23 de setembro de 2016

Mercado do ouro de Abu Dhabi

Que os Emirados Árabes está associado a ouro todo mundo sabe. Mas você sabia que aqui na cidade existe um mercado só para vender o precioso metal? Em Abu Dhabi, assim como em Dubai, temos o mercado do ouro (gold market), localizado no centro da cidade, adjacente ao shopping Madinat Zayed.

pulseiras-ouro-abu-dhabi

Pulseiras no mercado de ouro em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

São várias lojas que vendem jóias em ouro e pedras preciosas. O preço varia muito, especialmente se você é um bom negociador e tiver paciência para achar um preço “bom para você e bom para o vendedor”.

As lojas possuem vitrines opulentas, expondo peças consideradas extravagantes para nós, brasileiros. Sem contar que não é nada seguro usar um cinto como esse da foto abaixo pelas ruas no Brasil, não é verdade?

cinto-ouro-mercado-abu-dhabi

Cintos de ouro. Foto: arquivo pessoal

mercado-ouro-abu-dhabi

Vitrine da loja no mercado do ouro. Foto: arquivo pessoal

Outra coisa que pode parecer estranho a um brasileiro visitando o mercado pela primeira vez é a mínima quantidade de seguranças pelo local, além de as lojas estarem sempre com portas abertas e vitrines pouco vigiadas.

Mesmo que você não tenha intenção de comprar nada, vale a pena visitar o mercado para admirar a quantidade de ouro. Inshallah! Os vendedores estão super acostumados a receber turistas e pessoas que vão lá só para matar a curiosidade e, se você pedir com jeito, até deixam tirar foto com as peças:

mercado-ouro-abu-dhabi

Minha amiga Renata experimentando o cinto de ouro. Foto: arquivo pessoal

colares-ouro-abu-dhabi

Colares extravagantes no mercado do ouro. Foto: arquivo pessoal

Apesar de o destaque nas vitrines ser as peças enormes e cheias de detalhes, também encontramos peças mais simples, para o dia a dia, como correntinhas, pingentes e brincos pequenos e alianças comuns de brasileiros.

Há muitas peças que remetem ao Islã e à cultura árabe, como pingentes com mesquitas, frases do alcorão e nomes escritos em árabe.

pingentes-mercado-ouro-abu-dhabi

Detalhe de pingentes com temática do Islã. Foto: arquivo pessoal

No mercado, vimos muitas mulheres locais. É comum, nesse tipo de estabelecimento, ver casais comprando peças em ouro (amor, fica a dica 😉 ). E além de usar as peças valiosas, eles também gostam de presentear pessoas com ouro. Acho que não há limite para a idade, pois olhem só o que achei: uma chupeta de ouro!

chupeta-ouro-abu-dhabi

Chupeta de ouro. Foto: arquivo pessoal

E é isso, pessoal. Como falei, vale a pena a visita, seja você morador ou turista. Quem sabe até não saia de lá com algumas sacolinhas… Dessa vez, confesso que saí com a minha: modesta, mas que será uma eterna lembrança de Abu Dhabi.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] Falando em ouro, que tal levar ouro (de verdade mesmo) a alguém muito especial? Você pode ir no mercado do ouro e negociar uma bela peça, que pode sair com um ótimo preço, a depender da sua capacidade de barganhar. Eu garanto que quem ganhar esse presente vai gostar demais! Uma ideia, para ficar ainda mais típico, é dar a inicial ou o nome da pessoa em árabe em um pingente ou pulseira em ouro. Demais, né? No próprio mercado do ouro eles saberão traduzir o nome para a escrita árabe, ou, se você quiser, pode ir no Google Tradutor que ele também dá conta do recado! Veja aqui nossa experiência no mercado do ouro de Abu Dhabi. […]

  • Marly setembro 24, 2016

    Ouro tem muito! Só falta din dinheiro! 🙁

  • Josiane Bravo setembro 24, 2016

    Quanta ostentação rs, muito ouro para um lugar só rs 🙂

    • Pollyane
      pollyanerezende setembro 24, 2016

      Não é? Tão perto e tão distante ao mesmo tempo. Rs. Obrigada pela visita, Josi! Beijo grande.

  • Edilair setembro 23, 2016

    Eu quero OUUUUUUROOOOOOOOOOO. Beijos e como sempre um artigo excelente Polly.