De vez em quando recebo e-mails de leitores que desejam esclarecer suas dúvidas sobre moradia, salário, custo de vida etc. Recentemente, porém, recebi um e-mail diferente, onde a leitora me disse mais ou menos isso aqui:

“Oi Polly, […]
Tenho uma filha que tem 7 anos vamos para  Dubai e Abu Dhabi nas próximas férias. Compramos a passagem e vamos dia 5 de jan ao dia 27 de jan. Estou maluquinha aqui para dividir os dias. [..] Qual é a melhor área para ficarmos? Como é o tempo? Vc indica algum passeio bacana ou alguma cidade interessante aí por perto? Me disseram que a agua é bem gelada. […]  Aqui em casa meu marido, minha filha e eu adoramos uma praia!” 

Combinei com a leitora que responderia às dúvidas dela em forma de post, pois assim outras pessoas poderiam se beneficiar das respostas.

20151202_154318-copy

Corniche, em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Primeiramente, os Emirados Árabes é um excelente lugar para viajar com crianças, de todas as idades. O país é muito seguro, há inúmeras opções de bons hotéis e com estrutura para os pequenos, além de atrações turísticas que eles vão adorar curtir! A cultura do país é muito voltada para a família; logo, seus filhos, por mais “arteiros” que sejam, serão bem-vindos em todos os lugares.

A época do ano escolhida pela leitora é uma das melhores. Nesse período, o clima é muito agradável e chega a fazer um ventinho gelado à noite, especialmente à beira-mar ou no meio do deserto. Trazer uma jaquetinha (para adultos e crianças) e pashminas é uma ótima ideia.

Quanto à preocupação com a temperatura da água, confesso que não fui à praia nessa época do ano, mas estive em um parque aquático em Dubai (confiram aqui) e achei a temperatura da água agradável. Em alguns momentos senti frio, mas foi porque usei um maiô, que ficava molhado e “gelando o bucho” quando estava fora d’água. De qualquer forma, o sol raia praticamente todos os dias aqui, então a chance de sentir frio de verdade é mínima.

Abaixo, uma tabela com a média da temperatura da água do mar em Abu Dhabi ao longo do ano:

untitled

Gráfico mostrando as temperaturas médias (em ºC e ºF) da água do mar em Abu Dhabi ao longo dos meses do ano. Fonte: Sea Temperature

Vinte e dois dias no país são suficientes – especialmente se a pessoa quer um ritmo mais tranquilo (como a leitora advertiu). Há duas observações a se fazer aqui:

1º) Caso a pessoa queira, há possibilidade de arrumar “o que fazer” todos os dias sem deixar o país durante esse período;

2º) Como é bastante tempo, também é possível visitar Omã, o país vizinho, mas o viajante deve se atentar e solicitar visto de múltiplas entradas nos Emirados Árabes, senão não poderá retornar para cá caso deixe o país.

Se optar pelo primeiro caso, inclua Dubai, Abu Dhabi, Al Ain, Fujairah e algum resort no meio do deserto como hospedagem. O número de dias em cada lugar vai depender dos programas – e do ritmo – que a pessoa deseja seguir. Já fiz alguns posts sobre atividades de lazer, principalmente aqui em Abu Dhabi, mas a verdade é que ainda estou explorando o local e não possuo todas as informações sobre turismo na região (vale dar uma googlada sobre o assunto!).

img_2845-copy

Minha mãe não é mais criança, mas se divertiu como uma no aquário de Dubai. Foto: arquivo pessoal

Há outras opções alternativas, como se hospedar na ilha Sir Baniyas ou embarcar em um cruzeiro marítimo pela região. Fazer uma lista de todas as atividades de lazer disponíveis no país seria assunto para vários posts! Recomendo olhar os artigos que já escrevi aqui no blog ou conferir no Trip Advisor as atrações de cada cidade.

Sobre o melhor local para hospedagem em Abu Dhabi, eu diria que, pela enorme paixão que a leitora e sua família têm pelo mar, um hotel na praia seria a melhor opção. Há várias opções de hotéis com acesso à praia aqui em Abu Dhabi. Uma dica é colocar o filtro “praia” no booking.com e escolher o local que mais lhe agrada!

Não há um “melhor bairro” para turistas aqui na cidade, pois as atrações turísticas estão espalhadas e de qualquer jeito será necessário alugar um carro ou pegar táxi. Sendo assim, é mais tranquilo focar somente na qualidade do hotel mesmo.

img_0231-copy

O colorido e lúdico jardim dos milagres, em Dubai, é sucesso garantido entre os pequenos. Foto: arquivo pessoal

Sobre outros aspectos de viagens com crianças: caso ocorra qualquer emergência médica, há enorme disponibilidade de hospitais em Abu Dhabi e Dubai (não sei sobre as outras cidades, mas creio não ser diferente); todas as praias e piscinas do país têm salva-vidas a postos; há inúmeros restaurantes internacionais, de todos os tipos de cozinhas, que agradam tanto a adultos como crianças; há grandes e pequenos supermercados em vários pontos da cidade e até mesmo dentro de alguns hotéis; apesar de ser inverno, o clima é ameno e todos os locais são climatizados; e, finalmente, há crianças por todos os lados, se divertindo e fazendo todo tipo de atividade de lazer possível, não há com o que se preocupar!

Espero que façam uma boa viagem e levem boas lembranças daqui. Beijo grande a todos os leitores queridos e até a próxima 🙂

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Stella setembro 18, 2016

    Polly,
    Adorei o post 🙂
    Ficou show!
    Com certeza nos ajudou muito, super obrigada
    beijos
    Stella