Às vésperas de me mudar para Abu Dhabi, escrevi dois posts (aqui e aqui) sobre as minhas expectativas em relação à cidade. A intenção era avaliar posteriormente se as minhas impressões estavam corretas ou não, uma espécie de confronto entre expectativa vs. realidade.

Completaremos 6 meses de Abu Dhabi neste mês e acho que chegou a hora de começarmos a avaliar esses tópicos, o que acham? Resolvi começar pelo item 4 da lista: Transporte!

Da expectativa:

Talvez esse seja o ponto de menor preocupação até o momento, porque foi o que menos pesquisei. Hehehe.
Morando em Madrid atualmente, sou fascinada pelo transporte público daqui. Tudo funciona muito bem: ônibus, metrô, trem, táxis, aeroportos. A única coisa realmente chata aqui é achar vaga de estacionamento para carro, o que é facilmente compensado pela eficiência dos outros meios de transporte.
Não sei, e agora entra a parte da minha expectativa, se o transporte público em Abu-Dhabi é tão eficiente quanto o daqui. Não sei se vou fazer uso dele, assim como faço o tempo todo aqui. Acredito que vou utilizar bastante o carro mesmo, já que o combustível é ridiculamente barato e que pensar numa simples caminhadinha de casa ao ponto de ônibus (que tem ar condicionado) sob um sol de 45 ºC não é muito animador.
Com certeza, esse será um tópico em que a realidade vai falar muito mais que a minha expectativa, tão fajuta até então.

Da realidade:

Hoje há uma explicação clara do porquê não pesquisei e não encontrei muitas informações sobre esse assunto quando planejava a mudança: porque não há o que dizer!

Nada, absolutamente nada em comum com o transporte público em Madrid. É para sentar e chorar, somente.

Sobre vagas e estacionamento: já ouvi muita gente reclamando da falta de vagas por aqui. Pessoalmente? Acho que todo mundo deveria dar uma voltinha nas comerciais de Brasília, ou nos centros das capitais europeias. Gente, falta vaga em todo lugar!! Não acho tão difícil estacionar por aqui… De jeito nenhum! E quando falamos de shoppings e grandes lojas, achar vaga não é nem um pouco complicado.

Ainda falando sobre vagas de estacionamento, aqui vi pela primeira vez vagas especiais para família, já postei aqui. Além disso, sempre há vagas para portadores de necessidades especiais 😉

Serviços de valet também são muito comuns e podem ser encontrados em praticamente todos os shoppings e hotéis.

Transporte público aqui em Abu Dhabi (em Dubai é diferente, tem metrô) se resume a algumas linhas de ônibus. Já usei? Não. Por que? Porque nem sei onde fica o ponto de ônibus mais perto da minha casa e quais são as linhas que ele atende. É raro ver ônibus por aqui e eles ainda são pouco utilizados pela população.

Em compensação, observamos muitos ônibus que fazem o transporte de trabalhadores de empresas específicas. Legal, né?

IMG_6723

Trabalhadores pegando o ônibus da empresa ao final do expediente

Já comentei, mas repito: aqui não há metrô ou bonde ou qualquer coisa parecida. Em Dubai há metrô. Alguns sites podem misturar as informações dando a entender que aqui também tem metrô – não se iludam.

Sobre táxis e o extinto Uber, já comentei nesse post aqui.

A minha expectativa em usar muito o carro se confirmou, mas não por uma questão de preço do combustível e sim pela comodidade/praticidade. Com a quase inexistente opção de transporte público, só nos resta decidir entre carro ou táxi. Desde que peguei a minha carteira de motorista, sempre opto pelo carro.

O preço do combustível está muito além, digo, acima, do que eu tinha como expectativa. Depois vou fazer um post específico sobre o assunto, mas já garanto que não é “ridiculamente barato” como supunha (eu imaginava que seria quase de graça, basicamente, Rs.).

Caminhar pela cidade é muito agradável agora no inverno, mas isso não quer dizer que você vai conseguir fazer tudo a pé, porque a cidade é bem “espalhada”. Caminhar no verão, mesmo que seja só para atravessar a rua, é uma penitência! Mal conseguimos abrir o olho com tanto calor. A roupa prega instantaneamente em nosso corpo e, de fato, é bastante perigoso se expôr às altas temperaturas na rua.

Outra ilusão de minha parte: nem todo ponto de ônibus tem ar condicionado. Alguns sim, são bonitinhos, limpinhos e climatizados, mas nem todos são assim. Fotos para provar:

Ponto de ônibus do WTC. Fonte: arquivo pessoal

4_Air_Conditioned_Bus_Shelter

Ponto de ônibus coberto e climatizado. Fonte: Visit Abu Dhabi

Há pouquíssimos ciclistas e ciclovias na cidade. Posteriormente, pesquiso melhor sobre o assunto e trago para o blog.

Bom, acho que respondi a todas as minhas expectativas em relação ao assunto. Na verdade, não demora muito até percebermos como funciona a cidade nesse aspecto. Algo que não comentei neste post, mas que tem a ver com o assunto é sobre o trânsito. Peguei recentemente a minha carteira de motorista, então vou esperar mais algumas semanas para escrever a respeito 🙂

Em breve, mais posts sobre os outros tópicos de expectativa vs. realidade! Beijos

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] Leia também: Transportes em Abu Dhabi […]

  • […] eu tinha antes de me mudar para AD, confrontada com a realidade que encontrei aqui. Já falei sobre transportes e língua; hoje falo sobre […]

  • […] eu tinha antes de me mudar para AD, confrontada com a realidade que encontrei aqui. Já falei sobre transportes e língua; hoje falo sobre […]

  • […] quem não viu, no primeiro post eu falei sobre Transporte! E o post das expectativas está […]

  • Juliana Pereira janeiro 27, 2016

    To amando seus posts Polly <3