Texto publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, onde faço uma colaboração mensal como colunista de Abu Dhabi.

***

Você já pensou ter que tirar novamente sua carteira de habilitação? Ter que fazer a prova teórica, pegar aulas práticas e sentir de novo aquela ansiedade antes da temida prova de direção? Pois é, se você é brasileiro, está de mudança para os Emirados Árabes e pretende dirigir por aqui, terá que percorrer todo esse caminho de novo.

O processo para obter a permissão para dirigir em Abu Dhabi é tão complicado quanto no Brasil. São vários passos, custa caro e nem sempre os motoristas experientes são aprovados. Portanto, vale a pena ler este artigo com atenção e realmente estudar para a prova teórica e se preparar adequadamente para a prática. Afinal, já é embaraçoso o suficiente ter que passar por todo esse processo de novo, imagine então se você é reprovado?

O passo a passo que irei descrever neste artigo é destinado aos brasileiros, maiores de 18 anos, que não possuem carteira de habilitação de outros países. Se você possui nacionalidade/habilitação dos seguintes países, não precisará seguir todos esses passos: países do Golfo Pérsico, Austrália, Áustria, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Noruega, Estados Unidos, Japão, Grécia, Itália, Irlanda, Inglaterra, Bélgica, Polônia, Turquia, África do Sul, Suíça, França, Finlândia, Canadá, Coréia do Sul, Nova Zelândia e Holanda.

Se você é brasileiro e reside em Abu Dhabi (já possui o visto e está tudo nos conformes), os passos para conseguir a sua habilitação para dirigir nos Emirados Árabes são os seguintes:

Abrir o processo

Para abrir o seu processo, você precisará ir ao Emirates Driving Company (EDC), localizado em Mussafah. Leve o seu passaporte, Emirates ID, duas fotos, cópia do seu visto, carta de não objeção do seu “sponsor”, entre outros (sempre confira os documentos necessários diretamente com a EDC). Com isso, você poderá se inscrever para um curso de condução teórica. O curso teórico custa 830 AED. A prova teórica custa 50 AED. Pague as taxas e guarde os recibos.

Dica: se você já possui carteira de habilitação brasileira, já providencie a tradução da mesma para árabe.

Aulas e prova teórica

As aulas teóricas (duração de 2h para quem já tem habilitação de outro país) serão ministradas pela EDC e conterão 8 lições:

Lição 1: Regras de trânsito e sinalização rodoviária
Lição 2: Dentro dos limites da cidade
Lição 3: Fora dos limites da cidade
Lição 4: Condução em condições difíceis
Lição 5: Situações críticas
Lição 6: Comportamento de condução e modos na condução
Lição 7: Conhecimento do veículo
Lição 8: Segurança

A prova teórica poderá ser feita escrita, em inglês, ou oral, em português, com um instrutor. Se você não sabe inglês, ou não sente confiança em fazer a prova escrita nessa língua, poderá optar por fazê-la oralmente em português. Essa é a maneira que a maioria dos brasileiros escolhe fazer. O instrutor, que é árabe, não sabe português, mas compreende o significado das placas na nossa língua. Apesar disso, as aulas teóricas serão em inglês e você terá que lembrar o nome das placas também nessa língua, pois não é garantido que o instrutor vá aceitar as respostas em português.

Ao final da prova teórica, você já é informado se foi aprovado ou não, e passará ao próximo passo, que é pegar no volante de verdade!

Aulas práticas de direção

Caso você seja aprovado no teste teórico, receberá a permissão para treinamento prático, realizadas dentro do circuito da escola. O número de aulas a serem cumpridas nesse circuito varia de acordo com o aluno e é, em geral: 30h para iniciantes, 20h para intermediários e 10h para avançados. Essas aulas são para, literalmente, ensinar o aluno a dirigir, por isso, são feitas no circuito da escola, um local fechado e seguro.

Observação: você precisará obrigatoriamente fazer essas aulas internas caso não tenha nenhuma carteira de habilitação (nem brasileira, nem de outra nacionalidade).

Após a conclusão dessas aulas internas, o aluno passará a ter treinamento na rua, onde ele poderá contratar qualquer instituto privado de condução em Abu Dhabi. Geralmente, as pessoas buscam instrutores indicados por outras pessoas. Esse instrutor irá lhe treinar para fazer a prova prática. Assim como no Brasil (pelo menos na minha época foi assim), ele irá te passar “dicas e macetes” para que você seja aprovado no exame prático.

Se você já tem a habilitação do Brasil, ou de outros países, não será obrigado a fazer essas aulas práticas. Porém, todos optam por pegar pelo menos algumas horas de aula, justamente para aprenderem as regras daqui do país, que algumas vezes são diferentes. No caso dessas aulas práticas, o pagamento deverá ser feito diretamente ao instrutor, ao final de cada aula realizada.

Prova prática de direção

Uma vez que você esteja pronto para fazer a prova prática de direção, seu instrutor irá lhe entregar um “certificado de aptidão”, que você deve apresentar para a EDC para agendar o seu teste prático.

No dia do teste, uma taxa de 50 AED deve ser paga e a prova prática será feita na rua. Verdade seja dita: muita gente é reprovada no teste. Portanto, atenção!

Depois de passar na prova prática, você deve levar o seu certificado para o Abu Dhabi Drivers License Department em Mushrif, como prova de sua conclusão e para pedir a sua habilitação.

Foto: Unsplash

Escolhendo o caminho mais rápido

Todo esse processo para obter a sua carteira de habilitação dura meses. Como a maioria dos residentes expatriados precisam passar por esse processo para obter a sua autorização para conduzir, as filas de espera são enormes. A esse fator, adicione o fato de que Abu Dhabi é uma cidade com transporte público precário, então todos precisam de carros para se locomover – e dirigir sem habilitação não é uma opção.

Se você tem pressa em obter a sua habilitação, poderá pagar a mais e optar pelo processo VIP, que é intermediado por uma agência, que além de lhe indicar o passo a passo, irá fazer todos os agendamentos necessários, e você “cortará” as filas. Uma amiga, que optou por esse caminho, adiantou em 2 meses a sua prova prática. Logo, vale a pena.

Turistas podem dirigir no país?

Sim. Nos Emirados Árabes, turistas que quiserem conduzir durante a sua estadia no país, são autorizados a dirigir carros alugados, desde que tenham uma carteira de habilitação válida, bem como uma carteira de condução internacional emitida no seu país.

Fonte: Governo de Abu Dhabi

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] todo o processo, teórico e prático, para obter a carteira de motorista aqui. Nós já temos um post explicando o passo a passo e, como leva tempo até ter a sua bendita carteira em mãos, aconselho a começar o quanto […]

  • Malu fevereiro 5, 2017

    Estávamos agora mesmo comentando sobre CNH aqui em casa. Chegou ontem um amigo do Caco de mudança, já enviei o link do blog pra ele Merci

    • Pollyane
      Pollyane fevereiro 7, 2017

      Que bacana, Malu! Tomara que o ajude 😉 Beijo grande.