No artigo de hoje, super atrasado, conto sobre a nossa experiência acampando no deserto aqui dos Emirados Árabes, em um emirado que se chama Ras al-Khaimah (RAK). A ideia inicial éramos juntar os amigos, colocar as tralhas no carro e literalmente estacionar no deserto e dormir. Éramos 3 casais e uma bebê com esse plano maluco de se aventurar por conta própria pelo deserto. Felizmente, o bom senso bateu e não nos sentimos devidamente preparados para tal passeio e daí fomos atrás de campings prontos, onde não tivéssemos que levar barracas e que oferecesse uma mínima estrutura – principalmente de banheiro!

deserto emirados árabes

Deserto de RAK. Foto: arquivo pessoal

Escolhendo o camping no deserto

Depois de várias buscas, encontramos o Bedouin Oasis Camp em RAK, que atendia as nossas necessidades e, apesar de ser um pouco longe de Abu Dhabi (2h30min de carro), a estrada é boa e bem sinalizada. Também é possível contratar as agências que fazem o safári no deserto para um “overnight”, mas aí teríamos que dormir em barracas mesmo e também era mais que o dobro do preço do Bedouin Camp. Por fim, batemos o martelo com o Bedouin e alugamos a tenda com cama e ar condicionado (banheiro compartilhado). Fizemos toda a reserva pelo Booking e correu tudo bem – mesmo quando tivemos que adiar a viagem por 1 semana, pois eu adoeci e estava chovendo (!!!) no deserto em RAK.

A nossa experiência com o Bedouin Camp foi positiva, em termos gerais. A tenda era como descrita no Booking, a comida era OK (eu nunca acho as comidas de passeios boa, então ela apena foi mediana) e a estrutura do camping é boa. Alguns fatos, porém, aconteceram e eu acho válido compartilhar: a porta da tenda de nossos amigos travou e eles demoraram HORAS para arrumar, daí eles perderam boa parte da noite vigiando o trabalho do povo. Os banheiros compartilhados eram de uma limpeza duvidosa. Obviamente, não havia água quente disponível. Por último, em questão de acontecimentos ruins, foi que um grupo muito grande estava hospedado lá também e eles fizeram barulho madrugada adentro. De novo: os meus amigos se sentiram incomodados, nós nem ouvimos direito.

Apesar desses acontecimentos, saímos de lá com a sensação de que valeu a experiência. O momento mais especial é durante as últimas horas de sol, quando podemos subir nas dunas e contemplar a paisagem MARAVILHOSA do deserto. Só por esse momento, para mim, já valeu muito!

bedouin camp rak uae

Nossa tenda no Bedouin Oasis Camp. Foto: arquivo pessoal

acampar deserto

Dentro da nossa tenda. Foto: arquivo pessoal

bedouin camp rak uae acampar deserto

Bedouin Oasis Camp, RAK, UAE. Foto: arquivo pessoal

shisha deserto churrasco

Área de churrasco e shisha. Foto: arquivo pessoal

sandboard deserto

Área de refeições e duna para sandboard. Foto: arquivo pessoal

tenda beduína rak

Tenda beduína. Foto: arquivo pessoal

Como chegar ao Bedouin Camp

O acesso ao Bedouin Camp é simples, mas um GPS é essencial. Como ele fica afastado da cidade, é preciso pegar a estrada certa para acessá-lo. Fomos daqui de Abu Dhabi até lá usando o Waze e deu tudo certo! A estrada é boa e não é necessário ter carro 4×4. Não creio que haja transporte público para o local.

acampamento no deserto emirados árabes

Localização do Bedouin Oasis Camp em RAK. Fonte: Google Maps

bedouin camp acampamento beduíno deserto

Bedouin Oasis Camp. Fonte: Google Maps

Atividades no Bedouin Camp

Para quem já fez o safári no deserto, não será uma novidade: há dunas que podemos escalar e ver o pôr do sol, camelos para dar uma voltinha, equipamentos para sandboard, quadriciclos para aluguel, tatuagens de hena, shisha e danças típicas na hora do jantar. As diferenças para um safári no deserto normal são que, depois do jantar, podemos ficar na área de shisha e observando as estrelas; dormimos e no outro dia vemos o sol nascer no deserto, tomamos café da manhã e vamos embora. Como o check-out deve ser até às 9h, não há muito tempo para aproveitar o deserto pela manhã. Embora pareça pouco tempo, das 9h às 16h (horários de check-out e check-in), é tão quente que nem teria graça ficar lá além disso.

deserto emirados árabes ras al khaimah

Deserto de RAK. Foto: arquivo pessoal

família deserto passeio por do sol

Ao longe, vimos essa família aproveitando o pôr do sol no deserto. Foto: arquivo pessoal

deserto emirados árabes

Foto: Renata Zagato

pôr do sol deserto

Pôr do sol em RAK. Foto: arquivo pessoal

Nossas impressões sobre acampar no deserto

Não foi exaaaatamente acampamento no deserto que fizemos, né? Nossa tenda não era uma barraca e tínhamos toda uma estrutura no camping. Mesmo assim, para uma primeira experiência dormindo no meio do deserto dos Emirados Árabes, valeu muito a pena. O clima estava ameno e perfeito para um dia e noite no deserto. À noite, como já previa que pudesse fazer um ventinho mais gelado, coloquei uma pashmina no pescoço e ficou tudo certo. Na tenda havia um climatizador de ar e o ligamos algumas vezes quando ficava “abafado”, pois não queríamos dormir com a janela totalmente aberta. Não vi insetos na tenda.

noite deserto

Noite no deserto. Foto: Renata Zagato

dança fogo deserto

Dança com fogo à noite no camping. Foto: Renata Zagato

Ah, fomos dias 31/03 e 01/04 para lá. Acho importante dizer que, se fosse antes, teria ficado muito frio depois que o sol se pusesse; e se fosse depois, o calor seria demais! Achei a época perfeita para esse tipo de passeio.

O nosso grupo, como disse antes, incluía uma criança de menos de 2 anos, que aproveitou MUITO o passeio. Havia várias crianças por lá também e todo o camping e as atrações são muito familiares. E, por falar nisso, uma das minhas amigas, a Renata Suzart (e mamãe da Amelie) tem um blog super bacana onde ela fez um post completinho sobre esse passeio. Nesse mesmo link vocês podem acompanhar o vlog que ela fez da viagem 😉 Ficou lindo! A  nossa outra companheira de viagem, a Renata Zagato colocou as fotos belíssimas que ela tirou no passeio no Flickr dela. Não deixem de conferir também!

acampamento no deserto abu dhabi dubai emirados árabes

Nosso grupo em RAK. Foto: Renata Zagato

Se tiverem outras dúvidas, sugestões ou comentários a respeito do camping no deserto, deixem nos comentários! Beijo grande e até a próxima!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] própria (nunca fiz isso), ou você se hospeda em um hotel no deserto (contei nossa experiência no acampamento beduíno aqui), ou você faz o passeio de safári no deserto, obrigatório para qualquer turista (fiz um post de […]

  • Larissinha maio 28, 2017

    Fiquei apaixonada na foto a noite no deserto! Deve ter sido incrível

    • Pollyane
      Pollyane maio 29, 2017

      Linda né? Minha amiga arrasou no clique! Espero que possa conhecer um dia pessoalmente 😉 Beijooo

  • Renata Suzart maio 25, 2017

    Foi um fim de semana gostoso na companhia de vocês! Já estamos precisando marcar algo pro segundo semestre, hein? Qual será o programa da vez? 🙂

    • Pollyane
      Pollyane maio 25, 2017

      Foi delicioso mesmo! Pois é, eu já tenho algumas ideias para a próxima aventura, depois te conto 😀