Trecho do texto publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, onde faço uma colaboração mensal como colunista de Abu Dhabi.

***

É comum que, dentre as perguntas que recebo de pessoas que pensam em se mudar os Emirados esteja a preocupação em relação ao sistema de saúde em Abu Dhabi. Na maioria das vezes, a minha resposta é bem curta, embora elucidativa: não se preocupe, sua empresa irá providenciar o seu plano de saúde. E isso não é mentira.

hospital abu dhabi

Cleveland em Abu Dhabi. Fonte: lam_chihang Flickr

Planos de saúde em Abu Dhabi

Qualquer pessoa que venha residir nos Emirados Árabes virá com um visto de trabalho ou como dependente. Como já foi comentado aqui neste artigo, não há vistos de residência sem que a pessoa esteja empregada, pois é necessário um “sponsor”, ou patrocinador do visto. Esse sponsor é responsável por essa pessoa enquanto ela estiver no país, o que inclui a sua saúde – e também de seus dependentes.

Portanto, quando eu disse que a minha resposta era simples e curta é porque, se você recebeu um convite para vir trabalhar (ou o seu cônjuge), você certamente já terá um plano de saúde, cuja cobertura e rede conveniada irá variar de acordo com o empregador.

Em relação aos brasileiros que residem em Abu Dhabi, em sua grande maioria professores de Jiu-Jitsu e funcionários de companhia aérea, há a vantagem de se ter vários compatriotas para tirar dúvidas sobre o plano de saúde e pegar referência de profissionais. É muito comum ver no grupo dos brasileiros em Abu Dhabi no Facebook as pessoas pedindo indicações de médicos deste ou daquele plano, de determinada empresa.

Para os demais trabalhadores brasileiros daqui, basta olhar na rede conveniada do plano, que pode ser ampla (qualquer profissional e qualquer hospital) ou específica, que é o mais comum (aceita em apenas certos hospitais). No meu caso e de meu esposo, estamos na primeira situação, então, quando preciso ir a um determinado médico, escolho por indicação de outras pessoas, pago as consultas e exames e depois peço reembolso ao plano. É bem mais simples, pois temos maior opção de profissionais e hospitais, mas é preciso ter dinheiro em mãos para pagar as consultas.

***

Quer ler mais? Então clique aqui e veja o conteúdo completo no site Brasileiras pelo Mundo!

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress