Como contei nesse artigo, decidimos ir para Nairóbi, capital do Quênia, em um feriado em junho deste ano. Só teríamos 3 noites na cidade, então precisei planejar tudo nos mínimos detalhes para que pudéssemos aproveitar ao máximo. E, passada a viagem, posso afirmar: foi um sucesso!

Eu jamais recomendaria que você voasse do Brasil para a África para passar apenas 3 noites, mas se acontecer de você estar morando em outro lugar (como nós, aqui em Abu Dhabi), ou mesmo se tiver um voo que faça escala no continente, daí recomendo que você avalie se vale a pena sair do aeroporto e conhecer a cidade em questão.

Ao decidir passar tão pouco tempo em uma cidade, você precisa planejar bem o que vai fazer e qual é o seu objetivo. Se for em uma cidade como Nova Iorque, pode esquecer o que eu disse: apenas reserve um hotel em Manhattan e seja feliz por suas ruas e lojas. Mas, quando falamos em África, planejar esse tipo de “detalhe” é necessário para, inclusive, garantir a sua segurança e bem-estar na viagem. Portanto, é essencial que leia e se informe bem antes de fazer as malas!

museu nairobi o que fazer

Museu Nacional de Nairóbi, Quênia. Foto: arquivo pessoal

Em relação à comida, é sempre uma dualidade, pois ao mesmo tempo em que é super excitante sair e comer pelas ruas, no lugar que mais te chamar a atenção, um grão de feijão azedo e você arruinará alguns dias da sua viagem e, nesse caso, se ela já é curta, então já era. Portanto, eu digo por mim, mas também serve como dica: não arrisque comer em qualquer lugar, muito menos na rua. Sempre que viajo, já dou uma “sondada” nos restaurantes bem recomendados que existem perto do hotel e pegou outras dicas com quem já esteve na cidade. Se acontece de chegar a um restaurante que não estava previsto, pego o celular e confiro as avaliações antes de sentar e pedir um prato. Esse tipo de cautela tem me ajudado a viajar sem problemas gastro-intestinais, com raras exceções.

Hospedagem em Nairóbi

Ao escolher a sua hospedagem em Nairóbi, tenha em mente 2 coisas principais: segurança e trânsito. Para minimizar esses fatores, é primordial que escolha um hotel que esteja bem localizado e tenha boas indicações de outros viajantes. Eu tive a sorte de poder conversar com uma brasileira que morou lá (obrigada, Renata Rossi) e ela me indicou a área em que deveríamos nos hospedar, levando em consideração esses dois fatores que falei inicialmente.

O nome dessa área é Westlands, que é central, mas fora do vuco-vuco do trânsito e é mais “nobre”, sendo também mais segura. Há várias opções de hospedagem por lá, dentre as quais eu destaco o Sankara Nairobi (moderno e bonito, vi quando visitamos) e o Southern Sun Mayfair Nairobi. A Renata também indica o Tribe Hotel Nairobi, que não fica nessa área, mas é bom.

hotel sankara nairobi onde hospedar

Interior do hotel Sankara. Foto: arquivo pessoal

Agora, se você quer ter realmente uma experiência inesquecível, há 3 opções que eu aceitaria facilmente, caso coubesse no meu orçamento: a elegância e sofisticação do Hemingways Nairobi, a hospedagem em meio à natureza do Ololo Safari Lodge, e a incrível oportunidade de ficar em um hotel cercado de girafas do Giraffe Manor.

Se você está procurando um hotel em Nairóbi, utilize a caixa de pesquisas do Booking.com abaixo! Há várias promoções no site e, fazendo a reserva por esse link, você também contribui com uma pequena comissão para o blog, sem aumentar em nada o preço para você!

Booking.com

Nós acabamos optando pelo Southern Sun Mayfair, que oferecia bom custo-benefício na área em que nos foi recomendada. Eu fiquei encantada com as fotos do hotel, que é cheio de jardins (e sapos nos laguinhos). Também queria algo mais “rústico” e ele se encaixou perfeitamente nos nossos planos. Recomendo muito! O quarto era confortável, o café da manhã farto e delicioso, há 2 restaurantes no hotel, que quebram um super galho. A única tristeza foi não conseguir entrar nas piscinas, porque estava friozinho e a água era gelada.

southern sun hotel nairóbi

Nosso quarto no Southern Sun Mayfair. Foto: arquivo pessoal

onde hospedar nairóbi

Vista da janela do nosso quarto, um lindo jardim! Foto: arquivo pessoal

hotel em nairóbi quênia

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia. Foto: arquivo pessoal

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia. Foto: arquivo pessoal

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia. Foto: arquivo pessoal

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia onde ficar

Hotel Southern Sun Mayfair Nairóbi, Quênia. Foto: arquivo pessoal

onde hospedar nairóbi dicas

Uma das piscinas do hotel e o restaurante Oasis. Foto: arquivo pessoal

Restaurantes em Nairóbi

A querida Renata também nos indicou alguns restaurantes que ficavam na área do nosso hotel, o Mediterraneo e o Sarabi. Esse último é o bar da piscina do hotel Sankara, que indiquei antes. Mas primeiro, não posso deixar de dizer que todas as nossas experiências em restaurantes em Nairóbi foram ótimas! Os cardápios eram variados (inclusive para vegetarianos, não se preocupem), com muitas opções de carnes, massas, saladas etc. Álcool é facilmente encontrado em qualquer lugar também, assim como no Brasil (moro em um país muçulmano, então isso fica mais evidente para mim agora, rsrs.). Vimos excelentes opções de restaurantes no Trip Advisor e, confesso que se tivesse ficado mais tempo, ia começar a me preocupar com o meu peso, porque as porções eram gigantes e deliciosas, difícil controlar, um perigo!

O Mediterraneo, indicado pela Renata, é um italiano super charmoso e com comida ótima! Ficava pertinho do nosso hotel e fomos a pé pra lá. As porções são SUPER fartas e, mesmo eu tendo pedido menor, quase não consegui comer tudo. Marido não pediu meia porção e não conseguiu terminar.

restaurante italiano nairobi mediterraneo onde comer

Restaurante Mediterraneo, Nairobi. Olhem o pratão do marido! Foto: arquivo pessoal

onde comer nairobi dicas restaurantes

Minha meia porção, que também era farta! Foto: arquivo pessoal

Aliás, uma curiosidade: achei as porções de Nairóbi muito fartas! Os pratos eram sempre imensos. Quando for a um restaurante, especialmente se você come pouco, vale a pena perguntar se fazem meia porção ou se pode dividir o prato com alguém.

Quando fomos ao Sankara, preferimos jantar primeiro em um outro restaurante do hotel e, só depois, subir para o bar da piscina e tomar um drink. Escolhemos o restaurante Graze, uma steakhouse elegante e deliciosa. E sim, eu não como carne vermelha, mas marido sim, e ele super aprovou o prato dele e também aprovei o meu (atum selado). Quanto ao Sarabi, é mais indicado como bar mesmo. Havia muitos jovens se divertindo horrores por lá, como se fosse uma baladinha, bem animado. Tomamos o tal drink e depois fomos para casa. Dica: se for para o Sarabi, leve agasalho, pois fica no terraço de um prédio e o friozinho pode incomodar se estiver usando roupa muito leve.

Aproveitando, para quem gosta de balada, a Renata recomenda o Gipsy, que também fica nessa região.

steakhouse nairobi dicas restaurantes

No Graze, no hotel Sankara. Foto: arquivo pessoal

hotel sankara nairobi quenia kenya

O assustador chão de vidro do hotel Sankara, na entrada do bar Sarabi. Foto: arquivo pessoal

dica bar nairóbi

Gin tônica e cervejinha no Sarabi, Nairóbi. Foto: arquivo pessoal

Logo que chegamos a Nairóbi, no primeiro dia, depois de fazer o check-in, resolvemos almoçar em um restaurante dentro do próprio Southern Sun, o Golden Spur Steak Ranch. Não foi nada de extraordinário, mas tá aprovado também. Boa opção para quem está hospedado no hotel e não quer sair para comer.

cerveja típica queniana quênia

Cerveja local, Tusker, no Golden Spur. Foto: arquivo pessoal

onde comer nairóbi

Fish & Chips no Golden Spur. Foto: arquivo pessoal

O outro restaurante do hotel, o Oasis, também é bom! Tomamos café da manhã lá todos os dias (delicioso e super variado) e jantamos lá uma noite. Também é uma ótima opção para quem está hospedado no hotel, ou seja, mais um motivo para considerar se hospedar lá ou no Sankara, pela excelente localização e boas opções de restaurantes que possuem.

restaurantes nairobi

Restaurante Oasis à noite. Foto: arquivo pessoal

onde jantar nairobi dicas

Berinjela à parmigiana e vinho no jantar no Oasis. Foto: arquivo pessoal

café queniano

Café do Quênia para começar bem o dia! Foto: arquivo pessoal

***

E essas são algumas dicas que eu tinha para passar para vocês sobre Nairóbi! Espero que aproveitem-nas e, qualquer dúvida, deixem nos comentários que tentarei ajudar. Ah, e não poderia deixar de agradecer mais uma vez à Renata, por ter sido tão atenciosa em passar dicas maravilhosas pra gente! Obrigada, baby! =*

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress