28 de dezembro de 2015

Feriados públicos nos EAU 2016

Já estamos batendo na trave de 2016 e, pelo menos para mim, isso significa olhar o calendário do próximo ano e programar as próximas férias e viagens!

fireworks-1102887_960_720

Mesmo que você não more aqui, mas tenha pretensão de viajar para cá em 2016, fique atento às datas comemorativas locais e também ao período do Ramadã. Se possível, tente encaixar sua viagem longe desses períodos, pois nos feriados os preços dos hotéis são bem mais altos e as atrações turísticas estão cheias, enquanto durante o Ramadã… Bom, posso te dar muitos motivos para não vir durante esta época, mas vou deixar para um próximo post. Por ora, apenas confie!

Atualmente, são 13 feriados nacionais no país. Esse número pode aumentar ou diminuir, a depender da decisão dos governantes locais. Em 2015, por exemplo, um novo feriado foi adicionado: o Dia do Mártir, como já expliquei neste post aqui.

No quadro abaixo do site Gulf News podemos ver quais serão os feriados em 2016, em qual data eles cairão (algumas datas variam com o calendário lunar), em qual dia da semana ele será e quantos dias de feriado serão.

calendario 2016

1º de janeiro – Dia de Ano Novo: data fixa para comemorar o primeiro dia do ano no calendário gregoriano. Em 2016, o dia será numa sexta-feira, ou seja, feriado perdido. Rsrs.

Caso não tenha entendido, recomendo a leitura do post sobre os dias da semana nos Emirados e em outros países muçulmanos.

5 de maio – Dia da Ascensão: feriado islâmico sem data fixa (depende das fases da lua) que marca a noite em que Alá levou o Profeta Maomé para uma viagem de Meca a Jerusalém e depois para o céu.

6 de junho – Início do Ramadã: essa data também não é fixa e não é um feriado, mas é importante observá-la em caso de viagem marcada para os países muçulmanos, ou para a adequação aos costumes àqueles que já vivem nesses países.

7 de julho – Eid Al Fitr: essa data marca o fim do Ramadã e significa, literalmente, “festival para quebrar o jejum”. Também não é uma data fixa.

10 de setembro – Dia de Arafat: é o dia em que os peregrinos muçulmanos chegam ao Monte de Arafat, a caminho de Meca (em sua peregrinação anual). Não é uma data fixa.

Kaaba_at_night

CC – Meca

11 de setembro – Eid Al Adha: traduzido como “festival do sacrifício” relembra a vontade de Abraão sacrificar o seu filho Ismael para Alá. Este é um feriado longo e, provavelmente, vai se estender pela semana inteira. Não é uma data fixa.

2 de outubro – Ano Novo Islâmico: marca o início do ano 1437. Não é uma data fixa.

30 de novembro – Dia do Mártir: feriado criado em 2015 em homenagem aos emiradenses que morreram pelo seu país. Essa é uma data fixa (a não ser que o governo resolva mudar o seu dia).

2 de dezembro – Dia Nacional: data que marca o aniversário do país, que completará 45 anos em 2016. Também é uma data fixa.

12 de dezembro – Aniversário do Profeta Maomé: assim como as outras datas relacionadas ao Islã, a data não é fixa.

Como pode ser observado, a maioria dos feriados não são datas fixas, por isso é essencial olhar o calendário do próximo ano a fim de se organizar e programar as viagens. No Brasil, estamos acostumados a fazer isso para o Carnaval, Páscoa e Corpus Christi, enquanto aqui são para as datas do Islamismo.

Além do calendário regular de feriados para o próximo ano, é importante também observar o calendário escolar. Abaixo, seguem as principais datas para os períodos compreendidos entre os anos de 2015-16 e 2016-17.

Gravou tudo? Então já vamos começar a programar as viagens para 2016!!

Que tenhamos todos um excelente ano, repleto de coisas boas e viagens maravilhosas. Beijos!

Fonte: The National, Gulf News, Office Holidays.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress