Trecho do texto publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, onde faço uma colaboração mensal como colunista de Abu Dhabi.

***

Quando me mudei para Abu Dhabi, tive que aprender a lidar com um calendário completamente novo, o calendário dos Emirados Árabes.  A partir daquela data, Páscoa, Corpus Christi e feriados de santos já não fariam parte do meu dia a dia. Em contrapartida, agora sei quais são as datas comemorativas dos seguidores dessa religião e até quando é feita a peregrinação a Meca! Mudar de país definitivamente mexe com vários aspectos do seu cotidiano, muito mais do que você pode imaginar.

Em Abu Dhabi tem Natal? E Páscoa?

Os feriados cristãos são sim, “lembrados” nos Emirados Árabes, mas não podemos dizer que são “comemorados”. Jesus é considerado um profeta pelo Islamismo e, por isso, há uma tolerância em relação aos fatos de sua vida, bem como as festividades atuais. Porém, essas datas não fazem parte do calendário seguido pelo país. Isso quer dizer que a Semana Santa, para os cristãos, por exemplo, é apenas uma semana comum por aqui, sem feriados ou ritos em público.

Como há igrejas cristãs em Abu Dhabi (e também em Dubai), toda e qualquer comemoração se restringe a esses espaços, de maneira discreta. Nada te impede de celebrar essas datas dentro do seu lar, mas não se esqueça que manifestações públicas ligadas à religião não são permitidas no país (leia mais sobre censura neste artigo). Também não espere que o “espírito natalino” envolva a cidade com suas melodias sobre o nascimento do menino Jesus.

A Juliana fez um artigo sobre o Natal em Dubai, que apesar de ser do mesmo país que Abu Dhabi, é um lugar muito mais aberto para outras culturas.Apesar de o comércio se aproveitar dessas datas, é muito nítido que é apenas uma forma de alimentar o consumismo.

feriados muçulmanos

Fonte: Pixabay

Sem feriados cristãos e com feriados muçulmanos

Como expliquei antes, os feriados cristãos não fazem parte do calendário dos Emirados Árabes. Isso quer dizer que os dias serão “comuns”, sem feriados, sem festividades especiais. […]

***

Quer ler mais? Então clique aqui e veja o conteúdo completo no site Brasileiras pelo Mundo!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress