Falar sobre Hoi An, no Vietnã, é a coisa mais fácil desse mundo. Eu não preciso de muitas palavras para te convencer a visitar essa cidade: ela já carrega uma fama maravilhosa, prontamente reconhecida por qualquer pessoa que vai até lá. As fotos, por menos capricho que tivemos na hora de tirá-las, não me deixam mentir, o lugar é fofo demais! Impossível não amar. No post de hoje, explico como chegar à cidade, dou dica de hospedagem e de restaurantes! Depois, farei outro post dando dicas do que fazer por lá, fiquem ligados.

Vale a pena ir a Hoi An?

ÓBVIO que vale! Vale a pena demais! Eu nem sei o que te dizer se você me falar que está indo para o Vietnã e não incluiu Hoi An em seu roteiro. Apenas pare tudo e veja como pode encaixá-la já!

Sei que, por estar localizada no centro do país, a pouco mais de 1h de voo de Hanói e Ho Chi Minh City, muitos acabam deixando a pequena cidade de lado, por ser meio “contramão”. E o erro está aí: Hoi An não é o tipo de destino que você encaixa se der certo, você FAZ dar certo e a coloca no roteiro como prioridade. Fizemos isso e jamais me arrependerei. Pode seguir a dica que garanto que também não haverá remorso! Hehe.

vietnã hoi an vale a pena

Hoi An, a cidade mais fofa do Vietnã. Foto: arquivo pessoal

Quantos dias passar em Hoi An?

Nós ficamos 2 noites apenas em Hoi An e foi OK. Deu para ver o centro histórico, para curtir a cidade durante o dia e a noite, mas eu poderia ter ficado muito mais! Diria que 3 noites teriam sido perfeitas, ou se tivesse um roteiro bem folgado, quem sabe até mais. A cidade é pequena, o centro histórico pode ser explorado em 1 tarde, mas há outras coisas a fazer por lá, como cursos de culinária, curtir a praia, fazer passeios de bate-volta e, por que não, ficar de bobeira vendo a vida passar.

Se o seu roteiro for muito apertado, dá para encaixar o principal em apenas 1 dia. A vantagem é que Hoi An fica pertinho de Da Nang, uma cidade grande do Vietnã e que possui aeroporto com vários voos diários para Hanói e Ho Chi Minh City. Por isso, apesar de ser “longe”, dá para pegar voo para lá facilmente e não perder muito tempo com deslocamentos, o que nos leva ao próximo tópico:

Como chegar a Hoi An?

Há quem faça uma viagem pelo Vietnã de moto, de norte a sul (ou o contrário) e vai parando  nas cidades pelo caminho. Nesse caso, utilizarão as estradas do país, que até onde eu vi não são lá essas coisas, mas atendem as necessidades. Se você não é tão aventureiro e nem tem tanto tempo, pode ir de avião, como nós. Chegamos pelo aeroporto de Da Nang e combinamos com o hotel de Hoi An para nos buscar. Na volta, fomos de carro até Hue, passamos 2 noites por lá e depois voamos para Ho Chi Minh do aeroporto da própria cidade.

aeroporto da nang como chegar

Pela janela do avião, chegando ao aeroporto de Da Nang. Foto: arquivo pessoal

Existe, ainda, outra alternativa: cruzeiros. Há cruzeiros que param em Da Nang e de lá faz-se um bate-volta a Hoi An. Ou mesmo se você estiver hospedado em Da Nang ou Hue, pode fazer um bate-volta a Hoi An. Viram como, apesar de ser uma cidade bem pequena no centro do Vietnã, é fácil chegar até lá? Não tem desculpa, né?

Onde se hospedar em Hoi An?

Quando viajamos, gostamos de experimentar vários tipos de hospedagem em cada cidade que visitamos. Em Hoi An, escolhemos ficar em uma “guesthouse”, que é um tipo de hospedagem mais simples, geralmente uma casa administrada por uma família, que recebe poucos hóspedes. Há várias guesthouses em Hoi An e achei que, por já ser uma cidade pequena, ela combinava perfeitamente com essa opção de hospedagem. Conclusão: foi um acerto!

O melhor lugar para se hospedar em Hoi An é, definitivamente, no centrinho histórico. Mas a cidade é bem pequena, então mesmo que você não fique lá, provavelmente não vai ter que se deslocar muito. E esse foi o nosso caso. A guesthouse que escolhemos, a Bonsai Homestay, não ficava no centro histórico, mas a menos de 10 minutos de caminhada. E por que escolhemos essa? Bom, primeiro porque viajamos em alta temporada do Vietnã (abril) e já não havia tantas opções disponíveis assim. Segundo, porque ele atendeu a todas as nossas expectativas: bom preço, boa avaliação dos hóspedes, café da manhã e piscina. Sim, gente, piscina! No calorão do Vietnã, algo que não pode faltar em todos os hotéis que escolher é piscina.

dica hospedagem hoi an

Rua do Bonsai Homestay em Hoi An. Foto: arquivo pessoal

hospedagem homestay albergue pousada hoi an

Fachada do Bonsai Homestay. Foto: arquivo pessoal

bonsai homestay hoi an

Piscina do Bonsai Homestay. Foto: arquivo pessoal

pousada hoi an dica

O lugar do nosso café da manhã! Foto: arquivo pessoal

casa vietnamita hospedagem

Jardim do Bonsai Homestay, cheio de bonsais! Foto: arquivo pessoal

criança vietnamita

A filhinha fofa do pessoal do Bonsai Homestay. Foto: arquivo pessoal

Nós adoramos a nossa experiência no Bonsai Homestay. Desde que efetuamos a reserva, mantivemos contato com eles para que organizassem o nosso transfer do aeroporto de Da Nang. E mais: eu queria que, depois que nos pegassem no aeroporto, nos levassem a um templo chamado My Son Sanctuary e, só depois, nos levasse para Hoi An. Também combinei com eles para nos levarem para Hue e, no caminho, parassem em alguns pontos turísticos de Da Nang. Eu sei, fiz várias exigências, mas deu tudo certo e eles nos atenderam perfeitamente.

O nosso quarto era espaçoso e confortável. O único porém é que era escuro, mas como passávamos o dia todo fora, não foi exatamente um problema. A área onde o hotel está situado é muito tranquila e silenciosa. A piscina, apesar de pequena, atendeu bem nossa necessidade urgente de nos refrescar. O jardim de lá é uma coisa magnífica e o nome do hotel, Bonsai, vem daí: há vários bonsais no jardim, além de orquídeas e várias outras plantas. Um encanto! O café da manhã também era delicioso (escolhíamos na noite anterior o que iríamos comer e a que horas ele deveria ser servido). Há bicicletas disponíveis para os hóspedes e isso era ótimo, pois pudemos explorar a cidade e as redondezas facilmente. Por fim, os proprietários do hotel (e a filhinha deles gracinha) foram ótimos do começo ao fim. Definitivamente, recomendo muito a Bonsai Homestay.

Se você também está procurando hotel no Vietnã, utilize a caixa de buscas do nosso parceiro Booking.com. Você pode encontrar vários descontos e, se fizer a reserva utilizando esse link, contribuirá com uma pequena comissão para o blog sem, é claro, aumentar em nada o preço para você! Obrigada!

 Booking.com

Onde comer em Hoi An: dicas de restaurantes

Nós comemos muito bem no Vietnã. Já até fiz um artigo contando um pouco sobre isso, mas foram tantas experiências incríveis que me sinto no dever de dar nome e endereço para vocês! Aproveitem as dicas!

Brother’s Café

Esse foi o nosso lugar favorito em Hoi An! Tanto é que comemos 2 vezes por lá, uma vez no almoço e outra no jantar. O descobrimos por acaso, no dia que chegamos lá, mortos de fome, procuramos o primeiro restaurante bem conceituado perto do hotel e acabamos indo parar lá. Ele fica meio escondido, fora do “centro do centrinho histórico”, possui uma fachada que lembra um casarão antigo e, quando você passa do salão principal, dá de cara com um belíssimo jardim e, no final, o rio. Nas duas vezes que fomos sentamos ao ar livre e foi incrível! O restaurante não é tão cheio quanto os da muvuca do centro histórico e se você quer jantar em um lugar bom sem se preocupar com as filas gigantes dos outros restaurantes, é uma ótima opção! Durante o dia, a vista do rio é maravilhosa! À noite, o jardim todo iluminado é super charmoso e romântico! O jardim é cheio de sapinhos e jantar ouvindo-os coaxar foi muito mágico! Ah, claro, gostamos muito da comida também, super aprovado!

onde comer hoi an dicas

Jardim do Brother’s Café em Hoi An. Foto: arquivo pessoal

rio hoi an onde comer restaurante

A margem do rio no Brother’s Café. Foto: arquivo pessoal

onde comer vista rio hoi an

Nossa mesa com vista para o rio. Foto: arquivo pessoal

restaurante céu aberto hoi an

A parte externa do Brother’s Café. Foto: arquivo pessoal

comida vegetariana vietnã hoi an

Meu prato no almoço: tofu e salada de flor de bananeira. Foto: arquivo pessoal

dica restaurante ar livre hoi an vietna

Jantar no Brother’s Café. Foto: arquivo pessoal

sopa vegetariana vietnamita

Sopa de legumes e tofu, deliciosa. Foto: arquivo pessoal

restaurante romântico hoi an vietna

Uma mesinha super romântica com vista para o rio. Foto: arquivo pessoal

Home Hoi An

Fomos a esse restaurante pela excelente avaliação que ele possui no Tripadvisor. Ele fica bem no meio do centrinho histórico e foi bem difícil conseguir uma mesa lá para jantar. Tivemos que ir antes, deixar reservado e depois voltar. Tudo foi maravilhoso: a comida, o atendimento e o ambiente. A única coisa chata é ter que fazer reserva e ser muito cheio, com fila de espera. Eu não gosto da sensação de ter que comer rápido para dar lugar para outras pessoas. Não que eles tenham feito qualquer pressão, eu é que fico com ela mesmo.

restaurante jantar home hoi an

Restaurante de comida vietnamita Home Hoi An. Foto: arquivo pessoal

jantar romântico hoi an vietnã

Mesa linda que eles arrumaram no restaurante. Foto: arquivo pessoal

comida típica vietnamita hoi an

Marido: carne e arroz. Eu: macarrão com frutos do mar. E uma entradinha deliciosa. Foto: arquivo pessoal

água de coco vietnã

Água de coco geladinha em Hoi An! Foto: arquivo pessoal

restaurante centro histórico hoi an dicas

A vista pela janela ao lado da nossa mesa no restaurante Home Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Serene Garden

Fomos almoçar nesse restaurante também pelas indicações que eu havia visto o TripAdvisor. Ele fica bem escondido no centro histórico, valeu a pena, pois a comida estava boa. Eu não diria que é imperdível, mas se estiver pela região, vale o pulo até lá.

restaurante ar livre hoi an

Fachada do Serene Garden. Foto: arquivo pessoal

restaurante típico hoi an

Serene Garden, Hoi An. Foto: arquivo pessoal

comida vietnamita hoi an

Comida típica vietnamita. Foto: arquivo pessoal

Boulevard Gelato & Coffee

Chegamos a essa sorveteria pelo desespero do calor da tarde vietnamita. Olhamos no TripAdvisor e vimos que não ficava longe do Serene Garden, então, depois do almoço, fomos até lá e compramos um sorvetinho. O lugar é pequeno, nem dá para sentar e tomar o sorvete lá. O sabor não era nada extraordinário, mas vale a pena se você estiver caminhando por ali (fica no centro histórico também).

sorvete hoi an vietnã

Sorvete em Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Cocobox

Vietnã é famoso por seus cafés, espalhados de norte a sul do país, com comidas e bebidas deliciosas! Fomos a esse em Hoi An e adorei, super recomendo! Ele também fica no centro histórico e possui um vasto cardápio cheio de coisas típicas e gostosas. O ambiente também é bem legal. Eu pedi um café com sorvete de coco e um pão de banana com geleia vietnamita. Marido pediu o típico café vietnamita com leite condensado. Tudo perfeito! Se eu tivesse ficado mais tempo em Hoi An, certamente teria voltado outras vezes.

café hoi an dicas

Cocobox, Hoi An. Foto: arquivo pessoal

comida típica vietnã

Pão de banana com geleia vietnamita. Delicioso! Foto: arquivo pessoal

cafe vietnam coco

Café com sorvete de coco. Foto: arquivo pessoal

café vietnamita leite condensado

Café vietnamita com leite condensado. Foto: arquivo pessoal

***

Espero que aproveitem as dicas e fiquem de olho, pois ainda teremos mais posts sobre Hoi An e o Vietnã.

Veja também: Comidas no Vietnã.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • angela novembro 11, 2017

    o vietna eh um dos lugares mais legais que eu ja visitei no muuundooo! sinto muitas saudades e vibracoes super gostosas so de lembrar! estou economizando para pagar a passagem e conhecer outros lugares do pais!

    • Pollyane
      Pollyane novembro 12, 2017

      Maravilhoso, não é? Também acho que voltaria lá fácil fácil! hehe obrigada pelo comentário! Beijo

  • Victória novembro 8, 2017

    Já devo ter lido todas as suas postagens sobre o Vietnã e tenho certeza que quando planejar uma trip pra lá vou reler tooooooodos os seus posts! Seus relatos são muito gostosos, tem muita pessoalidade/experiência, e ainda sempre tem dicas boas. Adorei as fotos <3

    • Pollyane
      Pollyane novembro 8, 2017

      Muito grata pelas suas palavras, Vick! Eu sei que vc é seguidora fiel e terei o maior prazer em te dar todas as dicas possíveis! Beijo grande e obrigada pela visita.

  • Flávia Donohoe novembro 7, 2017

    Hoi-an é um dos meus sonhos de viagem, não só ela como todo o Vietnã, ano que vem se Deus quiser é tudo der certo vou conhecer essa linda cidade! Você arrasa como sempre!

    • Pollyane
      Pollyane novembro 7, 2017

      Tb torço mto para que vc possa conhecer ano que vem, Flávia! Posso te passar todas as dicas possíveis, mas, de todo jeito, não se esqueça de Hoi An! Beijo grande

  • Taís novembro 6, 2017

    Ahh o Vietnam <3
    Estou planejando uma viagem pra lá, num futuro próximo quem sabe.. e é bom saber que vale a pena dar uma passada em Hoi An, que lugar mais gracinha! 🙂

    • Pollyane
      Pollyane novembro 7, 2017

      Vale MUITO a pena, nem pense em cortar! hehe O Vietnã me surpreendeu em mtos aspectos, acho que vc vai gostar tb! Beijo grande

  • Natácia outubro 31, 2017

    Vou testar na minha cafeteira a opção com leite condesado. Você sabe como ela chama?

    • Pollyane
      Pollyane novembro 1, 2017

      Não sei o nome! heheh Coloca leite condensado no fundo da xícara e não tem como dar errado, né? 😛