O ano mal virou e nós já estamos de olho no calendário de 2017 para saber quando serão os feriados e programar as viagens deste ano. E se você não mora aqui, mas tem planos de visitar o país este ano, é bom se atentar para os feriados religiosos e o período do Ramadã, que podem interferir bastante na sua estada aqui.

holiday uae 2017

Foto: CC

Vamos lá!

1º de janeiro (domingo) – Dia de Ano Novo: o primeiro feriado do ano, na verdade, já passou. Essa data caiu em um domingo, resultando em um final de semana prolongado, quando aproveitamos e viajamos.

24 de abril  (segunda) – Dia da Ascensão: esse feriado islâmico, que não possui data fixa, marca a noite em que Alá levou o Profeta Maomé para uma viagem de Meca a Jerusalém e depois para o céu. Se estivéssemos no Brasil, certamente seria um final de semana prolongado, mas estando aqui nos Emirados Árabes, onde o domingo é dia útil, é bem provável que o feriado se mantenha isolado na semana – a não ser que eles resolvam antecipar para o domingo, nunca se sabe.

***27 de maio (sábado) – Início do Ramadã: essa data, que também não é fixa, não é considerada feriado, mas é importante sabermos quando o Ramadã se inicia, pois precisamos nos adaptar a outra rotina na cidade (importante também de ser observada a quem está de visita).

25 de junho (domingo) – Eid Al Fitr: esse feriado não é fixo e marca o fim do Ramadã. Significa, literalmente, “festival para quebrar o jejum”. Nessa época, a cidade estará em festa e os residentes que não são muçulmanos geralmente aproveitam o feriado prolongado para viajar – e também fugir do calor, no caso. O feriado dura 2 dias e será imediatamente após o final de semana, ou seja, serão muitos dias de descanso e uma ótima oportunidade para quem quer viajar.

31 de agosto (quinta) – Dia de Arafat: assim como os outros feriados islâmicos, essa não é uma data fixa. É o dia em que os peregrinos muçulmanos chegam ao Monte de Arafat, a caminho de Meca (em sua peregrinação anual). Este ano, a data será numa quinta, ou seja, mais um feriado prolongado excelente para quem quiser viajar e fugir do calor de agosto.

1º de setembro (sexta) – Eid Al Adha: traduzido como “festival do sacrifício” relembra a vontade de Abraão sacrificar o seu filho Ismael para Alá. Também não é uma data fixa. Essa data é comemorada por 3 dias, logo, espera-se que o feriado seja prolongado.

22 de setembro (sexta) – Ano Novo Islâmico: o Hijri New Year será comemorado, nos Emirados Árabes, no dia 22/09. Em outros países, essa data pode ser outra (confiram aqui). Porém, como a data não é fixa e está sujeita à observação da lua, ela pode me mudar. Alguns sites já dizem que ela será dia 21/09, que no caso é uma quinta feira, formando um feriado prolongado. Acho que teremos que aguardar para ver. Sem planos de viagem, no momento, apenas torcendo para que seja mesmo dia 21/09.

30 de novembro (quinta) – Commemoration Day e aniversário do Profeta Maomé: em 2017, dois feriados cairão na mesma data. O primeiro, em homenagem a todos os nacionais que já perderam a vida ao servirem a pátria, é uma data fixa (também já chamada de Dia do Mártir); a segunda, não é uma data fixa e coincidiu de ter caído no mesmo dia que a outra. Por isso, há uma chance de que o final de semana seja de 4 dias, vamos aguardar.

2 de dezembro (sábado) – Dia Nacional: o feriado do aniversário de fundação do país (46 anos, em 2017) será em um sábado (a data é fixa). Porém, não se desanimem, a comemoração se estenderá até o domingo. Logo, teremos outro feriado prolongado aqui.

lua abu dhabi

A lua em Abu Dhabi. Foto: Renata Zagato Flickr

E para os papais que precisam programar as férias e viagens de acordo com o calendário escolar, eis aqui o calendário deste e do próximo ano:

Fonte: Gulfnews

Espero que aproveitem as dicas e possam planejar muitas viagens legais neste ano de 2017! Eu já estou aqui doidinha para preparar uns roteiros, vamos? Beijo grande e até a próxima!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Lucas agosto 31, 2017

    Em 30/11 a 02/11 – é possível que shopping e outros comércios não estejam abertos ?

    • Pollyane
      Pollyane setembro 1, 2017

      Você quis dizer 02/12, Lucas? De todo jeito, sim, o comércio estará aberto. Pode ser que o horário de funcionamento mude, mas nada fecha por ser feriado aqui. Obrigada pelo comentário!

  • […] capítulo dessa história aconteceu em março, quando soube do feriado que teríamos em junho (Eid Al Fitr). Como todo viajante compulsivo que se preze, fui pesquisar passagens e destinos para conhecer […]