Ainda em Assuã, ou Aswan, no sul do Egito, onde visitamos as ilhas de Philae, Jardim Botânico e Elephantine, além da represa alta, do mercado local e do passeio de felucca pelo Rio Nilo, fizemos outro passeio que eu A-M-E-I: a visita à Vila Núbia.

Em todos os artigos que citei a Vila aqui no blog vocês devem ter notado o meu interesse e admiração por esse lugar. Inclusive, ela foi o principal motivador para a nossa viagem à Nairóbi, que vocês podem ver aqui. Tentarei explicar – e encher vocês de fotos – o motivo pelo qual amei esse vilarejo.

vila núbia egito

Localização da Vila Núbia em Aswan, Egito. Foto: arquivo pessoal

Núbia é uma região da África que compreende parte do território do Egito e do Sudão. O povo núbio é referido como “os negros do Egito” e sua população, território e costumes ficaram por muitos séculos separados do Egito. Eles constituem uma das civilizações mais antigas do mundo! Já foram cristãos e hoje são muçulmanos.

Enfim, gente, há muito o que dizer sobre essa região e seu povo, mas eu não vou aqui me atrever a falar sobre História porque certamente vou falar besteira. Vou deixar dois artigos aqui para quem quiser saber mais: esse e esse. Enquanto neste post vou falar – e mostrar – como foi a nossa visita a esse local.

núbio povo egito

Núbio no Egito. Foto: arquivo pessoal

Sobre a nossa visita, ela também foi organizada pela empresa de turismo (Egypt Tailor Made). Pegamos o barco em Assuã, passamos pelo Jardim Botânico e seguimos até a Vila Núbia. Não sei se há outra forma de chegar à Vila se não for de barco. Lá, o nosso guia desembarcou conosco e foi nos mostrando a pequena vila, suas casas, escolas e povo. Visitamos uma casa típica núbia, tomamos um chá, vimos os artesanatos produzidos por eles e tivemos contato com filhotes de crocodilo, que são os “pets” dos núbios. É interessante ir com um guia, mas não diria que é “essencial”. Se você pesquisar bem a história do povo núbio antes, pode andar sozinho por lá. Só veja a questão do transporte, porque essa não tem jeito mesmo!

vila núbia egito assuã

Entrada para a Vila Núbia, Aswan. Foto: arquivo pessoal

vila núbia casa

Casa núbia que visitamos. Foto: arquivo pessoal

casa núbia egito

Interior da casa núbia. Foto: arquivo pessoal

Interior da casa núbia

Interior da casa. Foto: arquivo pessoal

Interior da casa núbia

Interior da casa núbia, onde nos receberam para um chá. Foto: arquivo pessoal

chá egípcio casa núbia

Chá que nos serviram na casa núbia. Foto: arquivo pessoal

mulher núbia egito nubian woman

Mulher núbia. Foto: arquivo pessoal

povo núbio homem egito

Núbio dono da casa que visitamos. Foto: arquivo pessoal

artesanato egípcio núbio

Artesanatos vendidos pelos núbios. Foto: arquivo pessoal

pet crocodilo egito

Os pets da casa núbia: crocodilos. Foto: arquivo pessoal

homem núbio egito aswan

Homem núbio com o filhote de crocodilo. Foto: arquivo pessoal

pet crocodilo vila núbia egito

Marido também brincou com o pet núbio. Eu preferi tirar as fotos! hehe. Foto: arquivo pessoal

Enquanto andávamos pelas ruas, vimos muitos turistas fazendo passeio a camelo. Eu, particularmente, dispenso andar no lombo do bicho, mas se você acha a ideia interessante, lá terá muita oferta! Acho que não há muito o que fazer na Vila Núbia além de passear por suas ruas e ter contato com o seu povo. Inclusive, para quem quiser uma experiência mais aprofundada, é possível se hospedar nessa vila, em uma das opções de guesthouse que existem por lá.

Apesar de termos feito um “roteirinho para turista” na Vila Núbia, senti que o lugar é bem autêntico, sabe? Sabendo da história desse povo e perceber de fato que eles são diferentes dos demais egípcios foi muito interessante! Além do mais, por mais “armado” que as coisas fossem, ainda assim passeamos pelas ruas da Vila e vimos a vida real que eles têm por lá. Muito, muito legal!

camelo vila núbia

Passeio a camelo. Foto: arquivo pessoal

vila núbia aswan

Vila Núbia, Aswan. Foto: arquivo pessoal

vila núbia aswan

Vila Núbia, Aswan. Foto: arquivo pessoal

vila núbia aswan egito

Vila Núbia, Aswan. Foto: arquivo pessoal

vila núbia egito assuã

Vila Núbia, Aswan. Foto: arquivo pessoal

filtro de barro egípcio

Filtros de barro na Vila Núbia. Foto: arquivo pessoal

Um dos momentos mais hilários de toda a minha vida, onde ri até chorar e a barriga doer, foi em uma escola da Vila. Nesse passeio, estávamos eu, marido, o Tiago (que viajava conosco) e o guia. Ao chegar na escola, fomos apresentados a um professor e nos dirigimos para uma sala de aula vazia, onde seríamos ensinados alguma coisa. O professor foi escrevendo na lousa o alfabeto em árabe, assim como os números. Ele nos fez repetir (igualzinho no pré, no Brasil) e depois foi “tomar lição” dos meninos – ele não me perguntou nada, e depois entendi o porquê.

professor núbio egípcio

Tiago escrevendo seu nome em árabe, sob a supervisão do professor núbio. Foto: arquivo pessoal

O professor chamou primeiro o Tiago lá na frente e o fez dizer qual era a letra que ele apontava. Quando o Tiago errou, ele o fez virar para a parede, colocar as mãos para cima, pegou um pedaço de madeira enorme e começou a bater na bunda do Tiago, enquanto repetia as letras. Gente, eu não estava esperando por isso, juro! A sorte é que eu consegui filmar um pedaço e tenho salvo aqui! Quando vi que um núbio imenso começou a bater com um pau na bunda do Tiago, me descontrolei de tanto rir. Obviamente, depois de o Tiago levar uma surra do núbio, foi a vez do marido ser chamado lá na frente e passar pelos seus momentos de vergonha também. Ri demais. E agradeci por ser mulher e estar em uma cultura que jamais faria isso comigo.

viagem divertida egito

Não acertou? Vai apanhar na bunda! Haha. Foto: arquivo pessoal

Depois da aula regada à muito riso, voltamos para o barco e seguimos de volta para Assuã. Para a nossa sorte, estava na hora do pôr do sol e foi muito mágico ver o dia escurecendo do Rio Nilo! Se você também for fazer esse passeio, recomendo ir nessa hora para pegar as mesmas “luzes” que nós.

rio nilo por do sol anoitecer

Tiago rindo de alguma piada no entardecer do Rio Nilo. Foto: arquivo pessoal

anoitecer rio nilo egito

A noite chegando no Rio Nilo. Foto: arquivo pessoal

assuã egito

Chegando a Aswan, já à noite. Foto: arquivo pessoal

E esse foi o passeio à Vila Núbia, em Assuã. Recomendo MUITO incluir no seu roteiro também!

Para ver os demais posts do Egito, clique aqui.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress