26 de dezembro de 2017

Retrospectiva de viagens 2017

Não poderia deixar 2017 acabar sem vir aqui fazer o post com a retrospectiva das viagens desse ano, que foram muito especiais! Em 2016 também fiz esse artigo e gostei muito de relembrar as viagens que fizemos. É uma delícia poder viajar, mas a vantagem é que a viagem acaba mas as lembranças/fotos permanecem nos trazendo alegrias por muito tempo. E alegria completa é alegria compartilhada, então vamos logo falar de como foram as viagens de 2017 e aproveitem para anotar as dicas que eu vou passar.

JANEIRO

Já viramos o ano viajando! Passamos o réveillon de 2017 em Baku, a capital do Azerbaijão que nos deixou muito impressionados. Não fomos esperando muita coisa de lá e, no final, nos surpreendemos com uma cidade fofa, organizada e com ótimos restaurantes! Passamos 3 dias em Baku e depois fomos para a Geórgia, onde conhecemos a capital Tbilisi, a estrada militar e a estação de ski Gudauri. Lugares LINDOS, gelados e que recomendamos muito, especialmente para quem já mora aqui no Oriente Médio e é super fácil de visitar.

Veja os artigos do Azerbaijão

Veja os artigos da Geórgia

baku azerbaijão

Baku, Azerbaijão. Foto: arquivo pessoal

tbilisi georgia

Tbilisi, Geórgia. Foto: arquivo pessoal

FEVEREIRO

Fui passar uns dias em Dubai na casa de uma amiga e aproveitei para conhecer alguns lugares que ainda não tinha ido, como o JBR, Dubai Marina e o Deira. São lugares incríveis e que você não pode deixar de conhecer quando for a Dubai. Inclusive, você sabe que eu faço roteiros personalizados para os Emirados Árabes? Se estiver viajando para cá, entre em contato comigo para que possamos organizar uma viagem feita sob medida para você!

maior anel do mundo souq ouro dubai

O maior anel do mundo, em Dubai. Foto: arquivo pessoal

MARÇO

Em março fomos turistas na nossa própria cidade: Abu Dhabi. Não é exatamente “viagem”, mas é como se fosse, já que fizemos as malas e partimos para um hotel! Ganhamos uma promoção no Instagram do Souq Al Beri e passamos um final de semana no ma-ra-vi-lho-so hotel Shangri-La, aqui em Abu Dhabi mesmo. Contei tudo nesse post e já aproveitem e peguem essa dica do hotel e dos restaurantes de lá. Recomendo tudo de olhos fechados!

hotel abu dhabi

Piscina do hotel Shangri-La, Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Também em março, fomos passar um final de semana no meio do deserto, em Ras al-Khaimah, outro emirado do país que fica mais ao norte. Juntamos os amigos e fomos nos hospedar em uma tenda no deserto! Foi super gostoso e também recomendamos a experiência, que vai um pouco além do safári no deserto comum.

retrospectiva 2017 deserto

Nossa turma no deserto em Ras al-Khaimah. Foto: arquivo pessoal

ABRIL

Abril foi intenso, pois viajamos por 15 dias pelo Sudeste Asiático, conhecendo Kuala Lumpur, a capital da Malásia, e o Vietnã. Já fiz vários artigos sobre essa viagem (mas ainda faltam alguns, fiquem calmos! hehe). Foi uma experiência sensacional viajar por dois países tão distintos do nosso e ter contato com culturas que jamais pensei que teria. Kuala Lumpur nos surpreendeu por ser uma cidade viva, multicultural, moderna e super agradável, apesar do calor e umidade constantes. O Vietnã, bem, só indo lá para saber o que eu digo, mas foi incrivelmente enriquecedor conhecer esse país de histórias e marcas profundas. AMAMOS ter conhecido esses dois países e, se você está cogitando ir para lá também, vá! Não precisa pensar duas vezes.

Veja os artigos da Malásia

Veja os artigos do Vietnã

kuala lumpur malásia

Kuala Lumpur, Malásia. Foto: arquivo pessoal

hoi an vietnã retrospectiva 2017

Hoi An, Vietnã. Foto: arquivo pessoal

JUNHO

Em junho eu realizei um sonho: voltei para a África! Dessa vez conhecemos o Quênia, um país que mexeu muito comigo, em vários aspectos. A viagem foi curta, mas o suficiente para eu voltar já querendo fazer planos de conhecer outros lugares e países da mãe África. Se você ainda não teve oportunidade de ir, pense seriamente em organizar uma viagem para lá que inclua safáris responsáveis, apresentações culturais, museus… tudo! Já fiz alguns artigos sobre Nairóbi, mas ainda voltarei a falar mais. Sem dúvida, o Quênia ficou no meu coração e tenho muita vontade de voltar pra lá.

Veja os artigos do Quênia

nairobi quenia parque nacional

Parque Nacional de Nairóbi, Quênia. Foto: arquivo pessoal

JULHO e AGOSTO

Novamente, assim como nos dois últimos anos, fomos para o Brasil em julho. É quando a maioria dos expatriados que moram no Oriente Médio decidem viajar, pois o verão deixa qualquer vida outdoor impossível por aqui! Ficamos 1 mês no Brasil, só voltando para casa no final de agosto. Ainda era verão, mas pelo menos “pulamos” 1 mês dos terríveis 4 em que os Emirados Árabes pegam fogo. No Brasil, como sempre, me divido entre Goiás e Brasília, passeando pela casa de amigos e familiares meus e do marido. É sempre bom voltar à pátria amada e fazemos questão de ir para lá todos os anos! ♥

catedral de brasília

Mamãe levou vovó para conhecer a Catedral de Brasília. Foto: arquivo pessoal

SETEMBRO

Fizemos uma escapadinha para Al Ain, uma cidade que fica no emirado de Abu Dhabi, em setembro. Embora ainda verão e muito quente por aqui, Al Ain é mais fresca e até deu para fazer turismo por lá. Visitamos vários lugares incríveis e nos hospedamos num hotel UAU no deserto, o Telal Resort. Se você ainda não conhece Al Ain, não perca mais tempo, é uma cidade fofa e bem diferente de Abu Dhabi e Dubai.

al ain emirados árabes

Al Ain, Emirados Árabes Unidos. Foto: arquivo pessoal

OUTUBRO

Em outubro eu conheci outro lugar novo: a Romênia! Esse país do leste europeu, cercado pela lenda do Drácula e histórias mirabolantes de dragões e ciganos, foi uma deliciosa descoberta de 2017. Viajei apenas com a minha prima e curtimos o outono fresco da capital Bucareste, provando cafés charmosos e aprendendo mais sobre o país. Fiquei com muita vontade de ter mais tempo lá e poder viajar pela Transilvânia e outras regiões do entorno de Bucareste. Duvido que da próxima irei sem marido, já que agora ele também se interessou muito pelo lugar… hehe. Se você planeja uma viagem para o leste europeu, não deixe de incluir a Romênia!

Veja os artigos da Romênia

bucareste retrospectiva

Bucareste, Romênia. Foto: arquivo pessoal

NOVEMBRO e DEZEMBRO

No final de novembro e na primeira quinzena de dezembro, fizemos a nossa última viagem do ano: Tailândia e Camboja. Chegamos a apenas alguns dias e, agora posso dizer, entendo por que tantos brasileiros são apaixonados pela Tailândia! Vocês estão certos, continuem viajando para lá! A Tailândia é um país mágico, gostoso, bonito, barato e super fácil de viajar. Mesmo que o seu inglês não seja avançado, dá para curtir sem problemas. Conhecemos 5 cidades do país e adoramos todas elas! Também demos uma passadinha de 3 noites em Siem Reap, no Camboja, onde descobri que eu realmente amo a Ásia pelo que ela é: caótica e charmosa. A produção de artigos dessa viagem já começou, não deixem de acompanhar e anotar todas as dicas!

Veja os artigos da Tailândia

Veja os artigos do Camboja

bangkok tailandia

Bangkok, Tailândia. Foto: arquivo pessoal

siem reap camboja templo lara croft

Siem Reap, Camboja. Foto: arquivo pessoal

***

Deu para ver que 2017 foi um ano incrível, não é verdade? Espero que o de vocês também tenha sido cheio alegrias, surpresas, descobertas e muito amor. Quero aproveitar e convidar a Klécia, do Fui ser Viajante, para fazer um artigo das retrospectivas de viagem de 2017 também! Desejo que tenham um 2018 abençoado e recheado de viagens e aprendizados. Que possamos continuar juntos, trocando experiências e dicas. Beijo grande e boas festas!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Klecia dezembro 29, 2017

    Polly, que lindo ano foi seu 2017! Você conheceu lugares que ainda são um sonho um pouco distante pra mim, como o Quênia e o Vietnã. Quero muito chegar nesses lugares, e por hora vou me inspirando nos seus posts, lendo e viajando com você!
    Acompanhei sua viagem pela Tailândia e só posso dizer que o país me pareceu encantador pelos seus olhos! Espero que entre no meu roteiro em breve também!
    Um abraço, ótimo 2018 (com lindas viagens)!!!

    • Klécia dezembro 29, 2017

      Ah, e obrigada pelo convite para fazermos uma retrospectiva 2017 no Fui Ser Viajante!
      Foi muito legal reviver esses momentos! -> https://www.fuiserviajante.com/inspiracao/retrospectiva-de-viagem-2017/

      Que 2018 traga muito mais memórias boas pra nossa bagagem! 🙂

      • Pollyane
        Pollyane dezembro 29, 2017

        O post de vcs ficou demais!! Que bom que aceitaram o convite 😀

    • Pollyane
      Pollyane dezembro 29, 2017

      Oi Klecia, muito obrigada pelas gentis palavras! A Tailândia é mesmo encantadora e eu tb torço que vc consiga visitar em breve! Ainda teremos muitos posts sobre ela aqui no blog! 😀 Beijo grande e um excelente 2018 pra vc tb 😉

  • Márcia dezembro 26, 2017

    Foi um prazer enorme compartilhar das suas, inúmeras viagens, no ano de 2017! Desejo que 2018 venham muitas outras, novas experiências e aventuras!