Sabemos perfeitamente que mudar para um país desconhecido exige um bocado de coragem e persistência. Em algum ponto, vai ser um desafio e tanto mudar de endereço. Para alguns, a dificuldade com a língua é o principal desafio; para outros, se adaptar a uma cultura diferente é um sacrifício diário. Independente das condições em que vier para morar em Abu Dhabi, saiba que terá alguns meses, ou até anos, para se adaptar completamente e poder tocar a vida de maneira tranquila. Quanto a isso, não podemos fazer muito, pois a adaptação é um processo individual, mas em contrapartida podemos oferecer dicas que vão facilitar a sua vida neste novo país. Dicas que, muitas vezes, gostaria eu mesma de tê-las recebido, e outras que ouvi com gratidão e agora repasso a vocês! Aproveitem!

1 – Providenciar a carteira motorista

Abu Dhabi não tem metrô e o sistema de transporte público (ônibus) não é muito eficiente, especialmente se você pensar a logo prazo. Portanto, providencie o mais rápido possível a sua carteira de motorista, pois ela vai mudar a sua vida na cidade! É maravilhoso não depender mais de táxis e poder dirigir para onde quiser, quando quiser. Brasileiros precisam fazer todo o processo, teórico e prático, para obter a carteira de motorista aqui. Nós já temos um post explicando o passo a passo e, como leva tempo até ter a sua bendita carteira em mãos, aconselho a começar o quanto antes!

Leia também: Transportes em Abu Dhabi

abu dhabi trânsito

Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

2 – Adquira o The Entertainer

O “The Entertainer” é um aplicativo que você compra que te dá descontos em Abu Dhabi. Antigamente, era um livro imenso cheio de cupons que você precisava destacar e utilizar. Hoje, infinitamente mais fácil, é um aplicativo no celular. O Entertainer é válido para 1 ano completo, exemplo: Entertainer de 2015, de 2016, de 2017… Você pode comprá-lo a qualquer momento, mas ele vai durar até 31 de dezembro daquele ano, portanto, obviamente, é mais vantajoso comprar no começo do ano e aproveitar os descontos o ano inteiro.

E para que serve o The Entertainer? Ele te dá descontos no formato “compre 2, pague 1”. Há 5 seções dentro do app: Comidas e bebidas; Beleza e Fitness; Atrações e lazer; Varejo e serviços; e Hotéis. Você deve comprar o Entertainer para a cidade que mora – nós temos o de Abu Dhabi & Al Ain (é um só); o de Dubai é outro.

Como restaurantes são muito caros aqui na cidade, vale a pena ir nos que aceitam o Entertainer, onde você pede 2 pratos e só paga 1! Antes de sair de casa, já olhamos no aplicativo quais são os restaurantes que aceitam o Entertainer no lugar onde vamos, daí podemos economizar. Ah, lembrando que são, em média, somente 3 cupons para cada estabelecimento, mas como há muita oferta de lugares que aceitam o cupom, estamos sempre conhecendo lugares novos. Se quiser saber mais sobre esse aplicativo, entre no site oficial.

Leia também: Dicas de aplicativos no celular para quem mora em Abu Dhabi

3 – Cursos de línguas – inglês e árabe

Se você veio empregado, com certeza tem um mínimo de inglês. Caso seja apenas o acompanhante e não conheça suficientemente o idioma, ou queira melhorar o inglês para o seu trabalho, é importante se matricular o mais rápido possível em uma escola de línguas, pois sabemos que esse conhecimento não se adquire do dia para a noite. Cursos de línguas no país são muito caros, se preparem! Mas, não é o tipo da coisa que dá para evitar, pois as línguas oficiais do país são inglês e árabe e, sem elas, você não vai conseguir resolver nada.

Eu estudo árabe no Eton Institute. Já vi vários brasileiros matriculados lá também que estudam inglês. Há outras escolas de línguas na cidade, além de professores particulares, cursos online… Se optar pelo Eton, fique de olho no site deles, pois é comum que eles lancem promoções dos cursos. O importante é: não perca tempo e comece o quanto antes a se aperfeiçoar nesses idiomas (de preferência o inglês primeiro), pois a vida vai ficar mais fácil a partir do momento em que você dominar a língua.

Leia também: Minha experiência aprendendo árabe; Línguas em Abu Dhabi.

4 – Se informar sobre as regras do país

Os Emirados Árabes possuem regras e leis bem diferentes das do Brasil. As multas e punições são bem mais severas também. Você já deve chegar aqui sabendo as principais regras e é importante ficar de olho nos sites de notícias oficiais (The National, por exemplo) sobre as constantes mudanças nas leis. Se informar é o jeito mais eficiente para evitar encrenca. Você não quer acabar sendo preso ou deportado por falta de conhecimento, não é mesmo?

Leia também: Lidando com a censura em Abu Dhabi; Novo Código Penal do país.

como se vestir em abu dhabi

Em Abu Dhabi, a depender do lugar, cubra os ombros. Foto: arquivo pessoal

5 – A Embaixada do Brasil em Abu Dhabi

Conheça o pedacinho do Brasil que existe nos Emirados Árabes! A Embaixada do Brasil fica em Abu Dhabi, por ser a capital do país. Atualmente, não há qualquer escritório ou setor do Governo Brasileiro em Dubai ou outro emirado. Todos os serviços devem ser feitos na Embaixada daqui, que funciona de domingo a quinta feira, das 9h às 13h30min. Os serviços consulares devem ser agendados pelo site oficial. A maior parte das informações que você precisa saber também estão no site – no momento, estão todas atualizadas. Outras informações específicas devem ser solicitadas via e-mail.

6 – Grupos de brasileiros no Facebook e Whatsapp

Como já comentei algumas vezes aqui no blog, temos um grupo dos Brasileiros em Abu Dhabi no Facebook que ajuda MUITO a todos que estão aqui, ou estão em processo de se mudar. Várias questões já foram abordadas no grupo, com sugestões de todos os tipos (dá para fazer uma busca utilizando a “lupa”). Além de tirar dúvidas do dia a dia, o grupo ainda é uma excelente forma de conhecer outros brasileiros que residem aqui. Especialmente assim que você chegar ao país, cheio de dúvidas, medos e anseios, vai ser bom contar com outros compatriotas que já passaram por isso.

Além do grupo no Facebook, pessoas de grupos religiosos em comum se reúnem pessoalmente ou em grupos no Whatsapp. Há também os que se programam para fazer atividades físicas ou mesmo ir para festas juntos (nesse caso, mais pessoas solteiras). Para os papais, é possível pedir ajuda sobre a escolha da escola, médicos, indicação de babás etc.

***

Espero que essas dicas possam te ajudar em sua chegada ao país. Temos vários outros artigos feitos especialmente para quem está vindo de mudança, você pode ver aqui. Qualquer dúvida, deixem nos comentários! Beijo grande.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress