Sabemos que o assunto custo de vida não é novo aqui no blog. Inclusive, já temos 2 textos publicados no Brasileiras pelo Mundo aqui e aqui e vários outros artigos onde comento sobre o tópico. Porém, como as dúvidas continuam chegando na minha caixa de email, quis trazer o tema novamente e apresentar a vocês (para quem ainda não conhece) alguns sites onde podemos pesquisar sobre o custo de vida, não só em Abu Dhabi como também no resto do mundo.

custo de vida em abu dhabi custo de vida em dubai

Fonte: Pixabay

Expat.com, fóruns e blogs de expatriados

O site expat.com é uma plataforma dedicada a expatriados, segundo o próprio site: ” Expat.com é um projeto realizado por expatriados, para expatriados. A nossa ambição é ajudar quem gostaria de viver ou quem já vive no estrangeiro“. Nele, podemos encontrar fóruns, ofertas de emprego, blogs de expatriados (inclusive o nosso também está registrado lá) e, inclusive, alguns tópicos sobre o custo de vida. Não é exatamente o lugar onde você sanará todas as suas dúvidas a respeito do assunto, mas já pode ser um ajuda inicial.

Entrar em contato com outros expatriados que morem no lugar para onde quer ir é um excelente passo. Se eles tiverem a mesma nacionalidade que a sua, melhor ainda, pois terão os olhos treinados para as coisas que você também valoriza mais. Nós, brasileiros expatriados em Abu Dhabi, temos um grupo no Facebook onde nos ajudamos muito e, eventualmente, também ajudamos aos que estão para se mudar para cá. Mas atenção: só busque ajuda na comunidade caso a sua vinda esteja praticamente certa e vá com questões específicas sobre o que você quer saber; ler a pergunta de alguém que não teve o trabalho de pesquisar na internet e no próprio grupo as dúvidas que tem é muito chato. Pode perguntar, mas pesquise antes, sempre.

Numbeo: índices de custo de vida

O Numbeo é um site de dados diversos de centenas de cidades pelo mundo. Nesse site é possível saber sobre custo e qualidade de vida, taxas de crime, preços de propriedades, saúde e vários outros aspectos que pesquisamos antes de nos mudar para um lugar. Os dados e pesquisas divulgados no site são livres de influências governamentais, o que, bem sabemos, podem alterar as informações a seu gosto, prejudicando a imparcialidade.

O site apresenta uma lista longa de itens e seus respectivos valores aqui em Abu Dhabi. Além disso, ele calcula um índice que pode ser mais facilmente comparável entre as cidades. Por exemplo: o índice de custo de vida (incluindo aluguel) de Abu Dhabi é 66.21; o mesmo índice de São Paulo é 41.14; de Brasília é 37.40; de Recife é 35.99. Você também pode comparar outros índices isolados, como aluguel, alimentação, restaurantes e outros.

custo de vida em abu dhabi

Custo de vida em Abu Dhabi. Fonte: Numbeo

Isso demonstra que tão importante quanto saber sobre o custo de vida de um lugar é saber PARA ONDE vai boa parte do nosso salário na cidade. Há lugares em que o transporte é muito caro, outros não. Há lugares em que o aluguel é muito alto, mas a empresa vai cobrir esse gasto, então ele pode ser excluído da análise. Para quem tem filhos, os custos com educação também não devem ser ignorados. Abu Dhabi, por exemplo, oferece dezenas de escolas internacionais, mas o preço a se pagar por elas é altíssimo (veja mais aqui).

Para acessar as informações gerais sobre o custo de vida em Abu Dhabi, clique aqui.

Para ver especificamente sobre o aluguel, clique aqui.

Expatistan: compara custos de vida

Outro site que também utiliza um índice de custo de vida é o Expatisan.com. Esse foi o último que descobri e é o que tenho utilizado mais. Ele também apresenta uma lista detalhada de produtos e serviços com seus respectivos preços. O de Abu Dhabi você pode ver aqui. Mas o que achei mais interessante desse site é a possibilidade de comparar 2 cidades com muita facilidade.

Abu Dhabi e São Paulo podem ser comparadas aqui, por exemplo. Nesse caso, temos que AD é 24% mais cara que SP, e que o único item em que AD é mais barata é em relação aos transportes (difícil mesmo competir com o valor do petróleo aqui). Abaixo, o mapa mostrando o índice do custo de vida de Abu Dhabi, 200, e o de São Paulo, 161.

custo de vida comparativo brasil e emirados árabes

Fonte: Expatistan

***

Bom, é dessa forma que pesquiso sobre o custo de vida de cidades que vou visitar ou possivelmente morar um dia. Buscar em blogs e fóruns de expatriados e sites que calculam índices de custos de vida (como os dois citados nesse artigo), podem te dar boas informações sobre o custo de se morar em determinado local. A possibilidade de se comparar com cidades que você já conhece o custo de vida também ajuda muito.

Apesar dessa quantidade de informações, as pessoas ainda se sentem muito inseguras em se mudar para cá, pois sabem do alto custo de vida. A dúvida reside basicamente na incerteza se o salário proposto será suficiente, ou se viverão bem e conseguirão fazer um pé de meia no final do mês. Felizmente, os salários oferecidos a ocidentais costumam ser, sim, suficientes para se morar bem aqui. Te dizer se o seu salário dará ou não para viver é algo muito pessoal, pois não há como saber o estilo de vida que você pretende levar. Além disso, cada empresa oferece benefícios específicos e que devem ser colocados na balança, especialmente aluguel e custos com a educação dos filhos.

Espero que esses sites possam te ajudar e, no mais, em relação a Abu Dhabi, estaremos aqui para responder eventuais dúvidas nos comentários. Até a próxima!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress