17 de novembro de 2016

Annecy, já posso voltar?

Annecy é uma cidadezinha francesa que fica na região Rhône-Alpes, às margens do Lago de Annecy, a menos de 1h de carro de Genebra, Suíça. A cidade é absolutamente encantadora e eu posso garantir: não há a menor possibilidade de que você ache o contrário. Juro! Apesar de não ter a mesma fama de Paris, Vale do Loire ou a Riviera Francesa, Annecy e o seu entorno certamente merecem uma visita.

Conheci Annecy em junho de 2014, em uma viagem que tinha como “base” Genebra. Na época, morava em Madrid e fiz a viagem a partir de lá, com duração total de 5 noites: 3 em Genebra e 2 em Annecy. Genebra me gerou sentimentos contraditórios, já Annecy foi amor à primeira vista, ou ao primeiro macaron, então vou começar a relatar pelo “fim” da viagem.

Para ir de Genebra a Annecy usei o aplicativo “BlaBlaCar”, onde pegamos carona com pessoas desconhecidas de uma cidade a outra. Parece loucura, mas funciona muito bem. No Brasil, também já fiz uso de caronas por muito tempo (algum dia conto como funciona) e na Europa não poderia ser diferente. Detalhe: estava viajando com a minha sogra e uma amiga dela. E sim, tenho certeza que elas ficaram apavoradas com a ideia da carona, mas disfarçaram bem! 😛 No fim, deu tudo certo!

O motorista era francês, morava em Annecy, mas trabalhava em Genebra. Ele não falava quase nada de inglês e nós falávamos muito pouco de francês, então não houve um diálogo proveitoso na viagem. Mesmo assim, ele foi super simpático e até parou em uma ponte desativada no meio da estrada para que avistássemos o “Mont Blanc” – não o relógio ou o perfume, mas o monte mesmo – que é a maior montanha dos Alpes e da União Europeia, com 4.808 metros.

Quando chegamos à pequena cidade francesa, foi só amor! Arquitetura medieval, lojas fofinhas, lindos canais cortando a cidade, flores belíssimas por todos os lados, comidas maravilhosas. Se pudesse, já falaria: daqui eu não saio, alguém traz meu marido porque é aqui que eu quero morar!

annecy-ruas

Parte medieval de Annecy. Foto: arquivo pessoal

annecy-franca-linda

Linda Annecy! Foto: arquivo pessoal

Para quem conhece Bruges, na Bélgica: é bem parecido. Mas acho que prefiro Annecy. O motivo? Bruges é mais frio e não tem o lago maravilhoso que Annecy tem.

annecy-instagram-1

Lago Annecy. Foto: arquivo pessoal

Nos dois dias que estivemos lá só fizemos duas coisas: andamos e comemos. Não há muito o que ver na cidade além dela mesma. Digo, a cidade já é a própria atração turística. Não só pela charmosíssima parte antiga, estilo medieval, mas também pelo modo como as pessoas levam a vida naquele lugar, vimos várias coisas curiosas, exploramos vários cantinhos da cidade e ficamos muito tempo fazendo turismo do tipo “ócio contemplativo” – excelente!

annecy-turismo

Turistando em Annecy, França. Foto: arquivo pessoal

annecy-franca-canais

Canais de Annecy. Foto: arquivo pessoal

annecy-canais

Uma cidade encantadora nos mínimos detalhes. Foto: arquivo pessoal

E quanto à comida… Ah, essa ficará para sempre na memória: foi divina! Tudo que comemos, em todos os lugares, estava ótimo! Apesar de a cidade atrair bastante turistas, não senti que isso prejudicou a qualidade do que serviam, o que, infelizmente, acontece em várias cidades do mundo, inclusive Paris.

Os preços eram razoáveis. Para quem estava vindo de Genebra, como nós, não havia comparação. Me lembro que as porções eram fartas, a qualidade inquestionável e o preço, justo. Ah, vale uma observação aqui: queríamos muito ter ido a um restaurante bem conceituado pelo TripAdvisor à época (não vou lembrar do nome agora), mas não fizemos reserva e acabamos não conseguindo jantar lá. Se você deseja ir a um restaurante específico e vai ficar poucos dias na cidade, acho que vale a pena reservar.

Brasileiros sabem: aonde quer que se vá, iremos escutar português e encontrar compatriotas explorando esse mundão. Em Annecy não foi diferente, também achamos uma brasileira lá. Estávamos tirando foto nos canais, quando uma moça chegou até nós, atraída pela nossa conversa em seu idioma materno. Trocamos umas palavras e ela me disse que estava ali por algumas semanas, fazendo um curso de francês. Achei a ideia genial e já voltei para Madrid falando para o marido: “um dia, faremos um curso de francês em Annecy, no inverno, e comeremos fondue e raclette todos os dias”. Ainda me parece uma excelente ideia. Annecy, já posso voltar?

annecy-franca-ruas

Annecy, França. Foto: arquivo pessoal

annecy-instagram-3

Annecy, França. Foto: arquivo pessoal

E deixamos essa cidade encantadora com uma vontade imensa de voltar. Ah, para voltar para a Suíça, de onde saía o nosso voo, pegamos um ônibus na rodoviária (Gare SNCF d’Annecy ) que nos levou diretamente ao aeroporto de Genebra. Super tranquilo, fácil e prático – também não foi caro, se bem me lembro.

Para quem estiver pela região, vale muito a pena a visita. Sério mesmo, confiem em mim! A viagem pode ser combinada com a Suíça, ou com outras cidades francesas, como Lyon ou Chamonix, nos Alpes. Seja no verão ou no inverno, tenho certeza que será uma experiência deliciosa. Aproveitem!

annecy-viagem

Com minhas queridas companheiras de viagem, Jerusa e Elza, após um delicioso jantar em Annecy. Foto: arquivo pessoal

 

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Amanda março 22, 2018

    vim para o blog atrás de dicas da Espanha, e achei este post sobre Annecy… estive lá ano passado e posso atestar: é o meu lugar no mundo e sem sombra de dúvidas o destino mais subestimado da França!

    • Pollyane
      Pollyane abril 9, 2018

      Que bom que você conhece e gosta também, Amanda! Quero muito voltar lá! Beijo grande

  • Claúdia Moreira setembro 18, 2017

    Também amamos Annecy, visitamos saindo de Lyon com uma brasileira que trabalha com turismo. Uma primeira vez fomos passar o dia e este ano voltamos para ficar dois dias na região.
    Quem precisar ela chama Pricilla da Gimtravel, acho que o site é esse nome mesmo. Muito bacana!
    Claúdia e Renato Goes

    • Pollyane
      Pollyane setembro 19, 2017

      Oi Claudia! Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico feliz que também tenha gostado de Annecy e tenha tido a oportunidade de voltar nessa cidade fofa! Obrigada pela dica da profissional de turismo 😀 Beijo grande

  • NiKi Verdot julho 10, 2017

    Também fiquei completamente apaixonada por essa gracinha de cidade. Fiz um bate e volta apenas, mas não vejo a hora de voltar e passar mais um ou dois dias por lá. E nossa.. Eu achei que tivesse dado sorte com um dia quente e tals, mas você pegou um dia MUITO lindo. As fotos ficaram incríveis!

    • Pollyane
      Pollyane julho 10, 2017

      Oi Niki! Muito obrigada… Olha, na época eu nem tinha blog e tirei a maioria das fotos do celular mesmo, mas ainda bem que a cidade é tão linda e o dia estava tão perfeito que ajudaram na composição! hehe Bom, se vc tem oportunidade de voltar, não pense duas vezes! E, aliás, se for no inverno, me avisa para eu conferir as fotos? Quero saber qual seria o charme da cidade em outra estação 😉 Beijo grande e obrigada pela visita!

  • Katarina Holanda novembro 21, 2016

    Que lugar lindooo! <33 Legal saber que o BlaBlaCar funciona bem por lá!

  • galerialeatoria novembro 20, 2016

    Que cidade incrível! Nunca ouvi falar, mas já me apaixonei. Imagina morar numa dessas casas com a varandinha para o rio? Deve ser um sonho. <3

    http://www.casaldasgerais.com.br

    • Pollyane

      Com certeza! Acho que mesmo que não seja na beira do rio, só de saber que há tanta coisa bonita na cidade, já seria maravilhoso! Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijo!

  • Lorraine Faria novembro 19, 2016

    Nossa, já fiquei apaixonada nesse lugar! Nunca tinha ouvido falar, mas a paisagem e esses docinhos já ganharam meu coração hahaha

    beeeijo :*

  • Juny novembro 19, 2016

    Que maravilhoso! Parece cenário de filme! <3
    Nunca tinha ouvido falar dessa cidade, mas pelo jeito qualquer lugar na Suiça é lindo!

    • Pollyane

      Oi Juny! Obrigada pela visita e pelo comentário! Então, Annecy fica na França, mas bem pertinho da Suíça – é uma região linda mesmo! Vale a visita 🙂 Beijo grande.

  • Rê Suzart novembro 19, 2016

    Adorei esse post (adoro todos, na verdade) e a dica da cidade! Nunca nem tinha ouvido falar! Já vou colocar na minha lista de desejos siiiiim! Ainda quero tentr ficar pro lado do Atlântico na temporada de França/2017, mas um passeio por Annecy não cairia nada mal! Beijocas mil! :*

    • Pollyane

      Oi Suzart! Obrigada pela visita e pelo comentário! Essa sua temporada na França/2017 vai ser um arraso, mas acho que se conseguir colocar Annecy no roteiro, será sen-sa-ci-o-nal! Vale muito a pena! Beijo grande.

  • Camila Lisboa novembro 19, 2016

    Nunca tinha ouvido falar =o e que charme de cidade!! As fotos ficaram MARAVILHOSAS e dá vontade de ir conhecer agora!

  • Pollyane

    Oi Flávia! Obrigada pela visita e pelo comentário. Menina, vai mesmo! Tá esperando o que? HAHA. Vale a pena demais, especialmente pq vc já vai ter onde ficar. Aproveite! Beijo grande.

  • Gabi novembro 17, 2016

    Já quero! É perto daqui, a cidade parece um encanto, e eu adoro andar por andar, sem precisar me preocupar em “fazer coisas”. Estando aqui na Suíça, é tudo tão caro. A gente ouve falar de algum lugar em que se come bem por preço justo e já quer comprar passagem haha. Anotadíssima a dica! (ps há alguns meses amigos bem usando o blablacar no Brasil, e todo mundo super recomenda). Bjo

    • Pollyane

      Nossa, Gabi, vai MESMO! Eu sou suspeita, mas acho que não tem erro! hahaha. Vai e me conta, por favor? Quero ver como está essa cidade depois de 2 anos <3 Beijo grande e obrigada pela visita!