15 de janeiro de 2017

Quando viajar para Abu Dhabi?

Você já se convenceu, lendo todos os nossos posts antigos, que vale a pena conhecer Abu Dhabi. Que os Emirados Árabes Unidos é um lugar muito interessante, onde você terá experiências incríveis, seja nas grandes cidades, no deserto, no mar ou no ar! Mas aí a grande questão é: qual a melhor época para viajar para Abu Dhabi? Existe alta e baixa temporada? Qual seria o mês ideal?

Levando a visita para conhecer o Mangroves, em Abu Dhabi, em uma tarde ensolarada, porém agradável, de novembro. Foto: arquivo pessoal

Você sabe o que é sentir calor?

Essa é a primeira pergunta que te faço: você sabe o que é sentir calor de verdade? A menos que você já tenha visitado um deserto no verão, duvido muito que saiba o que é morrer, quase literalmente, de calor. Felizmente, aqui em Abu Dhabi, turistas não morrem de calor (no sentido literal, de falecer), porque você simplesmente não vai precisar ficar exposto às temperaturas do lado externo dos prédios. A menos que você queira, claro.

Então, vamos lá: se você for louco de pedra e quiser sentir calor MESMO, pode vir entre junho, julho e agosto que eu te garanto que sua experiência terá muito sucesso! Já estou te desejando sorte…

Mas já se sentir calor não é exatamente o seu plano e esses são os únicos meses que você tem para viajar, venha! Porém, tenha em mente que em vários momentos vai sentir um calor terrível e, se conseguir ficar mais que 1 hora na praia, eu quero fazer um estudo de caso com você! Já se o seu negócio é shopping e compras, tranquilo! Os únicos minutos de sofrimento serão até entrar no táxi, coisa de 5 minutinhos.

Agora, se você odeia sentir calor, tem alergia ao calor ou ao suor (existe, acreditem), evite ao máximo esse período. Por mais que você se mantenha indoor a maior parte do tempo, hora ou outra terá que encarar, mesmo que por alguns minutos, o forno do lado de fora.

Você sabe o que é sentir calor e não poder tomar água?

Pior do que sentir calor é não poder sair às ruas de shortinho, tomar uma cerveja na praia ou mesmo água em público. Como, Polly? Sim, pessoal, durante o Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, é proibido o consumo de água (ou qualquer outro líquido E comida) em público durante as horas de sol. Isso porque os muçulmanos ficam em jejum durante todo esse período e, aqui em Abu Dhabi, é vetado a qualquer pessoa (independente da religião ou se é turista ou morador) consumir tais itens, sob pena de multa e detenção.

E como faz? Ou você vai a um restaurante que está aberto durante o Ramadã (e, por isso, ele estará todo coberto, para que as pessoas não vejam do lado de fora), ou você fica em casa/no hotel e faz o que bem quiser. Essa não é a única restrição durante o Ramadã, mas é a que é mais complicada durante os meses quentes, portanto, evitar o turismo nessa data é crucial!

Magnolia Bakery em um shopping de Abu Dhabi durante o período do Ramadã. Notem as cortinas pretas na janela e o aviso na entrada: somente para clientes que não estejam jejuando. Foto: arquivo pessoal

O que você deve fazer ao programar uma viagem aos Emirados Árabes é checar, com antecedência, o período do Ramadã naquele ano. As datas mudam de acordo com a lua, ou seja, não são fixas. O Ramadã de 2017, por exemplo, será entre 27 de maio a 24 de junho, período bem quente por aqui. Portanto, se sua visita acontecer durante o período do Ramadã – que também coincidirá com o calor – se atente para todas as regras que deverá seguir. E, mais uma vez, lhe desejo sorte.

Sim, eu quero sentir calor

Se você gosta de calor, ou ele não te incomoda tanto, recomendo os meses de maio e setembro, quando é bem quente, mas “sobrevivível”. Ano passado, minha mãe veio em maio e conseguimos até ir à praia e comemos algumas vezes ao ar livre, especialmente à noite. Nessa época, aproveite para ir aos parques aquáticos, pois a água estará quentinha e você não sentirá incômodo do lado de fora também. Já o passeio no deserto foi bem agradável, pois foi no fim da tarde e o clima estava ótimo.

Embora não seja tão terrível quanto junho, julho e agosto, esses meses ainda são bem quentes e não são os que eu considero como ideais para o turismo. Fica a seu critério e sua disponibilidade, claro.

Na medida certa

Março, abril, outubro e novembro são deliciosos! São bons para andar ao ar livre, para ir à praia, para acampar no deserto, para visitar os parques aquáticos… A vida fica maravilhosa aqui durante esses meses. Nesse período, você irá ver muita gente nas ruas, se exercitando ou passeando. Os parques e áreas verdes também estarão cheios. Dá a impressão que a cidade está mais cheia – e de fato deve estar, já que nenhum expatriado quer sair daqui durante esses meses, para não “perder” o clima bom. De todos esses meses citados no começo do parágrafo, abril é o mais quente, mas ainda assim é bem tranquilo para passear.

Da orla da cidade, a Corniche, em abril. Foto: arquivo pessoal

Se você quiser vir durante qualquer um desses meses, eu super recomendo! Você vai aproveitar o que a cidade oferece de melhor, em todos os aspectos. Venha sem medo 😉

Não é que faz um friozinho?

Abu Dhabi tem inverno, surpreendendo a muitos que ainda não a conhecem. Na verdade, mesmo eu, que cheguei à cidade pela primeira vez no auge do verão, custei a acreditar que pudesse sentir frio aqui, mas já senti! Durante os meses de dezembrojaneiro e fevereiro chega a fazer um friozinho e até a chover também. Além disso, dias nublados e com neblina são muito comuns. Nesse período, o clima fica bem gostoso durante o dia, com ventinhos frescos e noites frias.

A parte chata de “turistar” nesse período é que você pode pegar dias “feios”, com muita névoa, nublados, cinzas. A água do mar e dos parques aquáticos já não serão tão convidativas e para jantar ao ar livre você vai precisar de uma roupa quente, ou mesmo um aquecedor do restaurante. Se você gosta de frio e teme visitar a cidade em uma época quente, esse é o período ideal. Calor dificilmente você irá passar.

Bar à noite a céu aberto em Abu Dhabi: aquecedores para maior conforto dos clientes. Foto: arquivo pessoal

Como vocês puderam notar, há diferentes situações que você deve considerar antes de marcar a sua passagem para os Emirados Árabes. Clima, por aqui, é um fator muito importante e não deve ser subestimado. Se puder, evite ao máximo os meses de calor intenso e o Ramadã. Não há exatamente uma “alta” e “baixa” temporada e o que deve ser observado, em relação à época do ano, é basicamente o que dissemos neste artigo. Espero que aproveitem as dicas! No mais, façam uma excelente viagem! Beijo grande.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Alexander agosto 29, 2019

    Polly,
    Obrigado pelo seu retorno e dicas, irei segui-las. Muito sucesso e crescimento contínuos para você!
    Saindo como planejado, volto aqui para registrar…

  • Alexander agosto 21, 2019

    Polly, boa tarde!
    Achei seu post e preciso parabenizá-la, muito bem escrito e de fácil compreensão, irei ler todos daqui pra frente.
    Estava me programando para ir à Dubai no Réveillon e de quebra conhecer Adu Dhabi mas lendo o seu post surgiu uma dúvida inclusive pelo que já andei lendo pela internet e explico qual seria: amo o calor (não o tórrido rs) e dias de céu azul, quem não, não é verdade? rs, e quero pegar dias assim em Dubai e Abu Dhabi, quentes, água quente e céu limpo e pelo visto no inverno (Réveillon) não seria possível. Você comentou sobre Abril e Novembro, o que me leva a crer então que para pegarmos dias perfeitos como citei entre temperatura, água e visibilidade seriam na Primavera e no Outuno?
    Outra coisa, você recomenda algum outro Emirado?
    Grato e sucesso, sempre!

    • Pollyane
      Pollyane agosto 25, 2019

      Oi Alexander! Mto obrigada pela visita, pela mensagem e pelo carinho. Então, realmente, durante o Réveillon, fica mais frio por aqui e pode até chover. Há mtos dias com neblina também. Se você quer mesmo pegar calor, é melhor vir outra época, como outubro, novembro ou de março a maio. Os demais meses eu não recomendo.
      Sobre visitar outros emirados, vai depender mto objetivo de sua viagem e o tempo que terá aqui. Vale pesquisar sobre Fujairah e Ras Al-Khaimah.

  • Flávia maio 2, 2018

    Parabéns Polly por todo o seu conteúdo. Nada como ter informação de quem realmente vive o lugar no seu dia a dia. Infelizmente só tenho o mês de junho para realizar a visita pois já estarei na África e a intenção era estender a viagem e conhecer Abu Dhabi e Dubai, entretanto acho que será um pouco inviável devido ao Ramadã e o calor intenso. O fato de não poder tomar água é o que mais me preocupa.
    Obrigada!

    • Pollyane
      Pollyane maio 8, 2018

      Sem dúvida, não é a melhor época para visitar o país, mas se essa é a única data que você tem, por que não? A questão das restrições do Ramadã são muito sérias, você deve observar bem se ainda será Ramadã quando vc vier.

  • Juliete de Oliveira abril 16, 2018

    Amei, quero ir em abril/2019. Que Deus quiser! Obrigada pelas as informações, Pollyane :-*

    • Pollyane
      Pollyane abril 18, 2018

      Abril é uma ótima época. Já começamos a sentir calor por aqui, mas ainda assim bem tolerável, é bom para aproveitar as praias e parques aquáticos. Espero que faça uma ótima viagem, Juliete! Obrigada pelo comentário e pela visita. Beijos

  • […] Há um post completo sobre o clima de Abu Dhabi, veja aqui. […]

  • Alê maio 13, 2017

    Muito bom, Polly! Eu e meu respectivo estamos pensando em visitar Abu Dhabi em janeiro para fugir um pouco do inverno ucraniano. Por mais que seja mais friozinho aí nessa época, com certeza será mais quente do que na Ucrânia.

    • Pollyane
      Pollyane maio 13, 2017

      Oi Alê! Com certeza!! Pode vir que terá dias agradáveis no inverno emiradense. Se precisar de qualquer dica, é só me perguntar 😉 Beijo grande e muito obrigada pela visita e pelo comentário 😉

  • […] a sua viagem para cá. Eu já comentei sobre o assunto várias vezes, mas recomendo esse post aqui: Quando viajar para Abu Dhabi?, que é o mais completo que já fiz. Leia com atenção, isso pode interferir muito na qualidade da […]

  • Edilair janeiro 30, 2017

    Interessante.

  • Rê Suzart janeiro 17, 2017

    Como moradora de Abu Dhabi eu só posso fazer uma pergunta: onde eu assino?! rs! Concordo com TU-DI-NHO que você escreveu! Está muito bem explicado como o clima de Abu Dhabi varia durante o ano e eu, particularmente, não consigo entender muito quem vem nos meses de julho e agosto (principalmente). A não ser que o destino mesmo seja outro e a pessoa esteja somente de passagem por aqui (vindo com a Etihad ou Emirates, vale até a pena SIM encarar o calorão e dar uma olhada no que é possível). Mas eu não PROGRAMARIA uma viagem PARA conhecer os Emirados nessa época.

    • Pollyane
      Pollyane janeiro 19, 2017

      Muitíssimo obrigada pelo seu comentário. Já valeu como uma excelente assinatura! Hehe. Sempre é válido complementar as informações do post, pois acrescenta as informações sob o ponto de vista de outrem. Muito obrigada por isso! Beijo grande.