode negar! Obviamente, se tudo está no seu devido lugar e bem preservado é porque existe a preocupação do governo para que sejam assim e contribuição da sociedade, que mesmo que seja por medo de punições, contribui para a conservação da cidade. Aposto que você vai se surpreender, positivamente, claro, com a limpeza e organização daqui.

hotel hyatt capital gate abu dhabi

Hotel Hyatt Capital Gate Abu Dhabi. Foto: Pixabay

4 – Cadê o deserto?

Deserto é uma das primeiras palavras que surgem nas cabeça das pessoas quando pensam em Abu Dhabi. Estão certas – mas nem tanto! Se você está se mudando para Abu Dhabi e pensa que a vista da sua janela será para as lindas dunas do deserto, já vou te desiludir e dizer que isso não vai ser possível! O que eu quero dizer é que, embora o clima do país seja desértico, as cidades são centros urbanos (obviamente) e o deserto está láaa para o interior do país, enquanto Abu Dhabi e Dubai, as maiores cidades, estão na costa. Ou seja: a paisagem da sua janela será o lindo mar azul do Golfo Pérsico, vários prédios ou terrenos vazios de areia, mas sem duna 😉 Você vai morar no deserto, mas na cidade, entende?

5 – Arborização

Não importa se as flores vão morrer no verão, todo outono elas são plantadas e deixam a cidade lindamente colorida até o começo da primavera! Além das flores sazonais, palmeiras estão espalhadas por toda a cidade, além de outra meia dúzia de árvores que resistem ao verão. Não posso dizer que Abu Dhabi é uma cidade verde, mas ela tem, sim, os seus canteiros e parques com árvores plantadas. Confesso que essa foi uma surpresa, pois vejo de perto o esforço que eles empregam para manter tudo vivo – e verde, durante o ano inteiro.

6 – Modernidade

A ideia previamente dita sobre o deserto também pode levar as pessoas a acharem que aqui é obsoleto, rústico, atrasado. Tenho quase certeza que esse pensamento vem diminuindo a cada ano, mas se ele ainda é real para você, vai se desfazer em segundos assim que pisar em Abu Dhabi. Além da organização das ruas, como disse anteriormente, a cidade possui prédios super modernos, ganhadores de prêmios, com arquiteturas intrigantes e muito belas. A modernidade está por toda parte: nas ruas, prédios residenciais e comerciais, hotéis, shoppings… Como o país é muito novo, não há nada antigo o suficiente aqui que valesse a pena ter sido preservado, então tudo foi construído de forma a causar impacto e impressionar pela modernidade e tecnologia empregadas.

Artigo sobre os prédios icônicos de Abu Dhabi.

prédio moderno abu dhabi redondo

Ao fundo desse hotel, um dos principais ícones da cidade: o Aldar HQ. Foto: Renata Zagato Flickr

7 – Preços altos

Saber que uma cidade tem o custo de vida alto por informações da internet é diferente de, de fato, pagar por esse custo no dia a dia. Antes de me mudar para Abu Dhabi, nunca imaginei que fosse pagar R$ 90,00 em um prato de macarrão no restaurante – mas acontece! Aluguéis e lazer são absurdamente caros aqui, mas quando digo absurdo, esse não é um adjetivo hiperbólico. Basta procurar nos sites de aluguel de imóveis ou olhar os preços dos cardápios dos restaurantes em hotéis daqui, ou mesmo a mensalidade das escolas para saber que não, você nunca imaginou que esses itens pudessem alcançar valores tão altos!

Artigos sobre o custo de vida em Abu Dhabi aquiaquiaqui.

8 – Novidades do mundo muçulmano

Especialmente se você nunca teve contato com o mundo muçulmano, ficará surpreso em ver a quantidade de mosques espalhadas pela cidade, os chamados das orações que ecoam pelas ruas e outros espaços públicos, mulheres cobertas, regras de comportamento e censuras etc. Há muita novidade sobre o mundo islâmico que você terá contato em Abu Dhabi e que realmente não poderia imaginar. Mas, não se assuste, com o tempo você verá uma mulher completamente coberta e uma com roupas ocidentais da mesma forma, e os chamados das orações nem te causarão surpresa. Quanto às regras, é importante se atentar, pois independente de você ser “novato” ou “veterano” na cidade, elas terão o mesmo efeito em sua vida.

Sobre censura em Abu Dhabi e o Código Penal do país.

grand mosque abu dhabi

Grand Mosque de Abu Dhabi. Foto: Renata Zagato Flickr

9 – Carros luxuosos

Esse item vai ficar ainda mais em evidência se você estiver vindo do Brasil para cá. Os carros que rodam em Abu Dhabi são muito mais novos e melhores que os do Brasil. Sabemos que no Brasil os preços são proibitivos, mas por aqui não. Logo, a quantidade de carros luxuosos na rua é espantosa à primeira vista. Para vocês terem um exemplo, o táxi daqui é o Toyota Camry, e quando comparado aos outros que estão na rua, seria o equivalente ao Gol no Brasil. Além disso, os árabes têm paixão por carros e Ferraris, Lamborghinis e Porsches são muito comuns por aqui. Ao chegar a Abu Dhabi, não precisa ter vergonha, pode olhar e tirar foto dos carros na rua (sem mostrar a placa, viu?) porque eles são realmente surpreendentes!

10 – Onde estão os árabes?

Como já comentei em artigos anteriores, da população de Abu Dhabi, apenas 10% são emiradenses, ou locais. Quase sempre eles estarão vestidos com a kandura (túnica branca para homens) e abaya e sheila preta (túnica e véu para mulheres) e isso os distingue dos demais muçulmanos da cidade. Porém, como a porcentagem é muito pequena, você não os verá o tempo inteiro, como se, por exemplo, estivesse em Omã, onde a população local é muito maior que a de estrangeiros. Se você caminhar pelas ruas do centro de Abu Dhabi, pode contar nos dedos das mãos quantos locais verá, mas, se for a um café requintado, um shopping de luxo ou um órgão público, eles serão a maioria. Complementando o item anterior, sempre que vir um carro “diferentão” e “caro”, atrás do volante estará um árabe vestindo kandura. Com o tempo, você vai entender onde estão os árabes e qual o papel deles nessa sociedade. Aguarde e verá!

mulheres muçulmanas como se vestem árabe

Vestimenta típica emiradense. Foto: Renata Zagato Flickr

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Matheus junho 13, 2017

    Ótimo post, como sempre!! O final me deixou com um gostinho de quero mais… Qual o papel dos árabes nessa sociedade… Você vai fazer um post mais específico depois??
    Beijos

    • Pollyane
      Pollyane junho 13, 2017

      Olá, Matheus! Muito obrigada pelas gentilezas de suas palavras. 🙂 Quanto ao seu questionamento, sim, com certeza teremos outros artigos sobre o assunto 😉 Beijo!

  • Nath junho 7, 2017

    Amei esse post! Adoro conhecer novas culturas e achei tudo bem interessante! 🙂

    • Pollyane
      Pollyane junho 7, 2017

      Oi Nath! Que bom que gostou, fico feliz! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Beijo grande!

  • Renata junho 4, 2017

    Caramba! Amei o post! Eu fazia a mesma coisa, ficava tentando ver como eram as ruas e ao chegar aqui foi um espanto muito positivo! Também nunca na vida imaginei que a vista da minha janela ia ser do mar! Do mar!!!! No deserto que mal vejo, só sinto! Isso é incrível por aqui! Excelente artigo!

    • Pollyane
      Pollyane junho 4, 2017

      Ahh, eu também fiquei muito surpresa positivamente e também amo a minha vista para o mar (goiana feelings!). Obrigada pela visita e pelo comentário 😀