13 de dezembro de 2015

Um dia em Saadiyat Beach

Hoje falaremos sobre a praia de Saadiyat, que é localizada na ilha de mesmo nome. Demorei muito a conhecê-la, mas fiquei absolutamente encantada com a beleza desse lugar.

Praia de Saadiyat. Foto: Renata Zagato

Essa praia é considerada por muitos a mais bonita do país e não é pra menos: o mar é de um azul turquesa maravilhoso, a água tem uma temperatura muito agradável, a areia é fina, a praia é limpa e organizada e tem até umas ondas! Vale muito a pena conhecer!

Saadiyat Beach é uma praia natural (coisa rara por aqui) e protege o remanescente de uma vegetação costeira de dunas. Esta vegetação cresce sem irrigação, vivendo de umidade das chuvas e nevoeiros, raramente experimentados na ilha. Devido à sua sensibilidade a perturbação, foi criada uma Zona de Proteção da Duna Saadiyat, compreendendo uma faixa de pelo menos 60 m de largura ao longo da praia.

Como medida de preservação da duna, foram construídas passarelas de acesso a praia, como pode ser vista na foto abaixo:

Passarela de acesso na praia pública de Saadiyat. Foto: arquivo pessoal

Essa praia é muito especial e abriga importante fauna da região, como roedores, gazelas, aves e répteis, inclusive a tartaruga-de-pente (Hawksbill Turtle) que nidifica em suas areias entre os meses de abril a julho.

Aviso sobre as tartarugas na parte da praia de Saadiyat que fica no hotel St. Regis. Foto: arquivo pessoal

O acesso à praia de Saadiyat pode ser feito através de 3 pontos diferentes: pelo hotel St. Regis, pela praia pública e pelo clube Saadiyat Beach Club. Para ter acesso à praia do hotel, é necessário se hospedar (ou morar) lá. Da mesma forma, para acessar o Saadiyat Beach Club é preciso ser sócio do clube ou pagar pelo acesso diário. A forma mais barata é acessar a praia pela parte pública, que ainda assim é paga.

Praia de Saadiyat, em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

No Brasil, estamos acostumados a relacionar público a gratuito, mas o mesmo não acontece aqui. Nós pagamos 75 AED por pessoa no final de semana. Nesse valor estava incluso, além da entrada, a cadeira e o guarda-sol.

Já respondi a essa questão diversas vezes, mas não custa repetir: sim, podemos usar biquíni na praia, mas também não vi ninguém de fio dental, ok? Os homens também estavam bem à vontade, com sungas cavadas ou bermudas. Havia algumas muçulmanas na praia, algumas de burkini, outras de abaya e hijab (provavelmente só observando o mar e vigiando as crianças na praia). Todos pareciam confortáveis e felizes, que alegria!! rsrsrs.

Mulheres de biquíni na praia em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Homens de sunga na praia em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Saadiyat Beach. Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Como é de praxe por aqui (até mesmo nas piscinas dos hotéis e condomínios), sempre há um salva-vidas de prontidão. Além disso, as áreas permitidas para banho são delimitadas por boias.

Quando entrei na água, tive a impressão de que ela era mais salgada. E era verdade! Fui pesquisar e descobri que o Golfo Pérsico e o Mar Vermelho estão entre as águas mais salgadas do mundo, devido a alta taxa de evaporação (altas temperaturas) e baixo influxo de água doce.

A praia possui uma estrutura completa para quem vai passar o dia: banheiros, chuveiros, lanchonetes, lojinhas e estacionamento. É claaaaro que não é como nas praias do Brasil, com música tocando nas barracas, pessoas tomando cerveja, o povo vendendo queijinho… Não tem nada disso! Mas a gente se adapta com o que tem e já estou bem contente por ter essa praia para ir de vez em quando! 🙂

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] Sobre a praia de Saadiyat, fiz um post específico aqui. […]