Vou confessar a vocês que antes de organizar a viagem para o Vietnã nunca tinha ouvido falar de Halong Bay. Quem pode me culpar, afinal, esse mundo é tão grande e cheio de coisas belíssimas para visitarmos, não é mesmo? Enfim, logo no início das minhas pesquisas me deparei com esse nome, que obviamente tive que jogar no Google Imagens, e perceber imediatamente que ele não poderia ficar de fora do nosso roteiro pelo Vietnã.

Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 Maravilhas da Natureza Ha Long Bay, que significa “onde o dragão entra no oceano”, é uma baía no norte do Vietnã, pertinho da China, onde aproximadamente 3 mil ilhotas de calcário que se erguem no mar verde da região compõem a paisagem surreal e linda! Certamente, é um dos destinos mais visitados do país e este post também vem com a intenção de te motivar a ir conhecê-lo.

halong bay vietnã

Halong Bay, Vietnã. Foto: arquivo pessoal

Como visitar Halong Bay

O jeito mais fácil e eficiente de conhecer Halong Bay é pegando um barco e navegando por suas águas, se encantando com as pequenas ilhas, que parecem flutuar. Não sei de ninguém que tenha feito esse passeio por conta própria e nem sei se é possível, por isso, vou relatar aqui como fizemos e recomendamos.

Nós reservamos um quarto em um cruzeiro que passaria 1 noite em Halong Bay. Olhamos tudo e fechamos pelo Booking.com. Depois, mantivemos contato com a empresa que contratamos por email, para combinar o transfer, pagamento etc. Foi tudo muito tranquilo e seguro, recomendo também utilizar o Booking para essa reserva. Para realizar o pagamento, na véspera do passeio tivemos que ir no escritório da empresa, que fica na Old Quarter de Hanói. Passamos o endereço para um taxista que achou sem problemas.

cruzeiro halong bay vietnam

Cruzeiro em Halong Bay. Foto: arquivo pessoal

Se você reservar através desse link abaixo, ganharemos uma pequena comissão, que ajudará na manutenção do blog, e você não pagará nada a mais por isso 😉

Booking.com

É possível fazer cruzeiros maiores pela região (vi de 2 e 3 noites) ou fazer apenas um bate-volta de Hanói a Halong Bay, sem ter que dormir no barco. Conhecemos um casal que fez essa opção e, apesar do cansaço da viagem, disseram que valeu a pena. Mas o nosso cruzeiro de 1 noite também valeu, então fica o nosso relato para que vocês decidam.

A escolha do cruzeiro em Halong Bay

Não sou nada expert em cruzeiros (só fizemos esse e o do Rio Nilo, no Egito), mas de uma coisa eu sei: quando a sua hospedagem, no caso o barco, vai ser 50%, ou até mais, do seu passeio, vale a pena investir em algo bem avaliado, confortável, seguro, limpo etc. Não é uma boa economizar ou arriscar em um barco e ter que ficar preso no pesadelo até que retorne para a terra firme, pense nisso!

Para a escolha do nosso cruzeiro, lemos vários relatos de viajantes e fomos para o Booking pesquisar as opções. Queríamos algo bom, mas também tínhamos um controle no orçamento. Aquele velho dilema de: “quero que seja bom, bonito e barato”. Well, barato não teve como ser. Devo confessar que os cruzeiros são caros, especialmente se comparados com os preços praticados nos hotéis no Vietnã. Porém, a experiência é única e, além da hospedagem, as refeições e passeios estarão inclusos, logo, temos que colocar tudo isso na balança. No nosso caso, não podíamos nos aventurar no mais caro e famoso, mas também passamos longe dos mais baratos ou com maus reviews.

Por fim, de acordo com a disponibilidade da nossa data (fechamos o cruzeiro no final de janeiro para a viagem em abril), achamos o Alisa Cruise, que à época da nossa reserva tinha nota 10 nesse site. As recomendações eram ótimas, as fotos do barco nos deixaram animados e o preço era razoável. Fechamos o cruzeiro de 2 dias e 1 noite e não nos arrependemos da nossa escolha, nem do período em que ficamos e nem da empresa.

cruzeiro no vietnã halong bay

Alisa Cruise, Halong Bay, Vietnã. Foto: arquivo pessoal

cruzeiro halong bay

Cruzeiro em Halong Bay. Foto: arquivo pessoal

cruzeiro halong bay dica vietnã

Nosso quarto no cruzeiro. Foto: arquivo pessoal

cruzeiros halong bay dicas vietnã

Halong Bay, Vietnã. Foto: arquivo pessoal

A Lalá Rebelo fez um post contando a experiência dela em Halong Bay. Ela ficou em outro barco, então vale a pena dar uma olhada também.

Transfer de Hanói para Halong Bay e volta

Para chegar ao local de onde partem os cruzeiros, contratamos o próprio transfer da empresa do barco, que adoramos também, por sinal. Era um micro-ônibus super novinho e luxuoso (juro, muito luxuoso, nunca andei em um mini-ônibus tão luxuoso assim). Pontualmente no horário pré-combinado por email, eles nos pegaram no nosso hotel em Old Quarter de Hanói e a mesma coisa na volta depois do cruzeiro, nos deixaram no hotel.

transfer hanoi halong bay

Micro-ônibus da Alisa Cruise. Foto: arquivo pessoal

O transfer é pago à parte, pois você pode escolher ir no micro-ônibus ou em um carro privado. Sinceramente, o micro-ônibus é super confortável e não vale a pena pagar a mais para ir de carro. O motorista não falava 1 palavra de inglês, mas não precisamos falar com ele, anyway

estrada hanoi halong bay

Entre Hanói e Halong Bay. Foto: arquivo pessoal

Tanto na ida quanto na volta ele faz uma parada em um lugar onde outros micro-ônibus também param. É um lugar que vende esculturas lindíssimas em pedras e outros artesanatos locais (compramos algumas coisas lá). O link para o lugar é esse, que não consigo nem pronunciar. Há também uma lanchonete e banheiros dignos! Um conselho: use esse banheiro, pois foi a única parada que fizemos nas 2 viagens, ou seja, se der vontade de usar outra hora, não sei como será as condições que irá encontrar.

esculturas vietnã artesanato cultura

Esculturas no Vietnã. Foto: arquivo pessoal

cultura vietnamita arte

Quadros e pinturas vietnamitas. Foto: arquivo pessoal

viagem vietnã dicas

O tédio do casal no micro-ônibus. Foto: arquivo pessoal

A viagem de/para Hanói-Halong Bay dura 4h e é cansativa, não vou negar. A paisagem não é nada de mais, a estrada é ruim, cheia de caminhões e o trânsito é muito louco, como em todo o restante do país. Leve um bom livro ou outra distração para as longas 8h totais de viagem, você vai precisar.

O que levar na mala para Halong Bay?

Uma coisa que quase todo mundo faz é deixar a mala grande no hotel em Hanói, levar apenas uma mochila para o cruzeiro, e depois pegar a mala na volta. Nós reservamos o mesmo hotel em Hanói para antes e depois do cruzeiro e mandamos um email antes explicando que gostaríamos de deixar as malas lá – e também algumas roupas na lavanderia. Eles aceitaram prontamente e funcionou super bem. Ah, não cobraram nada a mais por isso.

Para Halong Bay, levamos apenas duas mochilas pequenas com o necessário para 1 noite e 2 dias. Levamos roupa de banho, sapato confortável para caminhar, jaqueta quebra-vento (que também era capa de chuva) e roupas normais para usar no cruzeiro. Em Hanói fazia um calor absurdo, mas em Halong Bay o clima estava fresquinho e usei jaqueta e blusa de frio lá. Vale a pena colocar na mala também. (observação: viagem feita em abril de 2017)

o que vestir halong bay vietnã

Halong Bay, Vietnã. Foto: arquivo pessoal

***

Essa foi a primeira parte do relato do cruzeiro que fizemos por Halong Bay. No próximo post, conto como foi a experiência no Alisa Cruise, os passeios que fizemos, as refeições e atrações no cruzeiro e outros detalhes e dicas que podem ajudar em sua viagem! De antemão, já garanto que é uma experiência única e que, uma vez no Vietnã, sem dúvida vale a pena incluir no seu roteiro! Beijo grande e até a próxima.

Outros posts do Vietnã aqui.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] já devem ter lido a primeira parte da nossa experiência no cruzeiro em Halong Bay, no Vietnã. Hoje, conto a vocês sobre os passeios […]

  • Gabriela agosto 30, 2017

    Oi Polly, adorei o relato! Estou programando para março do ano que vem junto ao meu marido. Em qual hotel vcs ficaram em Hanói?

    • Pollyane
      Pollyane agosto 30, 2017

      Olá, Gabriela! Obrigada pela sua visita e comentário. Nós ficamos no Noble & Swan Boutique Hotel em Hanói. É pequeno, com preço ótimo, organizadinho e super bem localizado. Recomendamos! Beijo grande.

  • Fabricio julho 25, 2017

    Ontem mesmo eu estava lendo em uma revista sobre esse cruzeiro, acho que é um sinal hahahaha. Nas duas vezes que eu fui para a Ásia acabei deixando o Vietnã de fora, ano que vem eu mato essa pendência.

    • Pollyane
      Pollyane julho 27, 2017

      Acho que é um MEGA sinal, Fabrício! hehe. Vá para o Vietnã, sim! O país é muito incrível e vale a pena ser explorado! Se precisar de dicas, volte aqui e me pergunte 😉 Beijo grande.