Infelizmente, os casos de febre amarela têm aumentado no Brasil. As notícias são tristes e alarmantes e, apesar de não morarmos na pátria amada, nos compadecemos dos que estão lá. Embora a doença tropical possa ser evitada pela vacina, essa não pode ser encontrada com facilidade em muitas regiões brasileiras. Um verdadeiro pesadelo, não é mesmo?

Bom, não consigo pensar uma forma de fazer algo pelo meu país, mas talvez possa ajudar os compatriotas que também vivem nos Emirados Árabes a se prevenirem dessa doença: tomando a vacina contra a febre amarela aqui em Abu Dhabi mesmo. Esta semana, eu e marido fomos nos vacinar. A última vacina que eu tinha tomado foi no Brasil, em 2007, ou seja, já era hora de tomar mais uma dose (a que eu tomei tinha validade de 10 anos). Vou relatar aqui o passo a passo para que você se vacine também.

vacinação febre amarela vacina

Fonte: Agência Brasil/EBC

Preciso tomar vacina contra febre amarela?

Primeiramente, vamos esclarecer: se você é brasileiro residente no exterior e vai para o Brasil, não precisará comprovar que é vacinado para entrar no país. Porém, muitos países exigem um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para portadores de passaportes brasileiros. Tailândia é um deles – e é esse motivo que leva dezenas de brasileiros a procurarem a vacina da febre amarela aqui em Abu Dhabi, já que é um destino de viagem comum de quem mora aqui.

Portanto, se você não vai viajar para o Brasil ou outro país que exija o CIVP, não precisa se preocupar. Caso contrário, pode fazer a imunização aqui mesmo, lembrando que precisa ser pelo menos 10 dias antes de viajar.

Ah, outra coisa: se você já se vacinou contra febre amarela no Brasil e já teve o CIVP, mas o perdeu, pode solicitar a 2ª via na Embaixada. O passo a passo pode ser encontrado no site da Anvisa, que eu copiei para vocês:

2ª via certificado vacinação

Fonte: Anvisa

Onde e como se vacinar contra febre amarela em Abu Dhabi

Se você é residente nos Emirados Árabes, não precisará pagar pela vacina de febre amarela. Basta que você procure uma clínica ou hospital da rede SEHA, que é o sistema público* de saúde daqui.

*Observação: ser público não quer dizer que é dado acesso a qualquer pessoa e que seja gratuito. É preciso ser um emiradense ou ter um caso especial e grave (como câncer, por exemplo) para ser tratado em um hospital ou clínica da rede SEHA. Vacinas profiláticas também são oferecidas por essa rede, porém sem custos.

Para ver a lista dos hospitais/clínicas que oferecem vacinas no Emirado de Abu Dhabi clique aqui e coloque a opção “Family Medicine – Vaccination” no campo “Services Provided”, e depois “Search”. Aparecerá uma lista com todas as unidades que oferecem vacinas. Escolha a mais perto de você, depois, para confirmar (aqui nunca é demais), ligue no 80050 e pergunte ao atendente se a clínica que você escolheu oferece vacinas contra febre amarela, quais os horários de funcionamento e quais os documentos exigidos.

Minha experiência

Eu escolhi a Al Bateen Healthcare Center. Liguei nesse número e a atendente me informou o horário de funcionamento da clínica (até às 22h) e os documentos que precisaria levar: Emirates ID, cartão de plano de saúde e comprovante de residência em Abu Dhabi, que no caso pode ser a cópia do último contrato de aluguel. A clínica possui 2 recepções: para homens e para mulheres; como fui com o marido, cada um seguiu para a sua. Fizemos o cadastro e fomos informados que teríamos que passar por uma consulta antes de tomar a vacina.

Não demorou muito e fomos chamados pela enfermeira para os procedimentos pré-consulta: check-up do peso, altura, pressão arterial, temperatura corporal e batimento cardíaco; depois, respondemos a algumas questões básicas, sobre medicamentos que estamos tomando e daí foi só esperar até que a médica nos chamasse. A médica que nos atendeu (aí, nesse caso, fomos eu e o marido ao mesmo tempo) foi um doce. Ela nos perguntou para onde viajaríamos, conferiu no site CDC quais as medidas profiláticas que precisaríamos e depois nos encaminhou para a enfermeira, que nos vacinou e entregou o cartão amarelo, que é o CIVP.

Ah, uma excelente notícia: a vacina de febre amarela que tomamos aqui é vitalícia, ou seja, nunca mais precisaremos tomar!

Certificado Internacional de Vacinação emitido em Abu Dhabi

Certificado Internacional de Vacinação emitido em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Pontos importantes

  • Não esqueça nenhum dos documentos mencionados: da primeira vez que fomos, esquecemos de levar o comprovante do aluguel e não nos deixaram tomar a vacina. Além disso, esse documento precisa provar que você reside atualmente em Abu Dhabi, ou seja, o contrato tem que estar válido para este ano.
  • Você não precisa comprovar que precisa da vacina (cópia da passagem, ou algo assim), porém, será questionado exatamente para onde vai para verificar a necessidade da vacina da febre amarela ou de outras medidas profiláticas que sejam necessárias.
  • Nem todos podem tomar a vacina da febre amarela: informe à enfermeira se possui alergias ou se está com algum problema de saúde.
  • Aparentemente, crianças podem ser vacinadas contra febre amarela nos Emirados Árabes somente a partir dos 9 meses de vida. Entretanto, é bom confirmar essa informação com o pediatra.
  • Depois de ser vacinado, não esqueça de pegar o seu cartão de vacinação, o CIVP. Sem ele, você será impedido de entrar em muitos países.
  • A vacinação em si não é muito dolorida, mas hoje, 2 dias depois, o lugar da picada está vermelho, quente e um pouco dolorido. Outras reações mais graves podem ocorrer. Nesse caso, fomos instruídos a procurar uma clínica ou hospital.
  • Como informei anteriormente, tanto a vacinação quanto a consulta foram gratuitas.

***

Torço para que este artigo tenha te ajudado. Inclusive, agradeço à Laylla, que me passou as dicas 😀 Beijo grande e até a próxima!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Mariana maio 31, 2017

    Olá! Muito obrigada pelas informações. Você saberia informar como funciona para quem está amamentando? Meu bebê vai fazer 9 mesese ainda amamento. Não mais de forma exclusiva mas amamento
    Obrigada

    • Pollyane
      Pollyane maio 31, 2017

      Oi Mariana! Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Bom, nesse caso acho melhor você perguntar ao seu médico. Se estiver em Abu Dhabi, vá até a clínica que indiquei e pergunte a eles; ou tente ligar no 80050 e pergunte a um atendente sobre a sua condição. Beijo grande.

  • Nath março 25, 2017

    Legal essa informação! Muita gente não sabe que essa vacina é obrigatória para muitos países. Eu tomei antes de ir pros EUA e depois perdi a carteirinha e tive que tomar outra para vir pra Nova Zelândia. Agora nunca mais vou perder hahaha

    Que ótimo que você não vai mais precisar toma!

    Beijos!

    • Pollyane
      Pollyane março 25, 2017

      Oi Nath, pois é! Eu também já tive que apresentar a minha e, se não tivesse com ela, não teria entrado no país! Imagina só? 😛 Obrigada por compartilhar sua experiência. Beijo grande.

  • Alê março 23, 2017

    Muito útil, Polly! Eu vou para um país que exige a vacina e vou precisar tomar porque devo ter tomado na mesma época que você no Brasil. Não encontrei meu cartão de vacinação e terei que fazer o processo todo aqui na Ucrânia.

    • Pollyane
      Pollyane março 24, 2017

      Oi Alê! Espero que não seja complicado tomar a vacina aí na Ucrânia 🙂 Desejo que a sua viagem seja ótima 😀 Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijoo