23 de fevereiro de 2017

Abu Dhabi: dicas para economizar

Abu Dhabi é uma cidade com custo de vida alto. Já falei disso em diversos textos (aqui, por exemplo), mas mesmo assim recebo emails ou mensagens de pessoas querendo saber o quão cara as coisas aqui são e de que forma elas poderiam economizar. Olha a sinuca de bico!

Foto: Pixabay

Não existe cálculo pronto de quanto você irá gastar aqui, muito menos alguém indicado a te dizer onde você deve gastar o seu suado dinheirinho. Mas como esse questionamento é muito comum, especialmente de quem recebeu uma proposta de trabalho e está avaliando se vale a pena pegar as malas e vir para cá, reuni alguns amigos e fiz um apanhado de situações, ou meios, de se economizar na cidade.

Confesso que fiquei surpresa e aprendi, eu mesma, novas formas de se economizar em Abu Dhabi! Coloquei a mensagem completa deles aqui embaixo e, logo em seguida, falarei da nossa experiência pessoal. Vejam só:

Como o Thiago e a Renata economizam em casa:

economia abu dhabi

Renata e Thiago. Foto: acervo pessoal

“Eu e o marido temos uma planilha com todos os gastos fixos e separados por categoria, então ficamos sempre de olho no que estamos gastando mais para controlar. Se é com comida, mercado, restaurante, roupas etc. Notei que estava gastando muito com supermercado e procuramos uma maneira mais barata e eficaz. A melhor forma que encontramos para economizar com mercado foi fazer compras online no Lulu Supermarket. Assim só compramos o necessário e não pegamos nada a mais que está na prateleira com cara boa. As compras online são excelentes, entregam em casa e com horário agendado. Nunca mais sofri carregando peso. Para frutas, legumes e saladas continuo pegando no supermercado mais próximo de casa ou no sacolão que tem no Mushrif Mall. Tenho comprado peixes e camarões na peixaria do Mushrif também, acho o preço bem mais acessíveis e tudo fresco. Estamos sempre de olho nas promoções do souq.com e do Carrefour da Airport Road. No Carrefour já encontrei roupas e brinquedos com valores muito abaixo da média. O que ajuda muito é utilizar um pesquisador de preços online (http://ae.pricena.com/en) que compara os valores e indica onde está mais barato (como nosso buscapé). Essas pequenas coisas separadas parecem não ajudar muito, mas no final do mês fazem grande diferença.”

A Laylla Braga também diz como economizar em Abu Dhabi:

economizar abu dhabi

Laylla Braga. Foto: acervo pessoal

“Para economizar em Abu Dhabi, podemos usar diversos aplicativos de celular na hora da alimentação e passeios, tais como: Etisalat, Marketplace, Entertainer e Groupon. A maioria com o sistema buy one, get one free [compre um, leve outro]Fazer compras do mês no Hypermarket Lulu, também dá pra economizar bastante, comparado ao Waitrose, Spinneys e até mesmo ao Carrefour. Para compras de eletrônicos, entre outros, o aplicativo Souq.com tem um excelente preço quando comparado às lojas fixas, mas, sempre dê preferências a produtos com feedbacks. Na hora de decorar a casa com plantas, o melhor lugar é o Mina Flower Place, preços excelentes e estão sempre abertos a negociação (localização: Bairro Al Mina, próximo à zona portuária). Aqui também encontramos bebidas alcoólicas por um preço justo, nos depósitos espalhados pela cidade, tais como: High Spirits, African & Eastern, Spinneys Liquor Store e o Peninsula Drinks. Na hora de comprar ouro, o preço do Gold Souq em Abu Dhabi é mais atraente e bem mais negociável do que em Dubai. As promoções de final de ano e pós Ramadã são ótimas para comprar roupas e acessórios de todas as idades.”

Nossas experiências economizando em Abu Dhabi

Economizar em Abu Dhabi é um desafio diário! Qualquer economia que fazemos pode ser rapidamente “compensada” em um jantar, por exemplo. Seguindo o modelo da Renata e do Thiago, eu e marido também já avaliamos onde gastamos mais. No nosso caso, lazer (que se resume a comer fora) é o principal motivo de gastos que nós temos na cidade. Logo, tivemos que estabelecer um limite de comidas delivery, almoços e jantares fora de casa por semana.

Nossas compras mensais não são tão caras – não vou dizer que são baratas também – porque sempre buscamos as sessões com promoções (comprar 10 kg de sabão em pó porque está em promoção, por exemplo) e utilizamos cupons de descontos que ganhamos no próprio supermercado. Eu não como carne, então isso também faz uma diferença enorme no valor final da compra (dica de economia, saúde, bem-estar, meio ambiente…).

Quando saímos para comer fora, damos preferência a restaurantes que aceitam o “Entertainer”, o aplicativo com cupons de desconto (leve 2, pague 1). E quando pedimos comida delivery, optamos pelo restaurante que está com alguma promoção. Marido também já aprendeu que ficar embriagado aqui custa um rim esquerdo, então se você quiser economizar, vai ter que aprender a beber em casa, ou se contentar com 1 copo de cerveja, apenas.

Foto: Unsplash

Para roupas, sapatos e acessórios, sempre vou atrás das promoções de final de estação. Aqui encontramos várias “fast fashion” que sempre fazem as benditas “sales” em janeiro e junho, além de sempre manterem algumas araras de roupas com super descontos o ano inteiro. Uma dica preciosa aos homens é procurar pelas lojas da Pierre Cardin e da Balmain, que ficam o ano inteiro com o promoção de 90% de desconto em camisas, ternos, gravatas e sapatos. A qualidade é excelente e eu, sinceramente, não entendo o porquê dos preços tão bons. Vamos aproveitar!

Como as meninas já disseram, o Groupon daqui também vale a pena. Já fiz depilação a laser, clareamento nos dentes, passeio no deserto, massagem, jantares… Também já compramos com descontos excelentes no souq.com.

Há muitas formas de lazer gratuitas aqui também (mas isso é assunto para outro artigo) e se você levar uma vida moderada, sem frequentar assiduamente restaurantes caros, ou se jogar nas lojas de marca dos shoppings, é bem provável que o salário que lhe foi proposto te dê uma vida super digna aqui. Mais uma vez, não há uma fórmula mágica de “custo de vida” ou de “economia” para viver em Abu Dhabi e cabe a você avaliar o que é essencial ou supérfluo no seu dia a dia.

Se você precisa fazer um planejamento financeiro, nós entrevistamos a Gabby Medeiros, que é consultora financeira aqui nos Emirados Árabes e poderá te ajudar. No mais, esperamos que as dicas te ajudem a controlar o orçamento em Abu Dhabi e se você também tem uma boa dica de economia, compartilhe nos comentários que adoraremos saber! Beijo grande e até a próxima.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Renata Suzart fevereiro 25, 2017

    Mais de dois anos na terrinha e nunca comprei online com o Lulu?? Como assim?? Vou tentar loguinho (adoro praticidade!) – pois, pra mim, é um fardo a visita a cada três semanas (+-) ao supermercado grande!! :))

    • Pollyane
      Pollyane fevereiro 26, 2017

      Claro!! Eu sabia da dica, mas também nunca testei. Depois me conta da sua experiência 😉 Beijoo

  • Cris Monteiro fevereiro 24, 2017

    Adorei as dicas…logo que chegamos aqui compramos ointertaine mas notei que a economia era um pouco ilusória pois as bebidas não entram no desconto e você acaba comendo muito fora pelo fato de ser buy one Get one free então optamos por não ter esse ano. Económico também fazendo as compras do mês e depois só vou repondo oque está faltando .cortei também os cafezinhos durante a semana pois não parece mas no final do mês da uma diferença grande. Biers e afins só compro para tomar em casa as vezes. E muito de vez em quando arriscamos um chopinhoooo em um barzinho e como a Malu eu também compro bem e não ponho comida fora. Adorei as dicas

    • Pollyane
      Pollyane fevereiro 24, 2017

      Oi Cris! Muito obrigada pela sua visita e pelo comentário. Puxa, então o Entertainer acabou sendo uma cilada para você, né? hehe, que pena… Nós somos da turma do Netflix, então não é sempre que saímos para comer fora, logo, o Entertainer não nos motiva a sair (e gastar) mais. Gostei muito das suas dicas e agradeço mais uma vez por tê-las deixado aqui pra gente. Beijo grande.