E aí você vem para os Emirados Árabes, passeia por Dubai, Abu Dhabi, Al Ain, pelo deserto, anda a camelo, passeia de barco, ufa! Você adorou a sua viagem e queria que sua família inteira e seus amigos estivessem com você… Mas… eles não estão.

Então, como forma de dizer a eles o quanto a sua viagem foi boa e mostrar um pouco das coisas que viu por aqui, você deseja levar umas “lembrancinhas” da terra dos sheikhs. Mas daí bate a dúvida: o que levar? Bom, eu, que já moro aqui, juntando a minha experiência própria e a de amigos, fiz uma lista com souvenires que você pode levar para casa e que farão o maior sucesso! Vejam só:

Ataque pelos sentidos:

  • Tâmaras

A tâmara é um dos símbolos mais genuínos do mundo árabe! Além de ser um importante item da cultura e história desse povo, elas são deliciosas e um excelente presente para qualquer pessoa, de qualquer idade! Mas, tome cuidado, há mais de 100 variedades de tâmaras e nem todas são tão boas assim. O ideal é visitar um mercado local e provar os diferentes tipos antes de montar a sua “caixinha de presentes”. Aqui em Abu Dhabi, recomendo o “The Market” do Mushrif Mall. Se não quiser errar, escolha as que são recheadas com amêndoas e cobertas com chocolate. Hmmm

  • Especiarias

Outra representante típica da cultura árabe são as especiarias. Se você gosta de cozinhar, certamente tem que levar umas amostras para casa. Ou, se a pessoa que você deseja presentear também gosta, acho que ela vai adorar um mimo desse. Nos Souqs (mercados tradicionais), há dezenas de opções de especiarias árabes. Um dos mais conhecidos é o Zaatar, uma mistura que pode conter tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre, sal, coentro, cominho…

especiarias árabes old souq dubai

Especiarias árabes no old souq de Dubai. Foto: arquivo pessoal

  • Incenso e Perfume

Assim que você pisar nos Emirados Árabes, começará a sentir o cheiro forte dos incensos e perfumes locais, seja nas pessoas ou nos shoppings, onde eles ficam queimando amostras nas lojas. As lojas de perfumes árabes e incensos (incensos para eles também são como perfumes) são belíssimas e eu te convido a entrar e explorar esse mundo completamente diferente do que conhecemos. Os cheiros são bem mais fortes do que estamos acostumados, então se você conhece alguém que tenha esse gosto, vale a pena levar!

  • Chocolates de leite de camela

Um presente inusitado, mas com grandes chances de agradar, é o chocolate feito a partir de leite de camela. Em Abu Dhabi, você também encontra no Souq do World Trade Center. Vou confessar que ainda não provei, mas já ouvi falar coisas boas a respeito dele.

chocolate leite camelo camela

Chocolates com leite de camela no Souq do WTC em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Derreta o coração:

  • Camelos de pelúcia

Aos colecionadores de pelúcias ou crianças, você pode levar um camelinho de pelúcia, que aqui é vendido em qualquer lugar! Há de diferentes tamanhos e modelos. São fofíssimos!

souvenires dubai

Camelinhos de pelúcia nas cores da bandeira dos Emirados Árabes no Souq Madinat Jumeirah, Dubai. Foto: arquivo pessoal

  • Bibelôs de camelos

Se você gosta da ideia de presentear com algo de camelo, mas não tem espaço para algo grande na mala, pode levar um bibelô! Avós costumam adorar esse presente, e tem alguns realmente muito fofos, que o dorso se abre e vira um pequeno compartimento.

loja souvenir abu dhabi

Loja de souvenires no Souq do WTC em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Ganhe pela sofisticação:

  • Baralhos de ouro

Baralhos são meus presentes oficiais quando vou ao Brasil. Por aqui, encontramos em “ouro” ou “prata”. Todos com certificado da garantia do ouro. Quem acredita, acredita. De todo jeito, o baralho é muito lindo, resistente e bom para jogar! Há vários desenhos e você pode escolher entre os pontos turísticos de Abu Dhabi ou Dubai para enfeitar o baralho. Todo mundo que já presentei com um adorou e é sucesso garantido, pode comprar!

  • Ouro

Falando em ouro, que tal levar ouro (de verdade mesmo) a alguém muito especial? Você pode ir no mercado do ouro e negociar uma bela peça, que pode sair com um ótimo preço, a depender da sua capacidade de barganhar. Eu garanto que quem ganhar esse presente vai gostar demais! Uma ideia, para ficar ainda mais típico, é dar a inicial ou o nome da pessoa em árabe em um pingente ou pulseira em ouro. Demais, né? No próprio mercado do ouro eles saberão traduzir o nome para a escrita árabe, ou, se você quiser, pode ir no Google Tradutor que ele também dá conta do recado! Veja aqui nossa experiência no mercado do ouro de Abu Dhabi.

mercado do ouro dubai

Vitrine “básica” do mercado do ouro de Dubai. Foto: arquivo pessoal

  • Pérola

Esse item também super valioso e especial deve ser entregue à pessoa querida juntamente com a história que a representa. Por muitos anos, as pérolas foram a principal fonte de renda do país, antes mesmo da descoberta do petróleo. Sobre o assunto, já fiz um artigo que vocês podem conferir aqui. Portanto, levar uma pérola de Abu Dhabi é um presente meigo, encantador e cheio de valor histórico! Nos mercados de ouro e várias joalherias da cidade você não terá problemas em encontrar pérolas. Uma dica é, em Dubai, no Souk Madinat Jumeirah, a lojinha Pearl in Oyster, onde você pode pescar uma ostra e ficar com a pérola que há dentro dela! Legal, né?

Seja original:

  • Kandura e abaya

Kandura e abaya são as roupas típicas dos árabes dos Emirados. Sendo a kandura a túnica branca usada pelos homens e a abaya a túnica (geralmente preta, mas pode ser colorida e cheia de bordados) usada pelas mulheres. Em Abu Dhabi, é super fácil encontrar lojas que vendam essas vestimentas e há quem ache interessante usar, ou comprar para presentear. Certamente é um presente muito original e único! Se você conhece alguém que gosta de roupas “diferentes”, vale a pena levar.

abaya kandura muçulmanos vestem

Abayas e kandura no old souq de Dubai. Foto: arquivo pessoal

  • Pashminas

Levar pashminas como presente não é exatamente original, mas é uma escolha certa! Para quem não sabe do que se trata, são lenços ou véus que podem ser usados de diferentes formas, desde cobrindo a cabeça, os ombros ou como um cachecol leve. Nos souqs, há uma infinidade de pashminas de diferentes materiais, estampas, cores e preços! Eu sempre levo alguns na mala para presentear, porque até hoje não conheci mulher que não goste de ganhar uma peça tão curinga. Se você quer levar alguns presentes extras para o caso de ter se esquecido de alguém, a pashmina é uma ótima opção, pois não precisa de “tamanho” certo e não ocupa espaço na mala.

  • Tapete

Ainda nos souqs, ou no próprio mercado de tapetes de Abu Dhabi, você vai ficar maravilhado com os lindos tapetes que são vendidos por aqui. Apesar de a tradição de tapeçaria ser da Pérsia, e não dos árabes, esses últimos a utilizam bastante e consequentemente há muita oferta por aqui. Os preços variam muito e, mais uma vez, vai exigir a sua paciência e habilidade em negociar. De todo jeito, o preço é muito melhor que no Brasil e vale a pena colocar na mala (se for pequeno) ou dar um jeito de despachar para lá.

  • Jogo de chá

Os árabes têm o costume de tomar chás e os utensílios que eles utilizam são diferentes do que vemos no Brasil. O próprio formato da xícara se difere e, se você quiser algo mais típico, escolha com bastante detalhes e muito dourado! O bule também costuma ser uma atração à parte, com cores metálicas chamativas e, quem sabe, até umas pedrarias como enfeite. Vai do gosto do cliente e da pessoa que você quiser presentear. Também nos souqs, ou em lojas especializadas, há vários jogos de chás que já vêm na caixinha prontinha para levar na mala. Se for do seu gosto, vale a pena dar uma conferida.

  • Peças com osso de camelo

Diferente, meio macabro e certamente muito original, há várias peças decorativas aqui com ossos de camelo. O pobre bicho é intensamente utilizando enquanto vivo e, depois de morto, aproveita-se quase tudo! Se achar que alguém vai gostar de ganhar algo assim, procure por esse tipo de peça também nos souqs.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Natácia novembro 1, 2017

    Polly, você já viu pessoas vestindo as peças das fotos da “Vitrine “básica” do mercado do ouro de Dubai?

    • Pollyane
      Pollyane novembro 1, 2017

      Não… elas só usam em ocasiões especiais tradicionais, e como eu nunca fui a uma…