17 de março de 2017

Abu Dhabi: compras pela Internet

Atire a primeira pedra, ou o primeiro cartão de crédito, quem nunca fez compras pela internet. Eu, desde quando estava no Brasil e adquiri um cartão, muitos anos atrás, já comecei a me aventurar pelo Groupon e sites da China. Nunca tive graves problemas e por isso continuei, sendo que hoje a maioria das minhas compras são feitas online.

Aqui em Abu Dhabi não poderia ser diferente. Em verões que chegam a 50 ºC, poder comprar pela internet é vida! Além do mais, nem sempre sabemos onde encontrar um produto específico, mas o Google sempre sabe! 😀 Morando aqui há mais de 1 ano e meio, aprendemos algumas dicas e sites de compras que já utilizamos e aprovamos. Meus amigos também sempre se aventuram por compras online e decidi juntar todas as informações e fazer um artigo sobre o assunto para vocês. Aproveitem as dicas!

compras internet abu dhabi

Fonte: Pixabay

É seguro comprar pela internet em Abu Dhabi?

Sim, desde que você escolha sites confiáveis. Os direitos do consumidor aqui nos Emirados Árabes são diferentes dos do Brasil, mas ainda mais diferentes dos EUA, onde se pode comprar, testar e devolver tudo. Por aqui, o prazo para devoluções costuma ser de 7 dias, e você deve comprovar a falha ou o porquê de não ter gostado do produto. Recentemente, comprei uma paleta de sombras no Souq.com e constatei, quando ela chegou, que se tratava de um produto falsificado. Imediatamente pedi ao marido para fazer a reclamação e solicitar a devolução do dinheiro e do produto (ele comprou pela conta dele, logo, ele teve que fazer a solicitação). Em 3 dias, eles mandaram alguém da empresa vir buscar o produto e estamos esperando o reembolso.

Falsificações são problemas recorrentes em sites como o Souq.com, que funcionam como um “Mercado Livre”, onde os vendedores vendem os produtos através do site. Por isso, sempre leia as recomendações do vendedor e opte, sempre que possível, por produtos vendidos pelo próprio Souq e não por terceiros.

Em grandes sites de venda, como do Carrefour, supermercados, Souq.com, Ikea, Sephora e tantos outros, não há muitos motivos para se preocupar com segurança da compra e do site. As reclamações e devoluções também costumam ser eficientes, pois seguem uma política clara, divulgada no próprio site. Porém, somos bombardeados o tempo inteiro por anúncios no Facebook, Instagram e no Google de empresas que vendem serviços ou produtos aqui no país e que nem sempre conhecemos. Promoções milagrosas, como um sapato Louboutin por 100 AED ou viagens à Maldivas por menos de 1000 AED por cabeça devem ser analisados com atenção. Sempre procure saber de outras pessoas que já utilizaram aquele site ou coloque no Google o nome da empresa seguido de “é confiável?”, “trust”, “scam” ou “review”.

Onde e como comprar online em Abu Dhabi

Aqui em casa já compramos online pelo Carrefour e compramos MUITO pelo Souq.com e pelo Groupon.ae. O buyondubai.com, o jumbo.ae e o desertcart.ae também são confiáveis, mas nunca compramos nada.

Comprar em sites da China, como o icônico Aliexpress, é possível desde que você tenha uma caixa postal, pois não há serviços de correios aqui em Abu Dhabi. O mesmo vale para Ebay, Amazon ou qualquer empresa que necessite dos “correios” para a entrega. As entregas residenciais aqui são feitas pelas próprias empresas ou por “courier services“. Uma lista das empresas de courier aqui em Abu Dhabi você encontra aqui.

Uma amiga utiliza o “shop & ship” para receber compras de sites internacionais, onde ela manda para um endereço e eles encaminham para cá. Quem tentou comprar de sites internacionais e colocar o endereço daqui normal, teve sua mercadoria devolvida assim que chegou ao país, pois como disse, não há serviços de entrega e não é possível buscá-la em nenhum lugar. Para evitar prejuízos, melhor comprar dos sites que já entregam por serviço courier ou contratar intermediárias, como é o caso dessa shop & ship.

Observação: para o recebimento de correspondências, também é necessário ter uma caixa postal.

compras online abu dhabi

Fonte: Pixabay

Pedindo comida online em Abu Dhabi

É claro que nem só de eletrônicos e roupas vive uma pessoa. Aqui também pedimos muita comida pela internet, usando os sites das empresas ou aplicativos no celular. Utilizamos o Foodonclick e o Zomato.

Compras de móveis usados pela internet

Já falei algumas vezes que compramos várias coisas da nossa casa em sites de compra/venda no Facebook. São diversos grupos, onde é possível mobiliar uma casa inteira, ou se desfazer dela também. Os preços são sempre negociáveis (oi, você está no mundo árabe!) e não há qualquer regra de pagamento, devolução ou frete. Portanto, fique atento e pague somente quando já estiver com o item em mãos. Também aconselho a ver pessoalmente o móvel antes, pois há muitas pessoas que utilizam fotos que escondem defeitos dos produtos. Para produtos de segunda mão, além dos grupos no Facebook, há o Dubizzle (a OLX daqui).

Dica de aplicativo de compras para mulheres

Há algumas semanas, baixei um aplicativo chamado Shedd (vi o anúncio no Facebook e quis testar). O aplicativo é do site Dubizzle e é basicamente de roupas, sapatos, bolsas e acessórios femininos, onde as pessoas criam um perfil e vendem e/ou compram produtos de outras pessoas. Olhar o bendito aplicativo se tornou um vício para mim. Acho interessantíssimo ver as árabes se desfazendo de bolsas novíssimas de grifes famosas somente porque querem comprar uma nova de outra cor, ou pessoas que estão se mudando e precisam se desfazer de várias coisas, e outras ainda que enjoaram e estão vendendo o item.

A variedade de produtos é imensa! As mulheres estão basicamente em Abu Dhabi e Dubai (podemos ver pela distância indicada no perfil) e o que devemos ficar atentos é se o perfil é de uma pessoa de verdade ou de um vendedor chinês. Também há muitos produtos falsificados, então se você está atrás do original, fique atento!

O sistema de busca do aplicativo é simples e objetivo. Você coloca a palavra chave, que é uma hashtag, e ele logo lhe mostrará as opções que a possuem. Por exemplo: coloco “bag dior” e ele me dá a lista de todos os itens com essa hashtag. Quando o produto é vendido, estará escrito “sold”. Se se interessar por algo, entre em contato com a vendedora (há um chat onde você pode conversar em privado com ela e pedir mais fotos ou o que quiser). Daí, é só efetuar e compra e combinar o frete.

compra aplicativo abu dhabi

Minha nova velha bolsa que comprei pelo app Shedd. Foto: arquivo pessoal

E é claro que eu caí na armadilha e acabei comprando uma bolsa nova =P Vi um anúncio que me agradou pela qualidade e preço. Era uma bolsa do jeito que queria, mas que não queria pagar pela nova, e calhou de uma mulher estar vendendo uma usada (mas em perfeito estado) por um preço mega camarada. Conversei pelo chat, pedi mais fotos, decidi comprar e comprei pelo próprio aplicativo. Ela utilizou um serviço courier que buscou a bolsa na casa dela e me entregou alguns dias depois (eles me mandaram um email, onde combinei o dia e o horário em que estaria em casa). Paguei 7 AED pelo frete. A bolsa chegou super bem embalada, com todos os certificados de autenticidade e a nota fiscal de quando ela comprou – foi um dos motivadores para efetuar a compra: saber a origem do produto. Eu fiquei feliz e tenho certeza que a vendedora também ficou!

***

Achei a dica desse aplicativo tão boa que não poderia deixar de passar a vocês! Espero também que aproveitem as outras dicas e informações desse artigo e economizem um bom tempo pesquisando essas informações, especialmente quando tiverem acabado de se mudar pra cá! Qualquer dúvida, deixem nos comentários que tentaremos responder. Beijo grande!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Anne março 2, 2021

    Oi Polly,boa dicacomo consigo compra aí é receber aqui no Brasil?

  • Rosana setembro 11, 2018

    Ola! Resido em Santa Catarina, tenho um amigo que é de Abu Dhabi , quero presenteá-lo com um celular novo. Então você acha que consigo comprar daqui do Brasil em uma loja direto dai? Para que entreguem a ele?
    Você poderia me ajudar em como consigo fazer essa compra?

    • Pollyane setembro 26, 2018

      Creio que consegue, Rosana, a escolha do site vai depender do preço mesmo. Dê uma olhada no souq.com Sobre a entrega, vc precisa ver com seu amigo, pois não existe correio e as entregas são agendadas com a pessoa que vai receber.

  • […] Veja também o nosso artigo sobre compras pela Internet em Abu Dhabi. […]

  • Renata março 17, 2017

    Excelente dica este aplicativo! O ruim é que sei que vou gostar do que vou achar! Kkkk. Obrigada por compartilhar!

    • Pollyane março 19, 2017

      Tem que tomar cuidado mesmo, é muito tentador! haha. Obrigada pela visita!