Eu não fazia ideia que Bali tinha uma forte tradição em esculturas de madeira, jóias em prata e tecidos, que eles chamam de “Batik”, mas foi só chegar lá e ver as centenas de lojas dessas atividades espalhadas por toda a ilha. Não demorou muito e os nossos motoristas nos ofereceram fazer uma paradinha nesses lugares para aprender mais sobre o lado “handmade”, ou feito à mão, de Bali, além de gastar um dinheirinho lá comprando umas coisinhas. Praticamente inevitável, né?

Artesanato em madeira em Bali

As peças de madeira produzidas pelos balineses são realmente impressionantes! São móveis e peças de decoração que chocam pelo tamanho e detalhamento. Eu nem sou expert em carpintaria, mas consegui perceber a minuciosidade do trabalho, além, é claro, de ter a minha opinião como consumidora: era mesmo bonito e dava vontade de levar tudo para casa!

Visitamos uma loja de peças de madeira, acompanhamos o trabalho feito lá na hora e ficamos babando nas peças. A maioria era imensa e inviável de trazer para casa. Porém, na nossa última noite em Bali, a que reservamos para ficar perto do aeroporto e acabamos visitando um shopping da região, fizemos algumas compras de peças de madeira produzidas na ilha. Agora, na minha sala, tem uma estátua de Rama e Sita, personagens da mitologia hindu, made in Bali!

artesanato bali

Artesãos de Bali. Foto: arquivo pessoal

madeira bali

Loja de artigos de madeira em Bali. Foto: arquivo pessoal

estátua madeira bali

Marido censurou a estátua. Foto: arquivo pessoal

homem de madeira estátua

Mesa de 5 apoios balinesa. Foto: arquivo pessoal

madeira em bali

Itens de madeira em shopping em Kuta. Foto: arquivo pessoal

Jóias em Prata

Bali tem tradição em fabricar jóias em prata. O trabalho dos artesãos locais é admirado no mundo inteiro por causa do estilo das peças (mais arrojado), com muitos detalhes. Nós visitamos uma fábrica de jóias em prata enquanto estávamos em Bali e conferimos de perto todo o processo de preparo do metal até a etapa final, em que o artesão finaliza a peça. É um trabalho imenso e super detalhista. Tanto trabalho se reflete no preço das peças, muito caras, na minha opinião.

Já comprei peças em prata no Brasil e me lembro que não era tão caro. Sei que todo o trabalho deve ser considerado, mas mesmo assim estava muito caro. Era nítido que estávamos sendo explorados por sermos turistas. Como nem gostamos taaaaanto assim de nada, e os preços não estavam para brincadeira, não trouxemos nada. Se você deseja comprar algo, recomendo que faça buscas pela internet com antecedência, assim já pode ir nos lugares menos turísticos e que tenham melhores preços. De todo jeito, não se esqueça, é preciso negociar!

Produção de jóias em prata em Bali.

Produção de jóias em prata em Bali. Foto: arquivo pessoal

Produção de jóias em prata em Bali

Produção de jóias em prata em Bali. Foto: arquivo pessoal

Tecidos Batik

Batik é uma técnica de tingimento em tecido artesanal, originária da ilha de Java, também na Indonésia. Você verá Batik por todos os lados: nas roupas dos balineses, nos templos hindus e em várias lojas da ilha. Da mesma forma que os dois itens artesanais citados antes, a madeira e a prata, também fomos levados a um lugar para observar a confecção do Batik e, claro, com uma lojinha no final onde poderíamos adquirir algo.

Tecidos são bem mais fáceis de serem transportados e eu confesso que não resisto a um “paninho bonitinho” para guardar na gaveta e ficar com dó de usar em casa. Acabamos comprando algumas coisas, que eu gostei muito e achei que o preço valeu a pena. De fato, os tecidos vendidos lá, seja utilizando a técnica Batik ou não, são únicos! Se você também gosta de paninhos, vale a pena levar para casa. Ah, e não é só tecidos para casa que você encontrará: há muitas roupas para todos os sexos e idades, cangas e tecidos para outros usos também.

Produção de tecido batik em Bali.

Produção de tecido batik em Bali. Foto: arquivo pessoal

Produção de tecido batik em Bali

Produção de tecido batik em Bali. Foto: arquivo pessoal

Produção de tecido batik em Bali

Produção de tecido batik em Bali. Foto: arquivo pessoal

Produção de tecido batik em Bali.

Produção de tecido batik em Bali. Foto: arquivo pessoal

***

E aí, vocês sabiam dessas tradições artesanais de Bali? Qual gostaram mais? Eu juro que, se pudesse, mobiliaria minha casa com os móveis de lá! E teria umas estátuas gigantes também (haja dinheiro e espaço…). Quanto à prata, se no meu quintal – que nem existe, porque moro em apartamento -, tivesse um pé de dinheiro, teria comprado brinco para todo mundo! Já o batik, realizei o meu desejo e comprei o paninho que queria <3

Vale lembrar que qualquer item desse é um ótimo souvenir de Bali. Eu levei uma mini estátua de madeira para uma amiga, com um significado super especial, e ela me mostrou uma foto dela na sala de sua casa. Meu sogro também adorou a camisa de batik que levamos para ele e já usou na mesma semana!

Se quiser conhecer estabelecimentos que façam esse tipo de arte, é só pedir a qualquer motorista ou taxista para te levar! Há vários perto de Ubud ou de Kuta. Só não se esqueça: independente da sua escolha, não esqueça de negociar muuuuito o preço de cada item. Boa sorte e muita paciência!

Beijo grande e até os próximos posts da Indonésia!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Paula Abud julho 26, 2017

    Eu sou a louca do artesanato e das bijous, jóias rsrs, adoro visitar tudo quanto é lojinha quando estamos viajando, sempre trago uma lembrancinha pra me recordar de onde estivemos.
    Adorei as esculturas em madeira, super criativas, mas a mesa kkkk um tanto quanto excêntrica.
    Faria um arrombo no meu orçamento quando chegasse até as pratas.
    Adorei!!

  • Juliana Moreti julho 21, 2017

    Que interessante ver os artesãos de Bali moldurando suas peças! Acho esse trabalho incrìvel (eu tenho um lado artesão – rsrsrsrs).
    Agora, eu ri daquela mesa de 5 apoios!
    hahahahaha
    Teu marido não quis censurar?
    😉

    • Pollyane
      Pollyane julho 24, 2017

      Meu marido não viu a mesa, tampouco a fotografia, Juliana, por isso consegui! hahaha Mas sim, os artesanatos de Bali são muito lindos e já que vc tem a veia artística, vai se impressionar ainda mais. Obrigada pela visita!