12 de novembro de 2017

Al Wathba Wetland Reserve, Abu Dhabi

Essa semana fui conhecer a Al Wathba Wetland Reserve (Reserva de áreas úmidas de Al Wathba – tradução livre), que fica a 40 km de Abu Dhabi. A reserva engloba uma área de 5 km² e é composta de corpos d’água de superfície, naturais e feitas pelo homem. Desde 1998 é uma reserva natural e, em 2013, foi considerada um Sítio Ramsar (área úmida importante que faz parte da Lista de Ramsar, onde as áreas passam a ser reconhecidas nacional e internacionalmente, sendo prioridades em ações de proteção e políticas governamentais).

Al Wathba Wetland Reserve flamingos abu dhabi

Flamingos na Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

Como chegar à Al Wathba Wetland Reserve (AWWR)

A AWWR fica a cerca de 40 km a oeste da parte central de Abu Dhabi, logo após Mussafah. A entrada para a reserva fica na estrada E-30, que é a Abu Dhabi – Al Ain truck road e você pode tanto pegar essa estrada para chegar lá, atravessando Mussafah, ou pegar a E-22 e depois a E-11, assim evita o trânsito intenso de caminhões da E-30. Nós fomos de carro e eu desconheço linhas de ônibus que vão para aquela região.

Al Wathba Wetland Reserve onde fica localização

Onde fica a Al Wathba Wetland Reserve em Abu Dhabi. Fonte: Google Maps

Como visitar a AWWR

Por se tratar de uma reserva ambiental, o número de visitantes deve ser limitado. A AWWR abre ao público às quintas e sábados, das 8h às 16h, sendo que a última entrada deve ser às 14h. A entrada é gratuita. Ao chegar lá, você será recepcionado por simpáticos árabes locais que explicarão sobre o local, colocarão vídeos explicativos sobre as espécies da reserva e mostrarão espécimes de invertebrados coletados na área. Tivemos que preencher um papel com nosso nome, nacionalidade e e-mail.

Al Wathba Wetland Reserve abu dhabi

Al Wathba Wetland Reserve, Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Al Wathba Wetland Reserve insetos

Libélula na Al Wathba Wetland Reserve. Foto: Laylla Braga

al wathba wetland abu dhabi

Al Wathba Wetland Reserve, Abu Dhabi. Foto: Laylla Braga

Site oficial: Environment Agency Abu Dhabi

Uma observação: fiz a visita com a minha amiga Laylla, que também mora em Abu Dhabi, e fomos muitíssimo bem recepcionadas no local. Como estava quente, eles nos passaram um número de contato caso quiséssemos que eles nos buscassem nas trilhas. Também nos ofereceram água quando retornamos. Me senti muito bem acolhida e bem informada no local. Gostei.

Dicas importantes: há banheiros no local, que eu não cheguei a ir, mas não há nenhuma lanchonete. Portanto, não se esqueça de levar água para a trilha! Outros itens essenciais: chapéu e protetor solar. Não há sombra nas trilhas, então a exposição ao sol é intensa e eu aconselho a não se esquecer dessas 3 coisas. Também vá com uma roupa leve e confortável e sapatos que estejam preparados para andar na areia.

reserva ambiental abu dhabi

Símbolo das 2 trilhas disponíveis na reserva. Foto: arquivo pessoal

Al Wathba Wetland Reserve abu dhabi emirados árabes sítio ramsar

Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

Al Wathba Wetland Reserve abu dhabi

Ponto para observação de pássaros e descanso (a única sombra da reserva). Foto: arquivo pessoal

aves abu dhabi área ambiental

Pássaro “stilt” na reserva. Foto: arquivo pessoal

Fauna e Flora do AWWR

Os funcionários da AWWR nos deram um guia de campo das espécies de plantas e animais da área. O livreto é super bem feito e tem dados e fotos de todas as espécies. Achei um excelente material para quem visita a reserva e deseja saber mais sobre a fauna e flora (tipo eu – oi, bióloga!). Infelizmente, por termos ido em um horário de sol forte (por volta das 11h), não vimos muitos animais. Há vários mamíferos de hábitos noturnos que habitam a região, mas somente um visitante de muita sorte conseguiria avistá-los durante o dia. Os pássaros, porém, são super fáceis de encontrar e os flamingos ficam em uma área especial, cercada, de onde observamos a partir de um tipo de cabana.

guia de campo reserva ambiental

Guia de campo para a Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

répteis abu dhabi

Interior do guia de campo explicando sobre os espécimes existentes na reserva. Foto: arquivo pessoal

observação flamingos abu dhabi

Área para observação dos flamingos na Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

flamingos abu dhabi emirados árabes

Sobre os flamingos da Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

observação de pássaros abu dhabi

Interior da “cabana” de observação dos flamingos. Foto: arquivo pessoal

flamingos abu dhabi Al Wathba Wetland Reserve

Flamingos na Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

Ao todo, foram catalogadas na reserva 35 espécies de plantas, 320 espécies de invertebrados, 10 de mamíferos, 16 de répteis e 260 espécies de pássaros. A importância da área também reside no fato de que ela é importante para várias espécies de aves migratórias, inclusive algumas que fazem ninho no local. A que mais se destaca é a Phoenicopterus roseus, ou flamingo-comum, ou flamingo-rosado.

Como falei, o sol estava muito forte e isso dificultou não só o avistamento de várias espécies como também o nosso ânimo para ficar lá mais tempo. Na volta para o carro, até fomos “rebocadas” por um funcionário. Ele inclusive nos falou que a melhor época para visitar a reserva é no inverno mesmo, lá para o meio de dezembro, então anotem essa dica!

passeio natureza abu dhabi

Funcionário da reserva nos dando carona na Al Wathba Wetland Reserve. Foto: arquivo pessoal

***

E é isso, pessoal! Espero que aproveitem as dicas deste post e possam conhecer a Al Wathba Wetland Reserve, em Abu Dhabi! A melhor estação para visitar é, sem dúvida, o inverno. Não se esqueça de levar água e se proteger do sol e aproveite para tirar muitas fotos em meio à natureza, algo tão difícil de ser encontrado por aqui…

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress