14 de outubro de 2016

Golfinhos e snorkeling em Muscat

No último feriado do dia 2 de outubro fomos de carro para Muscat, em Omã, como vocês puderam acompanhar no artigo Road trip: Abu Dhabi a Muscat. Foi uma viagem super tranquila e o único passeio que combinamos previamente foi o tour para ver golfinhos e fazer snorkeling na costa de Muscat.

muscat-praia-mergulho

Passeio de barco com snorkeling, em Muscat. Foto: arquivo pessoal

Novamente, entrei em contato com a Oman Day Tours e reservei o “Dolphin watching + snorkeling combined tour”, com duração de 3h. Assim como no tour que fizemos em Salalah com a empresa, todo o contato foi feito por e-mail e, pontualmente (mentira, o motorista chegou 15 minutos antes da hora marcada) eles foram nos buscar no hotel.

Saímos nós 4 (eu, marido, Renata e Thiago) em uma van com outros turistas, todos em direção ao porto, de onde partiriam os barcos. Ao chegarmos lá, uma pessoa da empresa nos recebeu e disse que éramos de seu grupo, no seu barco. Realizamos o pagamento, pegamos 1 toalha cada um (limpinha e embaladas individualmente) e nos dirigimos ao barco.

muscat-renata-6-copy

Passeando de barco em Muscat. Foto: Renata Zagato

O barco nos surpreendeu positivamente. Era muito novinho e confortável. Éramos 12 turistas + o piloto e ainda sobraram lugares vazios. De vez em quando, víamos outros barcos de turistas e alguns pareciam estar abarrotados de gente! Uma dica: pesquisem a quantidade de pessoas que estará em seu barco, ou terá que competir por espaço dentro dele.

muscat-passeio-barco-101-copy

A linda costa de Muscat, Omã. Foto: arquivo pessoal

muscat-passeio-barco-119-copy

Costa de Muscat, Omã. Foto: arquivo pessoal

Além da toalha provida pela empresa, no barco também havia uma caixa térmica com água e refrigerantes, além de lanchinhos, tudo à vontade.

O piloto nos levou até o ponto de observação de golfinhos, em mar aberto. E aqui vai uma reflexão muito importante: não financie passeios que exploram os animais, colocando-os em cativeiro ou explorando-os de outras formas. Seja um turista responsável e aprecie a natureza como ela é, sem causar interferências. Não há nada de bonito em ver golfinhos confinados em piscinas minúsculas, sendo obrigados a treinar por horas intermináveis para o espetáculo que você paga para ver. Apenas pense nisso 🙂

muscat-passeio-barco-182-copy

Golfinho “feliz” em Omã. Foto: arquivo pessoal

Enfim, depois de uns 20 minutos passeando de barco, chegamos a um lugar com muitos pescadores, aves marinhas e… golfinhos! Havia MUITOS golfinhos! E eles estavam ali, livres na natureza, em grupos, se alimentando e sendo felizes – creio eu. Ficamos quase uma hora dando voltas na área onde os golfinhos estavam, tentando pegar giros no ar ou qualquer outra acrobacia.

muscat-passeio-barco-142-copy

Pescadores, aves marinhas e golfinhos, em Omã. Foto: arquivo pessoal

Foi muito especial  <3

Fizemos algumas filmagens, mas a histeria foi tanta que não acho que vale a pena postar aqui. Hehe.

muscat-passeio-barco-161-copy

Observação de golfinhos em Muscat. Foto: arquivo pessoal

Apesar de a empresa ter deixado claro que não tem como garantir que os golfinhos estarão lá (óbvio, é compreensível), nós tivemos “sorte” e pegamos um dia bonito, ensolarado e com muuuuitos golfinhos saltitantes. Alguns até chegaram bem perto do nosso barco:

muscat-passeio-barco-170-copy

Golfinho perto do nosso barco. Foto: arquivo pessoal

Depois de tanta alegria, fomos para um ponto de snorkeling no litoral de Muscat. O lugar é conhecido como “praia do cemitério” por ter um cemitério português (muito antigo, claro) na praia próxima. Interessante, né?

muscat-passeio-barco-271-copy-copy

A pedra em formato de elefante e o cemitério português ao fundo. Foto: arquivo pessoal

Detalhes do cemitério:

O lugar do mergulho é bem bacana, não é muito grande, mas visibilidade era até boa, valeu a pena demais! A empresa forneceu equipamentos de snorkeling (máscara, tubo e pé de pato), mas eu preferi levar o meu e foi um bom negócio, pois o pessoal disse que o deles não era tão bom.

muscat-passeio-barco-62-copy

Com nossos companheiros de viagem em Muscat, Omã. Foto: arquivo pessoal

A água estava na temperatura ideal e a vista da prainha era maravilhosa!

muscat-praia-cemiterio-renata-zagato

Praia do cemitério, em Muscat. Foto: Renata Zagato Flickr

Ficamos ali por um tempo e depois retornamos ao porto. No caminho, pudemos admirar mais um pouco a beleza da costa de Omã, com suas formações rochosas, construções fortificadas antigas, além da própria cidade, vista a partir do mar. Uma vez no porto, pegamos novamente a van e fomos para o hotel.

muscat-passeio-barco-217-copy

Costa de Muscat, Omã. Foto: arquivo pessoal

muscat-renata-4-copy

No porto em Muscat. Foto: Renata Zagato

Foi um passeio muito legal! Todo o nosso grupo adorou ver os golfinhos e fazer o snorkeling. Eu tenho o costume de enjoar em barcos, mas nesse dia não passei mal, mesmo tendo esquecido de tomar o remedinho. Eu SUPER recomendo fazer esse tour, seja com crianças ou idosos. Só não acho que durante o verão vai ser muito agradável, pois no momento em que o barco estava parado, para observação dos golfinhos, o calor era grande! A empresa também, como já falei antes, é super bem recomendada 🙂

mascate-oma-mergulho

Foto: arquivo pessoal

Espero que possam aproveitar essas dicas e, caso façam o mesmo passeio, ou outros pela região de Muscat, deixem aqui nos comentários! Beijo grande.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] Aproveitando outro feriado local, fomos com o mesmo casal de amigos que nos acompanharam em Salalah para Muscat, capital de Omã. Fizemos uma viagem de carro pelo deserto e que foi muito mais cansativa que o esperado, já falei sobre ela aqui. Na capital, vimos algumas coisas interessantes (ainda faltam posts) e fizemos um incrível passeio de barco, como contei aqui. […]

  • alexandre novembro 13, 2017

    Um bom passeio e lugares atraentes e fotos. A exibição de dinastias é uma excelente atividade em khasab musandam, bem como em muscat.i também teve great golfin tirp e desfrutando muito

  • Paula março 20, 2017

    Que legal, Polly! Oma e` demais, ne`? Tambem fiz esse passeio para ver os golfinhos, mas me senti uma pessoa horrivel pois fiquei morrendo de vontade de comer sushi ao ve-los… Isso porque estou tentando virar vegetariana! Tirando essa distracao, o passeio foi otimo!

    • Pollyane
      Pollyane março 20, 2017

      Gente! =O Estou em choque com o seu comentário! Confesso que isso nem passou pela minha cabeça, afinal, nunca comi golfinho em sushi! oO Espero que eles estejam a salvo das dentadas perigosas! haha Mas sim, o passeio é bem legal! Aliás, Muscat é muito legal! Preciso terminar os posts daí e também voltar para ver o que não tive tempo 🙂 Obrigada pela visita e beijo grande!

    • Paula março 21, 2017

      Haha, também nunca comi e nem quero comer! Mas acho que no Japão eles comem, se não me engano. Me deu vontade de comer peixe mesmo vendo eles nadando tão felizes. Ai, que horror! Sou mesmo uma pessoa terrível! Da próxima vez vou tomar um café da manhã reforçado antes de ir 😀

  • Marly outubro 18, 2016

    Que passeio incrível! Tudo lindoooo!

  • Pollyane
    Pollyane Martins outubro 15, 2016

    Oi Malu, obrigada pela visita! Na verdade, como falei no post da “road trip” é bem mais que 5h, pois o tempo na imigração é grande. Vale a pena conhecer Muscat, sim, mas não faríamos essa viagem de carro novamente! Hehe. Beijo grande.

  • Josiane Bravo outubro 15, 2016

    Que passeio mais delicia. Fiquei encantada com as fotos dos animais marinhos, muito fofinhos esses golfinhos 🙂
    Abraços

  • Natacia Lima outubro 14, 2016

    Fiquei curiosa em saber como são as construções por dentro =)

    • Pollyane
      Pollyane Martins outubro 14, 2016

      Nós fomos a uma torre de observação dessas antigas. Nos próximos posts eu mostro 🙂