Trecho do texto publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, onde faço uma colaboração mensal como colunista de Abu Dhabi.
***
Não consigo enumerar as vezes que já precisei corrigir as pessoas que dizem que eu moro em Dubai. O diálogo que se repete é mais ou menos esse: “Como está a vida em Dubai?”. “É Abu Dhabi”. “Mas não é a mesma coisa?”. “Não, Abu Dhabi não é Dubai, é perto, mas são cidades distintas”. “Ah…”.
Do mesmo jeito que nós, brasileiros, nos sentimos diminuídos quando os estrangeiros acham que o Brasil se resume a São Paulo e Rio de Janeiro, precisamos entender que os demais países também são formados por diferentes cidades, estados e regiões. E não, não é bacana dizer que é tudo a mesma coisa, porque sabemos “de berço” que não é assim.
Os Emirados Árabes Unidos é um país novo, ainda não muito esclarecido para a maioria das pessoas. Ele é formado por 7 emirados (daí o nome) e 1 desses emirados é Abu Dhabi, outro, diferente, é Dubai. Abu Dhabi é também a capital do país. Dubai é o emirado mais famoso e também o que recebe mais turistas, mas é bem menor, em termos territoriais, que Abu Dhabi. Dizer que os dois emirados são a mesma coisa é muito errado, e a intenção desse artigo é ajudar as pessoas a terem isso de forma mais clara.
Governo Federal dos Emirados Árabes Unidos
Para começarmos a entendermos a diferença básica entre os dois emirados, é preciso que tenhamos em mente como funciona o Governo Federal do país. Atualmente, o presidente é a Sua Alteza Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, governante de Abu Dhabi, eleito em 2004, e o vice-presidente é o Primeiro Ministro Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante do Dubai, eleito em 2006. Quem elege o presidente e o vice, a cada 5 anos, é o Conselho Supremo, formado pelos governantes dos 7 emirados. Tal órgão também é o principal responsável pela elaboração das políticas de estado. […]
***
Quer ler mais? Então clique aqui e veja o conteúdo completo no site Brasileiras pelo Mundo!