Abu Dhabi, e o mundo árabe, em geral, possuem regras desconhecidas e, muitas vezes, surpreendentes para nós. É por isso que eu sempre bato na tecla que precisamos conhecer o lugar que moramos, entender bem as suas leis (e punições) para que não cometamos nenhuma gafe, ou mesmo crime. Uma forma eficiente de fazer isso é acompanhar os jornais locais e as redes sociais desses veículos de comunicação no país.

Dias atrás, vi uma notícia no The National (o maior jornal em inglês de Abu Dhabi) bem “inusitada”: Quase 200 pessoas foram multadas em Abu Dhabi em 2016 por cuspirem nas ruas. É isso mesmo, as pessoas têm sido multadas na cidade por cuspirem nas ruas. E nós não estamos aqui para julgar se é certo ou errado, apenas para entender o que está acontecendo e, óbvio, fazer o possível para não cometer o mesmo crime.

É proibido cuspir nas ruas em Abu Dhabi

A notícia relata que, em 2016, no município de Abu Dhabi , 180 pessoas foram multadas em até AED 1000  por cuspirem, enquanto outras 352 foram multadas por jogar bitucas de cigarro no chão. A maioria dos “cuspidores” são paquistaneses, que têm o hábito de mascar paan masalagutka em cantos da cidade e cuspir nas paredes e no chão. O que agrava o problema é que esses paquistaneses, que são trabalhadores braçais por aqui, estão sempre em grupos numerosos, em pontos específicos da cidade, o que faz da “sujeira” algo muito evidente, já que o “resíduo” é uma mistura gosmenta de cor marrom avermelhada.

vendedora gutka

Vendedora de gutka na Índia (os saquinhos pendurados atrás dela). Foto: Wikimedia

Além disso, precisamos conhecer que tipo de substâncias eles estão ingerindo para compreender a raiz do problema. O gutka é uma mistura de tabaco e outras substâncias estimulantes, incluindo menta, açúcares e especiarias, como cardamomo e catechu. O paan masala é uma mistura de folhas de betel com especiarias e outros componentes, que possuem efeitos estimulantes e psicoativos e causam dependência. Essas duas substâncias são prejudiciais à saúde e são responsáveis por um alto índice de câncer de boca na Índia, sendo, inclusive, proibidas nesse país nos últimos meses.

Aqui em Abu Dhabi também é proibido comercializar essas substâncias. Porém, isso não impede que esses trabalhadores tenham acesso a elas, já que é um vício e um hábito cultural de longa data. As autoridades emiradenses alertam ainda que as multas não se restringem apenas ao ato de cuspir as folhas de betel e neswar (tabaco), mas a qualquer tipo de cuspe, a exemplo da Singapura, que também adota medidas rígidas de comportamento nesse sentido.

Curiosamente, alguns dias depois de ler essa notícia, fui a um alfaiate aqui perto de casa e, enquanto passava por um beco, observei as manchas nas paredes deixadas pelo cuspe criminoso. É inegável que há um impacto à estética e à higiene da cidade. Se há leis tão rígidas por aqui (e também o seu cumprimento), é porque a diversidade cultural na cidade pode implicar em problemas que antes não existiam e que precisam ser controlados. Nem que seja aplicando multas…

gutka paan masala abu dhabi

Sinais nas paredes dos cuspes de gutka e paan masala em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

gutka paan masala abu dhabi

Sinais nas paredes dos cuspes de gutka e paan masala em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress