Eu não sei quanto a você, mas toda vez que ouço falar sobre uma cidade nova, corro no mapa para ver onde fica. Acho legal saber quais as cidades/países que existem por perto, qual o ambiente natural das redondezas (bióloga, claro), qual é a “aparência” da cidade quando vista de cima etc.
Por favor, alguém também me diga que gosta de fazer isso, ou eu vou começar a achar que tenho problemas 🙁
E, como não podia ser diferente, quando soube da possibilidade de morar em Abu Dhabi, lá fui eu abrir uma nova aba no navegador, entrar no Google Maps e digitar na busca o nome da cidade. E eis o que eu encontrei:
Uhuu, finalmente vou morar em uma cidade litorânea!! (Goianos entenderão). Eita, pera, cadê as cidades vizinhas? E esse tanto de estrada indo de “nada” para “lugar nenhum”? E esses nomes estranhos, será que algum dia ficarei habituada a eles? Socorroooooo!
Abu Dhabi pode ser definida como um conjunto de ilhas de nomes estranhos cercada de deserto por quase todos os lados (Martins, 2015 – definição livre). É também a capital do país (já falei isso?) e é o maior Emirado dos Emirados. Deixa eu explicar melhor…
Os 7 Emirados
O país Emirados Árabes Unidos é formado por 7 emirados árabes unidos. Não é óbvio? São eles:
- Abu-Dhabi: é o maior deles, ocupando 87% da área total do país.
- Dubai
- Sharjah
- Ajman
- Umm Al Qaiwain
- Ras Al Khaimah
- Fujairah
Cada Emirado é governado por uma família e possui suas próprias tradições. O meu plano? Conhecer todos eles!
Teste: feche os olhos e tente repetir o nome de pelo menos 3 Emirados.
…
…
Não consegue? Nem eu…
O país possui área total de 83.600 km², o que equivale a quase ao dobro do Estado do Rio de Janeiro.
Sim, toda essa superfície que tem cor de areia é feita de… areia! Noventa e sete por cento da área total do país é de terras áridas ou deserto. Os Emirados possuem ainda 1.318 km de costa, entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã e faz fronteira arenosa terrestre com a Arábia Saudita, o Omã e o Qatar, sendo essa última uma área ainda em disputa territorial (xiiii…).
Todos esses países que já foram citados, mais o Bahrein, o Iêmen e o Kuwait formam a Península Arábica e serão meus vizinhos pelos próximos anos 🙂
Há ainda outras divisões geográficas ou geopolíticas, como o Oriente Médio, que corresponde à Península Arábica e outros países da Ásia e África. Como esse é um conceito que merece um pouco mais de atenção, inclusive pela instabilidade de suas fronteiras, vou deixar para um post a parte. Se alguém tiver sugestão de leitura sobre esse assunto, pode deixar aqui embaixo 😉
E por enquanto é isso, pessoal. Faltam 20 dias para embarcar… Friozinho na barriga (diferente da temperatura de lá, que tá batendo mais de 40ºC todos os dias)!!!