Há uns dias atrás eu arrastei convenci o marido a ir comigo conhecer o Emirates National Auto Museum, que comumente chamamos de “Museu do Automóvel” aqui em Abu Dhabi.

O Museu, na verdade, corresponde a uma coleção particular do HH Sheikh Hamad Bin Hamdan Al Nahyan e possui cerca de 200 exemplares, entre eles alguns muito exóticos, como o maior caminhão do mundo e a coleção de Mercedes nas cores do arco-íris (o símbolo do Sheikh), para serem utilizados cada um em um dia da semana!

De todos os exemplares expostos, sem dúvida o Dodge Power Wagon da década de 50 é o que mais chama a atenção. Ele mede 5 m de altura e 8 m de comprimento, pesa cerca de 50 toneladas e tem 8 vezes o tamanho de um exemplar normal. O gigante é uma homenagem ao veículo que foi fundamental no começo da era do petróleo no país. Em seu interior, há quartos, banheiros, cozinha e sala – e sim, por incrível que pareça, o Dodge tem motor e PODE ANDAR!!! Confiram os detalhes no vídeo abaixo:

Ainda sobre os gigantes, vale destacar a caravan (a maior do mundo!), um carro no formato da Terra, um jipe, uma Land-Rover e um avião, que não teve o seu tamanho real modificado, mas não deixa de ser grande! Rs.

caravan

Eu servindo de escala para a maior caravan do mundo. Foto: arquivo pessoal

jipe gigante

O jipe gigante. Foto: arquivo pessoal

avião deserto

Olha o avião no deserto! Foto: arquivo pessoal

O museu está localizado a 45 km do centro de Abu Dhabi. A paisagem, para quem está acostumado a ficar somente na cidade (como eu) é interessante: vastidão de areia por todos os lados e muitos, muitos caminhões na estrada (quem são eles? de onde vieram? para onde estão indo?). Seguindo o GPS dá para chegar lá tranquilamente e quando você avistar uma pirâmide gigante no meio do nada, você chegou ao local certo.

Aos que não possuem carro, infelizmente não sei qual é a melhor maneira de chegar ao local.

enam

Localização do museu. Fonte: Google

Me perguntaram se vale a pena a visita e eu digo que sim, desde que você more em Abu Dhabi (ou em outras cidades do país) ou que vá passar uma longa temporada na cidade, vulgo, que tenha tempo sobrando. O museu é legal, tem bastante coisa interessante, mas é afastado da cidade e gasta-se muito tempo para ir e voltar. Além disso, durante os meses do verão, sua visita se concentraria mais na “pirâmide”, que é o interior do museu – e eu achei a parte externa MUITO legal para não ser aproveitada.

Não há muitas informações sobre os carros em exibição, somente a marca, modelo e ano de fabricação. Abaixo, alguns dos carros encontrados no museu:

A entrada custou 50 AED para cada adulto e aparentemente crianças  de até 10 anos não pagam. Para ver os exemplares que estão do lado de fora da pirâmide não é necessário pagar. O museu está aberto todos os dias da semana, das 9h às 18h. Por via das dúvidas, eu recomendaria ligar antes em dias de feriados locais e durante o Ramadã.

Fontes: Time Out Dubai, WikipediaUae in focusLonely Planet.

confira os posts relacionados

Comente via Facebook

Comente com o WordPress

  • […] o Emirates National Auto Museum e o Manarat al Saadiyat. A experiência no museu do automóvel eu contei aqui e o Manarat eu nem cheguei a fazer um post específico porque achei a visita meio xôxa. Esse […]