27 de maio de 2017

Vietnã: atrações culturais

Sempre que viajamos, buscamos ir a atrações culturais, como danças e apresentações, que retratam o povo e a história do país. Nem preciso dizer o quanto é enriquecedor e interessante, né? No Vietnã, fomos a 3 apresentações culturais que quero dividir com vocês. Elas são bem diferentes entre si e, inclusive, as vimos em cidades distintas também. Vamos a elas:

Water Puppet no Thang Long Theatre – Hanói

Confesso que não fazia ideia de como seria a apresentação de water puppet, ou marionetes de água, e até pensei que poderia ser furada. Mas li tantos relatos positivos (e a avaliação no Trip Advisor é muito boa) que quisemos ir para conferir de perto. Em Hanói, há 2 teatros com esse espetáculo, nós fomos ao Thang Long Water Puppet Theatre, que é o mais antigo, famoso e tradicional teatro de marionetes de água do mundo!

Essa arte nasceu no norte do Vietnã, no século 11, quando os moradores daquela região aproveitavam os campos alagados de arroz, com água pela cintura, para fazer espetáculos de bonecos sobre as águas. Hoje, há teatros de marionetes de água espalhados por vários países, mas, se tiver oportunidade, recomendo que assista a esse, que é o “original”.

thang long water puppet hanoi

Teatro Thang Long, Hanói. Foto: CC

quanto custa water puppet hanoi

Ingresso do show de water puppet. Foto: arquivo pessoal

O teatro Thang Long é relativamente grande; há várias sessões por dia, mas os ingressos se esgotam rapidamente. Nós tentamos ir uma noite, mas estava esgotado. A sorte é que ainda tínhamos mais 1 dia na cidade, daí conseguimos ir. Portanto, a primeira dica é: assim que chegar a Hanói, garanta o seu ingresso! Outra questão importante é garantir um assento na frente, pois sofri com cabeções e tive dificuldade de enxergar os detalhes dos bonecos (miopia feelings – brincadeira, é porque são pequenos mesmo!).

O palco é, na verdade, uma grande piscina, com um cenário simples à primeira vista. Durante o espetáculo, eles usam de vários artifícios como luzes e fumaças, que fazem tudo ficar ainda mais mágico. Uma das coisas que mais gostei – e JURO, fiquei com os olhos cheios de lágrimas o espetáculo quase todo – é a banda que toca durante o show. As músicas locais, o novidade dos instrumentos e da melodia e a doçura das vozes me deixaram boquiaberta, e com o coração derretido. Para mim, foi a mesma emoção que sinto quando assisto a um grande concerto – absolutamente belo e sedutor.

thang long hanoi water puppet

Palco do Thang Long antes de começar o show. Foto: arquivo pessoal

water puppet hanoi vietnam

Show de water puppet em Hanói. Foto: arquivo pessoal

Show de water puppet em Hanói.

Show de water puppet em Hanói. Foto: arquivo pessoal

Os bonecos são conduzidos à distância, daí rola aquela magia infantil de parecer que têm vida própria. Toda a história, inclusive as músicas, são em vietnamita. Obviamente, não entendi 1 palavra, mas acho que foi melhor assim, pois somente a língua local poderia expressar tão bem a encenação, que contava a história do país. Pelo que pesquisei, essa costuma ser a principal história das sessões de teatro de marionetes de água. Mesmo não entendendo nada do que era dito, é possível compreender pelo contexto (você provavelmente já vai ter aprendido algo sobre a história do país) e porque é muito simples, no fim das contas.

Se valeu a pena? DEMAIS! Foi surpreendentemente lindo, mágico e encantador. Havia uma mulher do nosso lado que ria como uma criança. Os rapazes do meu lado também não desgrudaram o olho do palco. Eu, como já contei, saí de lá transbordada. Para crianças, então, deve ser maravilhoso! Enfim, é um programa cultural barato (cerca de R$ 14,00), fácil de ser acessado (o teatro fica na parte antiga da cidade, uma região super turística), que retrata a história, arte e cultura tradicional do Vietnã, além de ser uma opção de entretenimento que agrada a todas as idades. Definitivamente, não pode ficar de fora!

Traditional Art Performance – Hoi An

Essa apresentação cultural que vimos em Hoi An não estava programada, e também fica difícil dizer quer recomendo. Vou contar do começo: a parte turística de Hoi An é o seu centrinho histórico, com vários templos e atrações que podem ser visitadas. Para isso, você deve comprar um ingresso que te dá acesso a 5 atrações, que você pode escolher. Compramos. Junto, eles nos entregaram um folheto com informações turísticas da cidade. E foi aí que soubemos dessa apresentação cultural que acontece diariamente, nesse centrinho histórico, às 17 h. Como os templos estariam fechados nessa hora, decidimos ir lá para “ver de qual é”.

A apresentação cultural acontece no Hoi An Traditional Art Performance House. O ingresso deve ser comprado à parte (cerca de R$ 14,00) e o espetáculo dura uma hora. O teatro é bem pequeno – fofinho, de tão pequeno que é -, mas ao contrário do water puppet, não é lotado. A peça é formada por várias apresentações de dança e música, que também retratam a história e cultura do Vietnã.

Hoi An Traditional Art Performance House.

Hoi An Traditional Art Performance House. Foto: arquivo pessoal

dança cultural hoi an vietna

Ingresso para a performance cultural. Foto: arquivo pessoal

Eu não consigo descrever como foi essa apresentação cultural. Sabe quando sentimos vergonha alheia? Em alguns momentos nos sentimos assim – olhando para o lado, vi que os outros espectadores também estavam com esse sentimento. A banda era boa, mas o “roteiro” da apresentação não ajudava. Os atores pareciam ser inexperientes e as fantasias, embora muito bem feitas, davam um ar meio circense à apresentação, e esse claramente não era o objetivo. Me sinto até um pouco mal de falar isso, e pensei mil vezes se colocaria essa apresentação nesse post, mas estou buscando ser sincera e leve em minhas palavras. E, afinal de contas, a intenção do blog é justamente fornecer informações sobre as viagens que fazemos, só com verdades.

Apresentação cultural Hoi An

Apresentação cultural Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Apresentação cultural Hoi An.

Apresentação cultural Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Apresentação cultural Hoi An

Apresentação cultural Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Apresentação cultural Hoi An

Apresentação cultural Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Apresentação cultural Hoi An

Apresentação cultural Hoi An. Foto: arquivo pessoal

Não dá para dizer que é um show imperdível. Se você só tem 1 dia na cidade, definitivamente não vale a pena. Já se você tem bastante tempo e muita disponibilidade para ir a qualquer coisa que te ofereçam, então vá. Apesar de ter sido um pouco constrangedor, não deixa de ser uma apresentação cultural da cidade, feita por vietnamitas, buscando retratar a sua própria arte. Acho que, para crianças, o show seria mais interessante. Depois de andar por horas no sol escaldante de Hoi An, pelo menos pudemos ficar esse tempo sentados e com um bom ar condicionado. Você vai pensar nisso também quando chegar a sua vez! Hehe.

À Ô Show – Ho Chi Minh City

Novamente, assim como o water puppet, não fazia ideia de como seria essa apresentação e quase não fomos, por receio de que fosse ruim. Além disso, o ingresso é um pouco mais caro, então tinha que valer a pena. Mas, felizmente (e obrigada, internet), os comentários eram muito positivos e decidimos ir na nossa última noite em Ho Chi Minh City. Por fim, o show foi TÃO bom que decidi que seria um dos primeiros artigos que publicaria sobre o Vietnã, para que as pessoas consigam ler e ir à apresentação enquanto ela está em cartaz.

O À Ô Show é uma apresentação artística de música, dança e performances vietnamitas. De acordo com o site da Lune Production: “O nome ‘A O’ deriva de ‘Lang Pho’, que significa ‘aldeia e cidade’. O show retrata a beleza encantadora e riqueza cultural da vida vietnamita no campo, em contraste com a acelerada urbanização do país. O show é uma mistura única de circo de bambu, atos acrobáticos, dança contemporânea e arte visual teatral. A música ao vivo ecoa canções de trabalho dos vietnamitas do sul. Tudo somado, esta bela mistura de gêneros cria uma linguagem de palco única, que bem capta a essência da cultura fascinante do Vietnã.”

a o show cultura saigon

Ingresso do A O Show. Foto: arquivo pessoal

a o show ho chi minh city vietna

Com os integrantes do A O Show. Foto: aquivo pessoal

Imagine um Cirque du Soleil vietnamita, é o que foi esse show para mim. Maravilhoso e fascinante. Muitas vezes, emocionante! Espetacular, em toda a acepção da palavra (já viram que não vou economizar elogios para esse show, né?). Infelizmente, não conseguirei expressar a vocês como foi a apresentação, tampouco mostrar fotos, já que era proibido fazer imagens, mas digo que, se estiver em HCMC enquanto o espetáculo estiver em cartaz, não pense duas vezes e vá!

Além do belíssimo show, o lugar onde é realizado, a Ópera de Saigon, é um lugar incrível, cheio de história, e vale a visita. Esse teatro foi construído em 1897 pelo arquiteto francês Eugène Ferret e é um modelo da arquitetura colonial francesa na cidade. Mais sobre a história desse lugar, que resistiu a tantos anos e conflitos, você pode ver aqui.

opera de saigon ho chi minh

Ópera de Saigon. Foto: CC

a o show saigon ho chi

Ópera de Saigon, antes de o A O Show começar. Foto: arquivo pessoal

opera saigon ho chi minh city

Interior da Ópera de Saigon. Foto: arquivo pessoal

Nós gostamos tanto da peça que voltamos na Ópera no outro dia pela manhã para perguntar se eles vendiam um DVD com a apresentação, pois queríamos mostrar aos familiares e amigos a beleza que foi. Porém, o pessoal da produção nos informou que não há qualquer registro do espetáculo e quem quiser saber como é, vai ter que ir lá assistir! Hehe. Portanto, já sabe: nem pense em ir a HCMC e não assistir ao show, hein?

***

Espero que aproveitem as dicas dessas atrações culturais que vimos em nossa viagem ao Vietnã e, caso tenham alguma dica quente para passar de lá, deixem nos comentários! Beijo grande e até a próxima.

Outros artigos do Vietnã aqui.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • Luiza novembro 8, 2018

    Preciso fazer um trabalho e seu relato me ajudou muito, achei super interessante, vou até começar a acompanhar o blog haha, um beijão!

    • Pollyane
      Pollyane novembro 18, 2018

      Que ótimo, Luiza! Fico muito feliz! Seja sempre muito bem-vinda! Obrigada

  • Bento Machado julho 8, 2017

    Carìssima, cheguei semana passada de um mochilão America do Sul e jà estou pensando no pròximo que serà O Vietname.
    Minha Pergunta,,,Tenho poucos conhecimentos de Ingllês, mas falando francês ajuda no Vietname ??
    Parabens pelo seu relato,,muito elucidativo e interessante. Bravo

    • Pollyane
      Pollyane julho 8, 2017

      Olá, Bento! Muito obrigada pelo seu comentário. Então, o que eu percebi no Vietnã é que o inglês deles é muito básico, quando existe. Creio que com o francês seja a mesma coisa. Isso para o dia a dia, para as pessoas que encontrar na rua.
      Se for contratar guias e passeios, não vai ter dificuldade em arrumar um em francês. Se é nesse idioma que se sente mais confortável, acho que é o recomendado.
      Quanto às placas na rua e atrações, o inglês é o mais difundido, mas em alguns lugares você encontrará também o francês.
      Espero que faça uma viagem incrível! Ainda tenho muito a escrever sobre lá… Beijo!

  • Lari lari maio 28, 2017

    Quero assistir os dois que você recomendou! O outro não! Hehe! Muito legal tudo Polly! Experiências maravilhosas! ❤️

    • Pollyane
      Pollyane maio 29, 2017

      Haha! Tadinhos, Lari! Mas sim, esses outros 2 valem muuuuito a pena mesmo! Beijo grande!